Juventus FC 2-0 UC Sampdoria: Ronaldo marca e Juventus vence nono Scudetto consecutivo

- Advertisement -

A CRÓNICA: CRÓNICA DE UM CAMPEÃO ANUNCIADO

A Juventus FC venceu esta noite a UC Sampdoria e sagrou-se campeã italiana pela nona vez consecutiva. Num jogo em que o domínio da vecchia signora nunca esteve em causa, Ronaldo e Bernardeschi fizeram os golos que confirmaram a conquista do 36.º Scudetto por parte da Juventus.

Primeira parte cinzenta no Juventus Stadium, com poucas oportunidades de golo para os dois lados. A Sampdoria apresentou-se em bloco baixo e conseguiu condicionar a chegada da vecchina signora ao último terço do terreno, que explorava maioritariamente o jogo interior. Os visitantes criaram perigo quase sempre através de contra-ataques, com Quagliarella em destaque, mas acabou por ser a Juventus a inaugurar o placar, praticamente em cima do apito para o descanso: numa jogada de laboratório, Cristiano Ronaldo fez o seu 31.º golo no campeonato ao disparar forte e colocado após livre lateral de Pjanic.

A Sampdoria entrou bem na segunda parte e esteve perto de empatar por mais do que uma vez mas Szczeny mostrou-se intransponível. A Juventus acabou por voltar a marcar à passagem do minuto 67’, por intermédio de Bernardeschi, a confirmar na recarga após remate de Ronaldo defendido por Audero. Até final do jogo, a Sampdoria ficou reduzida a 10 jogadores por expulsão de Thorsby e Ronaldo falhou uma grande penalidade, enviando a bola à barra.

Vitória justa da Juventus em Turim, que assegura o título quando ainda faltam duas jornadas por disputar na Serie A.

A FIGURA

Cristiano Ronaldo – Foi o autor do golo que estava difícil de aparecer e esteve na jogada do segundo, rematando para defesa incompleta de Audero, aproveitada da melhor forma por Bernardeschi. Com 35 anos, continua a ser decisivo e a conquistar títulos.

O FORA DE JOGO

Lesões na Juventus FC – É a única mancha nesta vitória que consagrou a Juventus como campeã italiana pela nona vez consecutiva: De Ligt e Dybala saíram lesionados do encontro e resta saber se estarão em condições para o jogo decisivo da Liga dos Campeões frente ao Lyon.

 

ANÁLISE TÁTICA – JUVENTUS FC

A Juventus surgiu no habitual 4-3-3, a procurar sobretudo o jogo interior mas sem conseguir imprimir muita intensidade quando tinha a bola. A vecchia signora conseguiu durante várias fases do jogo manter uma pressão alta e uma reação rápida à perda de bola, ainda que depois não traduzisse essa agressividade no momento de defender em maior acutilância ofensiva.

No momento defensivo, a Juventus passava a 4-4-2, com Dybala e Cristiano Ronaldo a formarem a primeira linha de pressão e Cuadrado a juntar-se à linha média. As lesões de Danilo e Dybala, ainda na primeira parte, obrigaram Maurizio Sarri a mexer cedo na equipa, o que acabou por trazer uma maior dinâmica ao movimento ofensivo da Juventus. Cristiano Ronaldo apareceu mais na faixa central e Bernardeschi permitiu aos médios interiores chegarem mais à frente e trazer mais acerto ao ataque da equipa da casa.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Szczesny (8)

Danilo (4)

Bonucci (7)

De Ligt (7)

Alex Sandro (7)

Pjanic (7)

Rabiot (7)

Matuidi (7)

Cuadrado (6)

Cristiano Ronaldo (8)

Dybala (4)

SUBS UTILIZADOS

Bernardeschi (7)

Higuain (5)

Rugani (5)

Bentancur (5)

 

ANÁLISE TÁTICA – UC SAMPDORIA

Claudio Ranieri apresentou a sua equipa em 4-4-2, com o bloco médio-baixo e a procurar sobretudo o contra-ataque. Os genoveses acabavam muitas vezes por passar a uma defesa a cinco, congestionando o corredor central e dificultando o jogo interior da Juventus, que teimava em não aproveitar a subida dos laterais para aproveitar o espaço concedido pela Sampdoria. No último quarto de hora da primeira parte, a equipa subiu as linhas e pressionou a Juventus logo à saída da sua área, sendo esse o melhor período da Sampdoria no jogo.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Audero (5)

Augello (6)

Chabot (3)

Depaoli (5)

Yoshida (5)

Tonelli (5)

Linetty (6)

Jankto (5)

Thorsby (4)

Ramirez (7)

Quagliarella (7)

SUBS UTILIZADOS

Leris (5)

Gabbiadini (4)

Maroni (-)

Frederico Seruya
Frederico Seruya
"It's not who I am underneath, but what I do, that defines me" - Bruce Wayne/Batman.                                                                                                                                                O O Frederico escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bodo/Glimt x Sporting pode valer 6º lugar no Ranking UEFA a Portugal e 3 equipas na Champions League 2027/28

Portugal pode garantir esta semana o sexto lugar do Ranking UEFA. Caso Sporting vença Bodo/Glimt, contas ficam fechadas.

Benfica pode intrometer-se na corrida por André e desviar médio do AC Milan por 20 milhões de euros

O Benfica está de olho na contratação de André. Médio está perto do AC Milan, mas impasse na transferência pode levar águias a entrar no negócio.

FC Porto revela 24 convocados para o duelo contra o Estugarda na Europa League e há 2 grandes novidades

O FC Porto divulgou a lista dos 24 convocados para o jogo contra o Estugarda. Tiago Andrade e Gonçalo Sousa são as grandes novidades na lista.

Regresso de peso e má notícia para Francesco Farioli no último treino do FC Porto antes do jogo com o Estugarda da Europa League

Há notícias positivas e menos boas para o FC Porto. Martim Fernandes regressou aos treinos, mas André Miranda sofreu uma lesão.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: Álvaro Carreras fica fora da convocatória para a receção ao Manchester City na Champions League

O Real Madrid divulgou a lista de convocados para o encontro com o Manchester City. Álvaro Carreras ficou de fora das opções de Álvaro Arbeloa.

Ronald Araújo questiona decisões do árbitro no Newcastle x Barcelona: «Não entendo o regulamento»

Ronald Araújo criticou a arbitragem no jogo da Champions League contra o Newcastle, após ser expulso pouco antes do primeiro golo dos ingleses.

Andreas Schjelderup eleito o Jovem do Mês de fevereiro na Primeira Liga

A Liga Portugal anunciou a eleição de Andreas Schjelderup para o prémio de Jovem do Mês de fevereiro na Primeira Liga.