Hellas Verona: O histórico que volta a cair

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Italiana

Não é propriamente um dos clubes mais titulados do futebol italiano. Ainda assim, o Hellas Verona tem direito ao seu cantinho na história do calcio, que deve, sobretudo, à Serie A conquistada no já longínquo ano de 1985, apenas três temporadas após garantir a subida da segunda divisão, que conquistou em três ocasiões. Além disso, o clube já disputou o principal escalão do futebol do seu país por trinta e quatro vezes.

Após mais de dez anos longe do convívio entre os “grandes” de Itália, o Hellas Verona voltou à Serie A em 2013/2014 com um objetivo claro: permanecer na Serie A o máximo de tempo possível. Apenas três anos depois do regresso, o sonho dá lugar à desilusão: na sequência de uma péssima campanha no campeonato esta temporada, o clube vai voltar às divisões secundárias italianas, já não há volta a dar.

O Hellas Verona ocupa, a três jornadas do final da competição, a vigésima e última posição da liga, com 25 pontos em 35 jogos. Foram, até agora, somente quatro vitórias em todo o campeonato, onde a equipa tem apenas 30 golos marcados, sendo, por isso, e com naturalidade, o ataque menos concretizador da prova. Aliás, essa terá sido uma das razões da fraca prestação do Hellas Verona esta época: a dificuldade na hora de fazer a bola entrar na baliza adversária.

Luca Toni foi a principal figura do Hellas Verona neste regresso à Serie A Fonte: Francesco Grigolini/Fotoexpress
Luca Toni foi a principal figura do Hellas Verona neste regresso à Serie A
Fonte: Francesco Grigolini/Fotoexpress

Nas duas épocas anteriores, o clube viveu um pouco da inspiração do experiente Luca Toni que, nesse período de tempo, marcou 45 golos em 75 partidas oficiais; números fantásticos para um jogador que muitos consideravam “acabado” – chegou a transferir-se para os Emirados Árabes Unidos, onde ficou muito pouco tempo – ainda para mais numa equipa sem o fulgor ofensivo dos grandes clubes que o avançado representou ao longo da sua carreira. Em 2015/2016, Toni, já com 38 anos de idade, baixou consideravelmente a sua produção ofensiva e conseguiu, até ao momento, o modesto registo de seis golos em 23 jogos oficiais.

Enquanto foi impulsionado por um goleador de classe mundial, agora em clara fase descendente da carreira e com cada vez menos margem para “renascer”, o clube de Verona manteve-se tranquilamente na Serie A, com duas campanhas bastante positivas nas quais conseguiu distanciar-se dos lugares de despromoção, que evitou com distinção. Em 2013/2014, no regresso aos grandes palcos, conseguiu um excelente 10.º lugar a somente três pontos dos lugares europeus, a que se seguiu um 13.º posto. Curiosamente, em ambas as ocasiões, o Hellas Verona terminou a liga melhor classificado que o rival da cidade, o Chievo.

Em suma, foi bastante curto este regresso do clube à Serie A. Andrea Mandorlini, que orientava o Hellas Verona desde 2010/2011, quando ainda disputava a Serie C1, e foi responsável pelo seu regresso à primeira liga de futebol de Itália, teve um péssimo início de temporada e deu o lugar a Luigi del Neri, em novembro. Mas o destino do clube parecia já estar traçado. Agora, resta trabalhar para voltar à Serie A o quanto antes.

Fonte: Francesco Grigolini – Fotoexpress

Gonçalo Tristão Santos
Gonçalo Tristão Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Gonçalo tem um gosto tremendo pela escrita e pela atualidade desportiva. Deixa para a lenda do futebol britânico Bill Shankly a árdua tarefa de descrever a paixão que nutre pelo desporto rei: “Algumas pessoas acreditam que o futebol é uma questão de vida ou de morte. Estou muito desiludido com essa atitude. Garanto que é muito, muito mais do que isso”.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Atlético Madrid abre campanha na La Liga com triunfo frente ao recém-promovido Málaga

O Atlético Madrid derrotou o Málaga por duas bolas a zero na primeira jornada da La Liga. Kang-In Lee marcou na estreia pelos colchoneros.

Eis a mais recente atualização do Ranking UEFA após a noite de pré-eliminatórias da Champions League

A Escócia subiu dois lugares no Ranking UEFA durante esta quarta-feira, depois da vitória do Celtic frente ao LASK.

Tiago Gouveia já viajou para a Turquia: Extremo vai deixar o Benfica rumo ao Gençlerbirligi

Metin Diyadin, treinador do Gençlerbirligi, confirmou a chegada de Tiago Gouveia à cidade de Ancara, na Turquia, revelando que já fez os exames médicos.

Bodo/Glimt supera o NEC Nijmegen e NK Celje de Vítor Campelos empata: Eis os resultados do dia na Champions League

Na 1.ª mão da última pré-eliminatória da Champions League, o NEC Nijmegen foi derrotado por 3-1 pelo Bodo/Glimt e o NK Celje empatou 1-1 com o Slovan Bratislava.

PUB

Mais Artigos Populares

Dossiê fechado: Sevilla chega a acordo com o Sporting para a aquisição de Giorgi Kochorashvili

O jornal A Bola revela que o Sporting fechou um acordo com o Sevilla para a venda de Giorgi Kochorashvili, a troco de quatro milhões de euros.

Jovem egípcio volta a brilhar e Barcelona vence o Al Ahly antes do arranque na La Liga

No último jogo da pré-temporada, o Barcelona levou a melhor sobre os egípcios do Al Ahly, com um triunfo por duas bolas a uma.

Benfica: Alessandro Circati será opção para Marco Silva na Europa League

Alessandro Circati já foi inscrito na Europa League e poderá alinhar no Benfica x Aarhus, agendado para as 20h da próxima quinta-feira, dia 20 de agosto.