Existe vida depois dos trinta?

- Advertisement -

bundesliga

“200 toques na bola? Precisava de uma época inteira para os fazer”. Thomas Müller era, no fim do jogo contra o FC Köln, mais um que espelhava a surpresa pela quantidade de vezes que Xabi Alonso tocou na bola. O espanhol bateu o recorde, que estava fixado em 177, e suplantou o seu colega de equipa e de selecção Thiago Alcântara.

A entrada de Alonso na equipa da Baviera tem sido surpreendente – assumiu desde logo a titularidade e consequentemente a batuta. Para os mais cépticos, a contratação do espanhol não era coerente devido à idade avançada do jogador mas Xabi tem provado que a classe não é temporária e o futebol de posse que Pep tanto privilegia lhe assenta na perfeição.

Os números ajudam-nos a esclarecer a importância do basco na manobra da equipa e confirmam a sua preponderância. Guardiola não hesitou em contratá-lo devido às lesões de Javi Martínez, Bastian Schweinsteiger e Thiago. E em boa hora o fez. Em trinta e cinco dias conseguiu calar as bocas que diziam que já não teria nada para acrescentar e foi nomeado cinco (!) vezes Homem do Jogo.

Na imagem, que se pode observar em baixo, vê-se a omnipresença do basco em campo. O jogador não se cinge a nenhuma zona do relvado e é ele o farol da equipa.

O mapa de todos os toques na bola dados por Xabi Alonso  Fonte: espnfc.com
O mapa de todos os toques na bola dados por Xabi Alonso no jogo frente ao FC Köln
Fonte: espnfc.com

É relevante é justificar esta subida de rendimento: a partir dos trinta anos, por norma, só os guarda-redes é costumam atingir o ponto máximo de maturação, enquanto os jogadores de campo entram na fase descendente da carreira.

No caso de Xabi Alonso, como no de Pirlo, por exemplo, a bonança não vem depois da tempestade mas depois dos trinta. E quando falo de bonança não falo de títulos, já que ambos tinham os troféus mais desejados do futebol no palmarés antes dos trinta. Falo, sim, do reconhecimento como jogadores que fazem parte de uma elite restrita e que em nada ficam a dever àqueles que fazem os estádios levantar com dezenas de golos por época. A inteligência é fundamental neste processo e, com menos força nas pernas e sem a energia da juventude, é o cérebro que assume o controlo total. O espanhol é um perfeito exemplo disto, sendo um jogador que lê de forma perfeita o jogo e que neste Bayern não se cinge só à primeira fase de construção – é também incluído no carrossel que se gera na frente do ataque.

Esta situação vem mostrar que existe uma vida depois dos trinta e que um jogador com a categoria do basco pode assumir o protagonismo de uma grande equipa, mesmo que ladeado por imensos jogadores de topo como Lewandowski, Götze, Ribéry ou Robben.

Alexandre Ribeiro
Alexandre Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Nasceu com a bola nos pés mas rapidamente percebeu que fora de campo o proveito poderia ser maior. Desde cedo que se deixou fascinar pela força, beleza e capacidade de renovação que o futebol pode ter.                                                                                                                                                 O Alexandre não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Chelsea exige 140 milhões de euros por jogador cobiçado pelo Manchester City

O Manchester City mostrou interesse em contratar Enzo Fernández, mas o Chelsea pretende receber 140 milhões de euros pelo argentino.

Alexis Sánchez confirmado como reforço do CF Montreal

Alexis Sánchez assinou pelo CF Montreal e parte para a MLS. O experiente avançado chileno deixou o futebol europeu, depois de passagens em vários clubes relevantes.

Cagliari contrata Kevin Carlos e Daniel Maldini por empréstimo

O Cagliari anunciou a chegada de Kevin Carlos e de Daniel Maldini. O avançado espanhol chegou cedido do Nice e o médio italiano da Atalanta.

PSG garante contratação de avançado que brilhou no Mundial 2026

O PSG já chegou acordo com o Barcelona para a contratação de Ferran Torres. O avançado espanhol foi o autor do golo decisivo na final do Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Barcelona faz nova proposta por Rodri: eis os valores e o ponto de situação

O Barcelona fez uma nova proposta verbal ao Manchester City por Rodri. Oferta de 60 milhões de euros, com variáveis.

Micky van de Ven renova com o Tottenham até 2031 e recebe elogios de Roberto De Zerbi: «É um dos melhores centrais da Europa»

O Tottenham anunciou a renovação de Micky van de Ven até 2031. O central já contabilizou dez golos e três assistências em 96 jogos.

Nuno Tavares pode sair da Lazio neste verão e há preço mínimo definido

Nuno Tavares pode deixar a Lazio neste mercado de verão. Lazio quer receber, pelo menos, 15 milhões de euros pelo lateral.