A análise à competitividade dos “Big 5” na última década

    LIGA FRANCESA

    Neymar foi eleito o melhor jogador do Campeonato Francês na temporada 2017/18
    Fonte: PSG

    De terras Francesas a análise da RunRepeat traz-nos novidades, à primeira vista, inesperadas. A Ligue 1 tem-nos presenteado com a maior rotatividade de vencedores do Título, somando um total de cinco vencedores.

    Do início, 2009/10 trouxe-nos a última época de sucesso perfeito do Olympique de Marseille e, para isso, ajudou a última época do histórico Mamadou Niang ao serviço dos azuis com 18 golos marcados só no campeonato que deixou o Lyon a seis pontos, no segundo lugar. 2011/12 foi o ano do Lille, os comandados de Rudi Garcia excederam as expectativas e levaram para a sua cidade o 3.º título da história dos apelidados “Les Dogues”.

    A temporada que se segue é das mais marcantes da história da Ligue 1. O PSG é comprado por um fundo de investimento do Qatar e os efeitos são imediatos com contratações sonantes como Javier Pastore e Jeremy Menez. No entanto, nessa época existiu um homem, Olivier Giroud, que deixou a sua marca ao marcar 25 golos. Foi assim que se mostrou ao panorama do futebol europeu e levou o Montpellier a ser, pela primeira vez nos seus 46 anos de história, vencedor de um título da Ligue 1.

    Os anos seguintes foram de supremacia do PSG, à exceção do “super” Mónaco de Leonardo Jardim e Kylian Mbappé não existiu mais ninguém capaz de fazer frente aos parisienses. E enquanto o investimento continuar a ser feito, não será expectável que haja uma luta acesa pelo campeonato francês.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Nuno Oliveira
    Nuno Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
    Nuno balança-se entre as funções de Business Developer na Sport TV e Head of Scouting na Sports Consulting Group, a agência de consultoria de carreiras desportivas da qual é fundador. Estudou Sistemas de Informação na Nova Information Management School e daí ficou a curiosidade pela análise de dados e pela Big Data. Desde de tenra idade que fazia questão de saber os nomes dos jogadores todos, característica que faz questão de manter, seja o jogador da Serie A ou da 2º divisão distrital de Lisboa.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.