A análise à competitividade dos “Big 5” na última década

    LIGA ESPANHOLA

    Fonte: FC Barcelona

    Saímos de terras de sua majestade, e vamos para uma realidade diferente. Realidades diferentes, pedem-nos análises diferentes, mas mais uma vez, os factos não nos mentem.

    A La Liga na última década tem vivido muito à sombra do que os extraterrestres Ronaldo e Messi faziam, e fazem, nas suas épocas. Fomos brindados com a era Guardiola, com a vitória de José Mourinho, com um milagre de Diego Simeone e inúmeros dérbis e “El Clasicos” que nos fizeram suar no sofá.

    Os campeonatos de 2009/10 e 2010/11 foram marcados pela quase perfeição dos catalães e do Real Madrid, ficando separados por três e quatro pontos, respetivamente.

    Já 2013/2014 ficou marcado pela surpresa: El Cholo foi capaz de tornar os colchoneros competitivos o campeonato inteiro e Diego Godín protagonizou mais um momento daqueles que escreve a história do futebol e, em pleno Camp Nou, guardou no bolso um troféu merecido pela equipa de Madrid.

    As épocas de 2014/15 e 2015/16 trouxeram-nos mais duas corridas épicas ao título da Liga Espanhola, é verdade, os culés mostraram sempre conseguir ser mais regulares que os merengues, mas a diferença pontual começava a mostrar que algo estava prestes a mudar.

    Em 2016/2017, o regresso de Zizou trouxe um Real Madrid mais estável e com capacidade de, ano após ano, lutar pelo campeonato. Podemos afirmar que pouco resta da super era de Guardiola, e que os Catalães de momento estão à procura do caminho para se voltarem a afirmar na Europa, mas os sinais que nos dão é de que serão sempre competitivos e estarão prontos para lutar pelo troféu interno até ao final.

    Já os merengues estarão sempre dispostos a investir para alcançar um título que têm deixado fugir. Os Colchoneros são uma incógnita, o ADN de Diego Simeone parece desgastado e será preciso ver algo a mudar na segunda melhor equipa da capital espanhola para conseguirem o destaque.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Nuno Oliveira
    Nuno Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
    Nuno balança-se entre as funções de Business Developer na Sport TV e Head of Scouting na Sports Consulting Group, a agência de consultoria de carreiras desportivas da qual é fundador. Estudou Sistemas de Informação na Nova Information Management School e daí ficou a curiosidade pela análise de dados e pela Big Data. Desde de tenra idade que fazia questão de saber os nomes dos jogadores todos, característica que faz questão de manter, seja o jogador da Serie A ou da 2º divisão distrital de Lisboa.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.