De Bérgamo para o mundo: o fenómeno Atalanta

    A Atalanta esta época não tem estado para brincadeiras, aliás, já há alguns anos que tem sido assim, mais concretamente, desde 2016, quando Gian Piero Gasperini chegou ao clube de Bérgamo.

    Aquele que era um clube de meio da tabela, tornou-se numa das equipas mais temidas de Itália e até da Europa, alcançando grandes épocas, desde a chegada à Liga dos Campeões pela primeira vez e à subsequente presença na competição, até à conquista da Liga Europa da época passada.

    Mais do que resultados desportivos, Gasperini implementou um estilo de jogo que revolucionou a identidade da Atalanta. Apostando numa abordagem agressiva e dinâmica, a equipa baseia-se numa pressão alta, transições rápidas e movimentos coletivos que envolvem todos os setores. Este modelo tem permitido ao clube não só desafiar, mas frequentemente superar gigantes como o Milan. Hoje, a Atalanta afirma-se cada vez mais como uma candidata séria ao título italiano, algo que parecia impensável há menos de uma década.

    E tal como foi dito anteriormente, os Orobici superaram a equipa de Paulo Fonseca, provando mais uma vez, a capacidade de pôr em prática a filosofia de jogo de Gasperini.

    A Atalanta dominou a maior parte da partida, embora os primeiros 25 minutos tenham sido bastante equilibrados entre os dois emblemas. A equipa da casa apresentou o seu característico 3-4-1-2, com uma pressão incessante que dificultava a construção adversária.

    Por outro lado, o Milan parecia depender de individualidades, como a criatividade de Reijnders, os movimentos recuados de Morata para procurar jogo e criar ocasiões perigosas, e claro, a velocidade e técnica de Rafael Leão. Contudo, após o 1-1, o ritmo da partida diminuiu, transformando-se numa autêntica batalha tática.

    A partir daqui, os rossoneri apagaram e acabaram por mostrar apatia em quase todos os setores, exceto na defesa que era o pilar frente ao ataque intenso do adversário.
    Os comandados de Gasperini, apesar de não criarem muitas ocasiões com real perigo, foram teimando e persistindo face ao conjunto milanês.

    Apesar de não priorizar a posse de bola, a Atalanta adotava um estilo vertical e agressivo, procurando sempre chegar à área adversária o mais rápido possível. As jogadas eram construídas a partir do seu trio de centrais e os médios, De Roon e Éderson, recuavam para oferecer linhas de passe e atrair a pressão oponente, criando espaços para explorar.

    Os jogadores tinham bastante liberdade para se movimentar. Um exemplo disso, era quando De Ketelaere recuava ou deslocava mais para a ala, e aí, Pasalic assumia a sua posição. Na altura de atacar, os bergamascos colocavam muitos homens na área, inclusive defesas centrais, como Kolasinac e Djimsiti, que apareciam em zonas mais avançadas, acrescentando imprevisibilidade aos seus ataques.

    E aquilo que mais incomodava certamente o Milan, foi a sua pressão constante de homem-a-homem. Cada jogador tinha uma marcação definida e seguia o adversário até ao limite, tornando difícil para o Milan encontrar fluidez ou criar espaços.

    Paulo Fonseca certamente estava com os cabelos em pé. Como se já não bastasse a substituição forçada de Pulisic, por Loftus-Cheek, ainda na primeira parte, os seus jogadores simplesmente não conseguiam impor-se frente ao adversário.

    Para piorar, o balde de água fria veio nos instantes finais da partida, após o golo de Lookman, que colocou um ponto final na invencibilidade de sete jogos e deixando o Milan ainda mais distante do topo da tabela.

    Apesar de o estilo de jogo da Atalanta ser atrativo aos olhos do público, ele exige um esforço físico intenso por parte dos jogadores. Numa temporada carregada de jogos, Gasperini precisa equilibrar a intensidade do seu futebol com a gestão física do plantel. É certo que se reforçaram bem no último verão, trazendo jogadores mais veteranos, como Rui Patrício e Juan Cuadrado, que apesar de não serem peças fundamentais, acrescentam experiência e profundidade ao plantel, mas o calendário atual pode ser muito exigente.

