📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Parma Calcio 1913: Um histórico renascido das cinzas

- Advertisement -

Parece que finalmente, após alguns anos afastado dos maiores palcos do futebol italiano, o Parma voltou a estar onde nunca deveria ter saído. Na temporada 18/19, já regressado à Serie A, conseguiu garantir a manutenção nas últimas jornadas, mas este arranque deixa os seus adeptos com esperança num campeonato bem mais tranquilo.

Porém, vamos rebobinar: há cerca de quatro anos, o clube militava no principal escalão quando foi declarada falência (de tal forma, ao ponto de ser considerada, pelo tribunal, impossível de pagar), o que o levou a recomeçar do zero. Neste caso, à Serie D, equivalente à quarta divisão. Na altura, com o nome “Parma Football Club”, foi refundado e transformado em “Parma Calcio 1913” (ano da fundação original).

Uma “queda abismal”, para um dos históricos do futebol transalpino. Mas se a tragédia foi repentina, o “renascer” teria que ser gradual. Passo a passo. Divisão a divisão. Sem gastos desmedidos, para não caírem no mesmo erro. E assim foi, cada ano, uma subida. Luigi Apolloni comandou a primeira promoção. Roberto D’Aversa, o técnico atual (!) liderou as duas que faltavam.

Hernán Crespo, o melhor marcador da história do Parma
Fonte: Parma Calcio 1913

Pelo meio desse processo, em 2017, Jiang Li Zhang (investidor chinês e proprietário do Granada CF) adquiriu 60% das ações do clube. Neste ano, o Parma já estava na Serie B, mas certamente que serviu como que um “empurrão” final para o regresso à Primeira Liga (Serie A).

Falo de uma evolução impressionante, sustentada e bem gerida. Mais que tudo, merecida, para um clássico do futebol europeu, que teve os seus altos anos na década de noventa. Internamente, conquistou três Taças de Itália e uma Supertaça. A nível internacional, venceu duas Taças UEFA, uma Supertaça Europeia, e por uma vez, a já extinta, Taça das Taças.

Vamos relembrar apenas alguns dos grandes nomes que por lá passaram. Hernán Crespo, Gianfranco Zola, Enrico Chiesa, Fabio Cannavaro, Gianluigi Buffon, Cláudio Taffarel, o antigo internacional português, Fernando Couto, etc. E com isto, que me perdoem os outros, pela injustiça que cometo em não os nomear.

O costa-marfinense mostra que ainda está aí para as curvas
Fonte: Parma Calcio 1913

Hoje, têm um plantel consistente feito de uma mescla entre jogadores experientes e jovens em ascensão. O capitão Bruno Alves, o lateral Matteo Darmian, o médio eslovaco Juraj Kucka e o “fantasista” Gervinho, dão maturidade e tentam passar a sua experiência internacional aos mais novos. Dejan Kulusevski, Alberto Grassi e Giusepe Pezzella, são apenas alguns dos jovens a seguir com atenção.

O que me captou à atenção, não foi a história nem o palmarés do Parma. Foi sim, o excelente início de época que os comandados de Roberto D’Aversa têm protagonizado. Atualmente ocupam o 8º posto da classificação, à frente de emblemas como Torino, Fiorentina e AC Milan. Cenário este, bem diferente do que aconteceu na temporada transata.

Não é que a sua última campanha no mais alto escalão tenha sido má, mas ao fim de oito jornadas, o futebol apresentado pelo Parma deixa antever um futuro risonho. Será para continuar, ou é apenas “fogo de vista”?

Foto de Capa: Parma Calcio 1913

Revisto por: Jorge Neves

Filipe Carvalho
Filipe Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é um adepto do futebol positivo, diretamente do Alentejo, deu o salto para a Beira Interior em busca do sonho: a formação em Comunicação que o leve à ribalta do jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 O Filipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gonçalo Moreira não pára de brilhar pelo Benfica na Youth League

Gonçalo Moreira já fez dois golos durante o encontro entre o Benfica e o Bayer Leverkusen, válido pela quarta jornada da Youth League.

Gonçalo Borges faz revelação: «Francesco Farioli não queria que saísse do FC Porto»

Gonçalo Borges trocou o FC Porto pelo Feyenoord no último mercado de transferências. Francesco Farioli queria a sua continuidade.

Imprensa de Valência lamenta ausência de Enzo Barrenechea: «A opção barata está a revelar-se muito cara»

Enzo Barrenechea esteve emprestado na última temporada ao Valência e a equipa espanhola está a sentir falta do médio.

Diretor do Manchester United mantém confiança em Ruben Amorim: «É uma ideia muito mais flexível do que as pessoas pensam»

Jason Wilcox, atual diretor para o futebol do Manchester United, tem total confiança em Ruben Amorim, técnico dos ingleses.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto fez o último treino antes de viajar para os Países Baixos

O FC Porto treinou durante a manhã desta quarta-feira, horas antes de viajar para os Países Baixos, onde vai enfrentar o Utrecht.

Tudo ou nada na Luz | Benfica x Bayer Leverkusen

Do lado do Benfica, Mourinho pediu a ajuda do público, pois precisa de uma equipa mandona em casa, a controlar e a obrigar os alemães a defender

Sinfonia inacabada em Turim | Juventus 1-1 Sporting

E, talvez, um dia, quando voltar novamente a Itália, o Sporting complete a sinfonia que começou nesta noite fria de Turim.