📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O treinador do ano não chegou para o Borussia Monchengladbach

- Advertisement -

cab bundesliga liga alema

A liga alemã vai trocando as voltas aos mais fiéis, mostrando-se sempre imprevisível – o Bayern de Guardiola é o único que vai fugindo desta regra. Depois do Dortmund ter acabado 2014 em último lugar da tabela, foi a vez de o Gladbach conseguir a proeza de perder os primeiros jogos do campeonato com um treinador que tinha levado o clube a um honroso 3.ºlugar e à estreia na Liga dos Campeões Europeus.

Lucien Favre traçou um plano sagaz e colocou uma equipa a jogar um futebol bastante agradável para quem gosta de ver para além da bola na baliza. A equipa galopava nas costas de Sommer, Kramer e Kruse, os três pilares que sustentavam o futebol positivo que estava marcadamente presente no clube treinado pelo suíço. A necessidade de ter a posse de bola, as transições velozes a aproveitar os desequilíbrios e a segurança defensiva demonstravam que estávamos perante um projecto que teria pernas para andar.

André Schubert é o rosto da esperança do Gladbach Fonte: Borussia Monchengladbach
André Schubert é o rosto da esperança do Gladbach
Fonte: Borussia Monchengladbach

Estávamos redondamente enganados. A chegada de Stindl, Drmic e Christensen não chegou para equilibrar a equipa alemã e as saídas de Kramer e Kruse ficaram a assemelhar-se cada vez mais a uma espécie de catástrofe natural. O problema neste início de campeonato pareceu sempre mais um impedimento psicológico do que relacionado com componentes técnicas ou tácticas. O treinador continuou o mesmo, a estrutura manteve-se a igual e a única explicação viável, apesar de continuar a ser um caso estranhíssimo, é a quebra de confiança entre os jogadores e o treinador.

O despedimento foi o culminar de uma série de derrotas para a Liga dos Campeões e campeonato. Favre foi substituído por Andre Schubert, treinador com pouca experiência, mas que tem servido na perfeição para o trabalho a que foi proposto. Os cinco jogos realizados para o campeonato transformaram-se em cinco vitórias e trouxeram de volta uma questão muito mais importante: a retoma dos valores da época passada. A subida vertiginosa até ao sétimo lugar trouxe de volta para os lugares cimeiros uma equipa com valores emergentes como Christensen e Hazard, jogadores à procura de dar o salto para outro nível como Xhaka, Sommer ou Hermann e velhas raposas como Raffael e o capitão Stranzl.

Foto de Capa: Borussia Monchengladbach

Alexandre Ribeiro
Alexandre Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Nasceu com a bola nos pés mas rapidamente percebeu que fora de campo o proveito poderia ser maior. Desde cedo que se deixou fascinar pela força, beleza e capacidade de renovação que o futebol pode ter.                                                                                                                                                 O Alexandre não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o Ranking UEFA depois das vitórias do FC Porto e do Braga na Europa League

Portugal somou tantos pontos como podia esta quinta-feira europeia. Tanto o FC Porto como o Braga venceram os seus jogos na Europa League.

Benfica vence OC Barcelos na Champions League de Hóquei em Patins

O Benfica derrotou o OC Barcelons na terceira jornada da fase de grupos da Champions League de Hóquei em Patins. Vitória por 6-1.

Francesco Farioli exigente: «Sofrer um golo assim no final faz-me sofrer»

Francesco Farioli analisou o desfecho da sexta jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Malmo no Estádio do Dragão.

Stephen Eustáquio recorda tempos a central com Martín Anselmi: «Quero tirar isso do portfólio»

Stephen Eustáquio fez a análise do desfecho da sexta jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Malmo no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Anes Mravac: «O FC Porto é candidato a vencer a Europa League e faria uma boa Champions League»

Anes Mravac analisou o desfecho da sexta jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Malmo no Estádio do Dragão.

Carlos Vicens: «Penso que é importante darmos valor ao que foi alcançado hoje»

Carlos Vicens analisou o desfecho do Braga x Nice da Europa League. Encontro marcou a sexta jornada da fase de liga da prova.

Atenção, Sporting: Athletic aposta em mais um jovem na Champions League

O Athletic apostou novamente em Asier Hierro numa partida da Champions League. Os bascos vão enfrentar o Sporting.