    Dada esta vitória, a Atalanta colocou-se no primeiro lugar da Serie A, provisoriamente, e cimentou o seu estatuto de candidato ao título.

    Atualmente, a equipa está em alta na Serie A e ocupa o quinto lugar na Liga dos Campeões, posição que garante o acesso direto aos oitavos de final.

    Gasperini continua a mostrar ser um grande treinador e esta época não tem sido exceção. Resta saber como é que a Atalanta vai competir pelo título italiano até ao fim da época, e até onde vão chegar na liga milionária, sendo que o próximo desafio é o Real Madrid, já na próxima terça-feira.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Neom de Alfa Semedo garante subida à primeira divisão da Arábia Saudita

    O Neom está oficialmente na primeira divisão da Arábia Saudita, após ter batido o Al Arabi por 3-0 na jornada 30.

    Bernardo Silva marca pela primeira vez em 2025

    Bernardo Silva inaugurou o marcador no Manchester City x Aston Villa em jogo da Premier League. Primeiro golo do português em 2025.

    Galatasaray goleia Konyaspor por 5-1 e está na final da Taça da Turquia

    O Galatasaray é o primeiro finalista da Taça da Turquia. A equipa treinada por Okan Buruk bateu o Konyaspor nas meias-finais da competição.

    Rio Ave x Sporting: 11 inicial com alteração de última hora

    Rio Ave e Sporting decidem esta noite o primeiro finalista da Taça de Portugal. Há alteração no 11 inicial dos vilacondenses.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Inter Milão quer fechar empréstimo de jogador do Manchester United de Ruben Amorim

    O Inter Milão está interessado na contratação de Matthijs de Ligt. O defesa-central neerlandês tem contrato com o Manchester United de Ruben Amorim.

    Pedro Caixinha pode voltar ao México

    Pedro Caixinha está sem clube após a experiência no Santos (Brasil). Técnico português pode voltar ao México.

    Manchester United é o principal interessado em contratar jovem promessa avaliada em 45 milhões de euros

    O Manchester United é o principal interessado na contratação de Franco Mastantuono. O jovem médio argentino pertence aos quadros do River Plate.

    Presidente do Santos e o futuro de Neymar: «Renovação? Há uma chance muito grande»

    Neymar Júnior tem contrato válido com o Santos até junho de 2025. Marcelo Teixeira, presidente do clube, falou sobre possível renovação.

    Valencia de André Almeida empata com Espanyol e soma oitavo jogo sem perder na La Liga

    O Valencia empatou em casa frente ao Espanyol a uma bola, na jornada 33 da La Liga. André Almeida foi titular no emblema che.

    Eis os onzes oficiais de Rio Ave e Sporting para a 2ª mão das meias finais da Taça de Portugal: Há grande novidade

    Rio Ave e Sporting decidem esta noite o primeiro finalista da Taça de Portugal. Leões venceram a primeira mão por 2-0.

    Bayern Munique interessado em avançado com cláusula de rescisão de 50 milhões de euros

    O Bayern Munique é mais um dos clubes que acompanha a situação de Moise Kean. Bávaros querem novo avançado.

    Borussia Dortmund já trabalha para garantir continuidade de emprestado na próxima época

    Manter Carney Chukwuemeka no plantel da próxima temporada é um dos grandes objetivos do Borussia Dortmund. Médio foi emprestado pelo Chelsea.

    De Ederson a Diogo Costa: eis os planos do Manchester City para a posição de guarda-redes

    Ederson é um dos jogadores que deve deixar o Manchester City no próximo verão. Diogo Costa é o primeiro nome na lista inglesa.

    Descontos salvam Al Nassr sem Cristiano Ronaldo de novo tropeço na Liga Saudita

    O Al Nassr esteve perto de voltar a deixar pontos para trás na Liga Saudita. Vitória sobre o Damac só foi carimbada nos descontos.