Parma Calcio 1913: Um histórico renascido das cinzas

Parece que finalmente, após alguns anos afastado dos maiores palcos do futebol italiano, o Parma voltou a estar onde nunca deveria ter saído. Na temporada 18/19, já regressado à Serie A, conseguiu garantir a manutenção nas últimas jornadas, mas este arranque deixa os seus adeptos com esperança num campeonato bem mais tranquilo.

Porém, vamos rebobinar: há cerca de quatro anos, o clube militava no principal escalão quando foi declarada falência (de tal forma, ao ponto de ser considerada, pelo tribunal, impossível de pagar), o que o levou a recomeçar do zero. Neste caso, à Serie D, equivalente à quarta divisão. Na altura, com o nome “Parma Football Club”, foi refundado e transformado em “Parma Calcio 1913” (ano da fundação original).

Uma “queda abismal”, para um dos históricos do futebol transalpino. Mas se a tragédia foi repentina, o “renascer” teria que ser gradual. Passo a passo. Divisão a divisão. Sem gastos desmedidos, para não caírem no mesmo erro. E assim foi, cada ano, uma subida. Luigi Apolloni comandou a primeira promoção. Roberto D’Aversa, o técnico atual (!) liderou as duas que faltavam.

Hernán Crespo, o melhor marcador da história do Parma
Fonte: Parma Calcio 1913

Pelo meio desse processo, em 2017, Jiang Li Zhang (investidor chinês e proprietário do Granada CF) adquiriu 60% das ações do clube. Neste ano, o Parma já estava na Serie B, mas certamente que serviu como que um “empurrão” final para o regresso à Primeira Liga (Serie A).

Falo de uma evolução impressionante, sustentada e bem gerida. Mais que tudo, merecida, para um clássico do futebol europeu, que teve os seus altos anos na década de noventa. Internamente, conquistou três Taças de Itália e uma Supertaça. A nível internacional, venceu duas Taças UEFA, uma Supertaça Europeia, e por uma vez, a já extinta, Taça das Taças.

Vamos relembrar apenas alguns dos grandes nomes que por lá passaram. Hernán Crespo, Gianfranco Zola, Enrico Chiesa, Fabio Cannavaro, Gianluigi Buffon, Cláudio Taffarel, o antigo internacional português, Fernando Couto, etc. E com isto, que me perdoem os outros, pela injustiça que cometo em não os nomear.

O costa-marfinense mostra que ainda está aí para as curvas
Fonte: Parma Calcio 1913

Hoje, têm um plantel consistente feito de uma mescla entre jogadores experientes e jovens em ascensão. O capitão Bruno Alves, o lateral Matteo Darmian, o médio eslovaco Juraj Kucka e o “fantasista” Gervinho, dão maturidade e tentam passar a sua experiência internacional aos mais novos. Dejan Kulusevski, Alberto Grassi e Giusepe Pezzella, são apenas alguns dos jovens a seguir com atenção.

O que me captou à atenção, não foi a história nem o palmarés do Parma. Foi sim, o excelente início de época que os comandados de Roberto D’Aversa têm protagonizado. Atualmente ocupam o 8º posto da classificação, à frente de emblemas como Torino, Fiorentina e AC Milan. Cenário este, bem diferente do que aconteceu na temporada transata.

Não é que a sua última campanha no mais alto escalão tenha sido má, mas ao fim de oito jornadas, o futebol apresentado pelo Parma deixa antever um futuro risonho. Será para continuar, ou é apenas “fogo de vista”?

Foto de Capa: Parma Calcio 1913

Revisto por: Jorge Neves

Filipe Carvalho
Filipe Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é um adepto do futebol positivo, diretamente do Alentejo, deu o salto para a Beira Interior em busca do sonho: a formação em Comunicação que o leve à ribalta do jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 O Filipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lendas do Liverpool e do Manchester United concordam: «É inevitável que Ruben Amorim seja despedido antes do Natal»

Jamie Carragher e Paul Scholes falaram do futuro de Ruben Amorim. Os dois antigos jogadores concordam com o despedimento do treinador.

49ers vencem os Rams no prolongamento apesar das lesões e Patriots surpreendem os Bills: eis os resultados da semana 5 da NFL

Na quinta semana da NFL, os 49ers superaram os Rams, com muito do ataque fora por lesão, e os Patriots acabaram a série dos Bills.

PSG disposto a pagar 230 milhões de euros por jogador e a bater todos os recordes de transferência

O PSG quer fechar a contratação de Lamine Yamal. Os parisienses estão na disposição de chegar aos 230 milhões de euros pelo extremo.

Como ver os jogos do Benfica, do Sporting e do Braga nas provas europeias femininas?

As competições europeias femininas vão ser transmitidas na Disney +. Benfica, Sporting e Braga disputam as duas competições nesta temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrela da Amadora rescinde com 2 jogadores

O Estrela da Amadora confirmou a rescisão de dois jogadores. Rúben Lima e Till Cissokho deixam o clube da Reboleira e ficam livres no mercado.

Alexandre Sola renova com o Estrela da Amadora até 2028

O Estrela da Amadora oficializou a renovação de contrato com Alexandre Sola. Médio já leva dois jogos pela equipa principal nesta temporada.

Estrela do West Ham de Nuno Espírito Santo ameaça com saída no final da época

Jarrod Bowen pode deixar o West Ham no final da época. O extremo é estrela do clube, mas quer garantias de resultados do clube.