📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Viola querem fazer ouvir-se de novo

- Advertisement -

Há cidades que têm mais história do que regiões e até do que países. Há cidades que guardam dentro de si marcos culturais sem paralelo. Há cidades que são consensuais na beleza e no encanto. Uma dessas cidades é Florença.

Capital da Toscânia, Florença é palco de obras da autoria de génios como Miguel Ângelo ou Leonardo da Vinci. Da estátua de David à Ponte Vecchio, passando pela galeria dos Uffizi, todos os recantos das estreitas ruas são pedaços de História, repletos de museus e catedrais.

Na zona Este da cidade, situa-se um outro “local de culto” muito especial para todos os florentinos: o Artemio Franchi. Local de “peregrinação” para todos os tiffosi da Fiorentina, este estádio está longe de guardar o mesmo número de troféus que as dezenas de museus espalhados pela cidade. Na realidade, a Fiorentina logrou vencer o campeonato por apenas duas vezes e conta com meia-dúzia de Taças de Itália. Nem mesmo a Taça das Taças que ocupa as vitrinas parece atenuar a falta de espaço para um clube que poderia e deveria ter mais troféus.

O último título remonta à época de 2000/2001, com a conquista da Taça. Estamos, por isso, a falar de um jejum que dura já há doze longos anos. No virar do século, a formação viola contava com Rui Costa e Nuno Gomes nos seus quadros – dois portugueses ainda hoje muito respeitados em Florença.

Rui Costa, capitão, com a Taça de Itália em 2001 / Fonte: forzaitalianfootball.com
Rui Costa, capitão, com a Taça de Itália em 2001 / Fonte: forzaitalianfootball.com

Depois de doze anos sem títulos, e, mais do que isso, doze anos com dificuldade a lutar por eles, eis que a Fiorentina versão 2013/2014 aparece finalmente com um plantel capaz de atacar o scudetto, a Taça, e, quem sabe, chegar longe na Liga Europa. É verdade que até perdeu os talentosos Jovetic e Ljajic, mas as chegadas de Gomez, Joaquín, Ilicic, entre outros, transformaram o plantel de Vincenzo Montella num grupo mais forte, mais sólido e mais capaz na luta pelos seus objectivos.

A equipa é sexta classificada na Liga, mas apenas a quatro pontos do segundo lugar, isto depois de, no passado fim-de-semana, ter virado um resultado de 0-2 frente à bicampeã Juventus. Nas competições europeias, a formação viola lidera o grupo E com três vitórias em outros tantos jogos, mostrando ser uma das candidatas à conquista da prova.

Jogando habitualmente num esquema de 3-5-2, a Fiorentina deverá alinhar com o seguinte onze na partida deste Domingo frente ao Chievo:

Onze provável da Fiorentina frente ao Chievo Verona / Fonte: lineupbuilder.com
Onze provável da Fiorentina frente ao Chievo Verona / Fonte: lineupbuilder.com

Na baliza, o brasileiro Neto é indiscutível na Serie A, e conta habitualmente com o montenegrino Savic e ainda os argentinos Roncaglia e Rodriguez para formarem a zona mais recuada. Rodriguez tem sido uma das grande revelações do início de temporada, ao mostrar-se seguro no plano defensivo mas destacando-se pela capacidade de aparecer com perigo nas bolas paradas ofensivas.

Na zona de meio-campo, Pizarro é a âncora da equipa e Borja Valero e Aquilani dão músculo à equipa, ao passo que Cuadrado e Pasqual exploram os corredores, tentando fazer chegar a bola a Rossi e Joaquín. A lesão de Mario Gomez abriu espaço para a entrada de Joaquín no onze, mas tem sido Rossi o homem em maior evidência no plano ofensivo da equipa. Depois de graves lesões nos joelhos, Giuseppe Rossi está de volta à sua melhor forma, sendo inclusivamente o melhor marcador da Serie A, com oito golos.

É verdade que estamos ainda numa fase prematura da temporada, mas os sinais vindos do Artemio Franchi entusiasmam os tiffosi viola e fazem-nos acreditar que a galeria de troféus pode finalmente voltar a ser preenchida já na próxima Primavera.

Subscreve!

Artigos Populares

Presidente da La Liga responde a Florentino Pérez: «Deve ser da frustração dos poucos que ainda o seguem»

O presidente da La Liga reagiu às críticas lançadas por Florentino Pérez na AG do Real Madrid. Javier Tebas acusou o líder merengue de distorcer factos e prometeu rebater todas as acusações.

Rugby: Portugal sagra-se bicampeão da Europa de Sub-20

Portugal venceu novamente o Europeu Sub-20, batendo os Países Baixos por 29-17, em Praga. Enzo Fernandes brilhou com um hat-trick.

Rui Duarte opera milagre e garante manutenção do Athletic Club na Série B

Rui Duarte pegou na equipa no penúltimo lugar e conduziu-a a uma recuperação impressionante, acabou o campeonato no 15.º posto. O Athletic Club já renovou com o treinador português até 2026.

Christian Horner apontado ao cargo de chefe de equipa da Aston Martin

Andy Cowell pode deixar a liderança da equipa e Christian Horner está no topo da lista para assumir o projeto onde corre Fernando Alonso.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges define substituto de Pedro Gonçalves no onze do Sporting diante do Club Brugge na Champions League

Rui Borges já escolheu o substituto de Pedro Gonçalves no onze do Sporting para o jogo contra o Club Brugge. Alisson Santos merecerá aposta.

Benfica e Ajax | Dois históricos europeus nas sombras

É dia de jogo, jogam Benfica e Ajax. Eusébio veste a sua camisola vermelha e ajeita a gola branca, tão eterna quanto a sua memória.

Mikel Arteta elogia 2 jogadores do Arsenal e destaca trabalho de Andrea Berta no mercado: «Graças a Deus temos muitos jogadores»

Mikel Arteta analisou a vitória dos gunners no Dérbi Londrino com contornos de goleada. O Arsenal goleou o Tottenham por 4-1.