📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O ano do SSC Napoli… se a Juventus deixar

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Italiana

No comando da Serie A, mas com apenas um ponto de vantagem em relação à segunda classificada Juventus, o Nápoles está numa situação complexa. Se, por um lado, é de realçar o facto de se ter já cumprido mais de metade do campeonato e ainda estar em primeiro, por outro tem-se desvalorizado o quão mínima é a distância que o separa dos rivais de Turim.

Conhecido por praticar um futebol de ataque, e pela grande qualidade individual dos seus jogadores da frente, o Nápoles é, também, uma equipa que tem revelado grande irregularidade ao longo dos anos. Talvez por alguma inexperiência, a equipa de Sarri tem falhado nalguns momentos decisivos. Agora que lidera o campeonato, vai ter de enfrentar toda a pressão inerente à posição que ocupa.

A Juventus por sua vez, é hexacampeã. Mais que habituada aos grandes momentos, o clube do Norte de Itália está tanto preparado para manter a concentração a gerir um primeiro lugar, e uma grande vantagem, como a disputar o campeonato até à última com outras equipas. A diferença, desta vez, é que os Bianconeri estão a lutar pelo campeonato numa posição de desvantagem. Mas por mais que o foco seja posto na excelente temporada do Nápoles, neste momento são os napolitanos que têm que estar mais preocupados, e não a Juve.

Afinal, ao longo das últimas temporadas, mais que dominar a Serie A, a Juventus impressionou pela sua regularidade, e a forma como foi dominante em momentos-chave da temporada. A Roma, por exemplo, que tem sido a equipa que mais tem desafiado a Juventus na luta pelo título nos últimos anos, não possui a mesma mentalidade vencedora. O conjunto da capital italiana tem grandes períodos durante a época, chegou até a estar em primeiro lugar algumas vezes na Serie A, em certas temporadas, mas não consegue ter a organização e determinação necessárias para se manter no topo uma época inteira.

Olhando para a equipa do Nápoles, é notório que não tem o mesmo rigor que a Juve. E isso pode-lhe custar caro, na disputa pelo título. Estando num patamar inferior em termos psicológicos, ou de gestão de emoções, em relação aos rivais da Juventus, o que torna difícil a consistência de resultados necessária para triunfar em Itália, ao Nápoles resta-lhe fazer aquilo que melhor sabe fazer: jogar bom futebol. Se continuar a disputar o campeonato jogo a jogo, sem perder a identidade ofensiva que o caracteriza, o Scudetto é possível.

 

Hamsik tornou-se recentemente o melhor marcador da história do Nápoles Fonte: SSC Napoli
Hamsik tornou-se recentemente o melhor marcador da história do Nápoles
Fonte: SSC Napoli

É a partir da segunda metade da temporada que começam a surgir os jogos decisivos. Muitas vezes, encontros fora de casa, com equipas pequenas, são aparentemente insignificantes. Mas com a necessidade crescente destas equipas em fugir à despromoção, torna-se obrigatório para as equipas que ambicionam chegar ao título não perder pontos.

O Nápoles tem de estar particularmente atento. O seu futebol, por muito que encante adeptos e críticos, é menos estruturado e funcional que o da Juventus. E, portanto, está muito mais dependente da inspiração dos seus principais jogadores. Conseguir vitórias, mesmo quando a equipa não estiver a jogar bem, e os futebolistas estiverem fora de forma, é fundamental.

A diferença mínima que separa Juventus e Nápoles significa que a Serie A se poderá decidir no jogo entre ambos. Esse jogo, em Turim, assume grande importância, sobretudo para a equipa de Sarri, que procura finalmente afirmar-se como um conjunto ao nível da Juve.

Para poder conquistar o título, os napolitanos têm que se esforçar ao máximo para não perder pontos, e tentar, pelo menos, chegar ao jogo com a distância de um ponto intacta. Aumentá-la é difícil, e perdê-la seria provavelmente um golpe demasiado duro para a equipa poder recuperar.

Para a equipa de Hamsik, Mertens e Insigne, vencer a Juventus em Turim é o desafio mais importante da sua história. Mas, mesmo que o seu futebol e as suas prestações pareçam heróicas, a equipa não se pode deslumbrar. Nesta corrida ao Scudetto, cada vez mais reduzida a dois, o Nápoles ainda é o menos favorito, mesmo que esteja em primeiro.

Para a Juve, este campeonato é só mais um título, o sétimo Scudetto consecutivo.

Caso o Nápoles consiga juntar mais um pouco de entrega ao seu futebol, estão reunidas todas as condições para que os gli azurri possam fazer frente ao campeão do Norte de Itália.

É que, ainda que mais fraco, o plantel napolitano já conquistou um apoio e simpatia incondicionais por toda a Europa do futebol.

 Foto de capa: SSC Napoli

Guilherme Malheiro
Guilherme Malheiro
É na música e no futebol que encontra a sua inspiração. Quando escreve, gosta de manter escondido o lado de adepto. Também gosta de ténis, snooker e boxe.                                                                                                                                                 O Guilherme não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fim de uma era? Mohamed Salah já tem um pé fora do Liverpool

Representantes de Mohamed Salah estão prontos para negociar uma possível rescisão de contrato com o Liverpool em breve, segundo a TeamTalk.

Kylian Mbappé falha treino antes da receção ao Manchester City na Champions League

Más notícias para o Real Madrid: Kylian Mbappé não participou na sessão de treinos desta terça-feira, antes do encontro com o Manchester City.

Jota Silva sofre lesão no jogo do Besiktas e vai parar por várias semanas

Jota Silva foi diagnosticado com uma rotura parcial do ligamento colateral medial do joelho esquerdo e estará afastado nas próximas semanas.

Sporting: Morten Hjulmand é o Médio do Mês da Liga Portugal

Morten Hjulmand foi eleito o melhor médio do mês da Liga Portugal. Capitão do Sporting supera Gustavo Sá e Rodrigo Zalazar.

PUB

Mais Artigos Populares

Fim de linha: Ricardo Sousa vai deixar Vizela

Ricardo Sousa vai deixar o Vizela. Quem assumirá os treinos será Ronald Ramírez, treinador dos sub-23 da equipa.

Novidades no Mundial 2026: jogos vão ter uma pausa para hidratação em cada parte

A FIFA anunciou que os jogos do Mundial 2026 serão interrompidos por uma pausa para hidratação em cada parte, com a duração de 3 minutos.

Benfica na Champions League: Onde ver o jogo contra o Nápoles?

O Benfica vai receber esta quarta-feira o Nápoles na Champions League. Jogo será transmitido na Sport TV 5.