📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Serie A – Que época teremos?

- Advertisement -

serie a

Mais um ano, mais um título para a Juventus? Talvez, mas pelo menos este ano a Roma pode (e deve) dar luta até ao fim.

O plantel da Juventus é o mais equilibrado da Serie A, disso não há dúvidas. Junta juventude e experiência, e a prova disso é que jogadores como Pogba e Pirlo são igualmente importantes nas manobras da vecchia signora e fundamentais para as suas ambições, tanto a nível interno como europeu. Depois de manter Pogba e Vidal por pelo menos mais uns meses, a saída de Conte foi a única perda significativa do campeão neste defeso. Com a chegada de Allegri, que não é nenhum Conte mas também não é nenhum Benítez, esta equipa deve continuar onde ficou: no topo da tabela.

Na época transacta, a Roma começou muito bem e para isso muito contribuiu o facto de estar apenas a competir a nível interno, não tendo de se preocupar com a Europa (uma situação que beneficiou vários clubes europeus – temos também o exemplo do Liverpool ou do Sporting). Mas mesmo com a rotação e a gestão de esforço dos jogadores, os giallorossi não foram capazes de destronar a Juventus. A pouca profundidade do plantel romano veio ao de cima no último terço da temporada e o clube de Turim acabou por se sagrar campeão de novo, de forma relativamente fácil. Este ano a Roma reforçou-se muito e bem. Aliás, foram os “vencedores” do mercado de transferências em Itália, com a contratação de jogadores como Iturbe, Manolas, Astori, Mbiwa, Keita, Emanuelson ou Cole. Uma coisa é certa: opções não faltam a Rudi García, que pode gerir o seu plantel de forma a lutar pelo título até ao fim e a fazer uma gracinha na Liga dos Campeões (chegar aos quartos-de-final da competição já seria agradável).

Pogba, aqui em acção frente ao AC Milan, é uma das figuras da Juventus e da Serie A  Fonte: blogdotigraofutebol.blogspot.com
Pogba, aqui em acção frente ao AC Milan, é uma das figuras da Juventus e da Serie A
Fonte: blogdotigraofutebol.blogspot.com

Estes são os dois candidatos mais evidentes e as únicas duas equipas pelas quais meteria “as mãos no fogo” em Itália, mas admito que estou intrigado com o Inter, uma equipa jovem e bastante talentosa que, se conseguir ser consistente, pode fazer estragos na Serie A – tem grandes talentos, como Kovacic e Icardi, que, com a sua tenra idade, assumem já papéis preponderantes no gigante italiano. Mas o problema é mesmo esse, a consistência. Tanto ganham 7-0 ao Sassuolo como empatam a zeros com os Torinos e a um com os Palermos deste mundo. Uma equipa que quer lutar pelo título não pode dar-se ao luxo de escorregar tantas vezes contra adversários de menor dimensão. De qualquer forma, nota-se a evolução da equipa. Mazzarri está a fazer um bom trabalho e, se não for já este ano, para o ano o Inter estará de novo a lutar pelo título, podendo ter de se “contentar” com o último lugar de acesso à Liga dos Campeões na presente temporada.

O Nápoles, que com Mazzarri andou a “cheirar” o topo durante dois ou três anos, deve dar um passo atrás nesta segunda época de Benítez e ficar-se apenas pelos lugares de acesso à Liga Europa. A equipa anda uma confusão – desperdiçam vantagens contra equipas de menor dimensão e parecem não ter um banco suficientemente bom para competir até ao fim. De resto, se não fosse por jogadores como Hamsik e Higuaín arriscava-me mesmo a dizer que o Nápoles acabaria atrás do AC Milan de Inzaghi, que, com as contratações de jogadores como Bonaventura, Torres, Van Ginkel, López, Ménez ou Alex e sem a “distracção” do futebol europeu, vai tentar melhorar o humilhante oitavo lugar da época passada.

Kovacic e Icardi, ambos do Inter, são dois dos jovens mais talentosos e promissores da Serie A  Fonte: gazzetta.it
Kovacic e Icardi, ambos do Inter, são dois dos jovens mais talentosos e promissores da Serie A
Fonte: gazzetta.it

Sendo então o Inter o grande favorito para alcançar o último lugar de acesso à Liga dos Campeões, o Nápoles e o AC Milan podem surpreender, superando as expectativas e chegar lá. Espero que pelo menos lutem por isso, nada mais.

Equipas como Lázio, Fiorentina, Udinese ou Parma podem sempre tentar complicar as coisas, mas este ano a diferença de qualidade entre os maiores clubes e os outros é gritante e seria mesmo uma enorme surpresa se algum destes clubes atingisse o acesso à Liga Europa pelo campeonato. Pela Taça tudo é possível, até o Benítez a pode ganhar de novo.

Do outro lado da tabela, teremos Empoli, Chievo, Cagliari, Cesena, Palermo e Sassuolo (que provavelmente não conseguirá repetir a gracinha da temporada passada) a tentar evitar os três lugares de despromoção para a Serie B.

Termino então com algumas previsões para os prémios de final de temporada, o prémio de melhor jogador deve ser disputado entre Pogba, Vidal e Pjanic; o melhor marcador entre Higuaín, Icardi e Tévez; o melhor jovem entre Kovacic e Icardi; o melhor guarda-redes entre Handanovic, Buffon e Diego López; o melhor treinador entre Allegri e Garcia.

João Folgado
João Folgadohttp://www.bolanarede.pt
O João defende que o Porto devia acabar e o Sporting nunca devia ter existido. Carrega, Benfica! Fora de brincadeiras, para além desta paixão cega pelo clube da Luz, venera Mourinho, despreza Villas-Boas e é fã dos Boston Celtics e dos New England Patriots.                                                                                                                                               O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Palmeiras de Abel Ferreira vence Juventude e segura liderança do Brasileirão

O Palmeiras foi ao terreno do Juventude vencer por 2-0, na jornada 31 do Brasileirão. A equipa de Abel Ferreira continua na liderança.

Defesa do Tondela na mira do Sporting e do Braga

O Sporting e o Braga estão de olho em Brayan Medina. O defesa-central colombiano tem estado em destaque no Tondela.

Real Betis bate Mallorca com bis de Antony: eis os resultados do dia da La Liga

O Real Betis venceu o Mallorca por 3-0 para a jornada 11 da La Liga. Antony bisou com golos na primeira parte.

Aaron Ramsey dispensado do Pumas por se ausentar para procurar pelo seu cão desaparecido

Aaron Ramsey jogou apenas seis jogos pelo Pumas e foi dispensado após se ausentar para procurar pelo seu cão desaparecido.

PUB

Mais Artigos Populares

Changchun Yatai de Ricardo Soares despromovido na Liga Chinesa

O técnico português, Ricardo Soares, chegou a meio da temporada ao Changchun Yatai e não conseguiu evitar a despromoção.

Venceu o Mundial 2014, reformou-se aos 29 anos e dedica-se ao desportos radicais: «Quero beneficiar destes momentos difíceis»

André Schurrle, campeão mundial pela Alemanha em 2014, retirou-se aos 29 anos, e agora decidiu dedicar-se aos desportos radicais.

Christian Chivu reflete sobre a vitória do Inter Milão e elogia liderança de Lautaro Martínez: «Um exemplo para todos»

O técnico do Inter Milão, Cristian Chivu, falou sobre a vitória deste domingo frente ao Hellas Verona e elogiou Lautaro Martinez.