A luta do futebol brasileiro contra o preconceito

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Brasileira

 

O futebol brasileiro voltou a vivenciar mais um episódio de preconceito contra algum jogador devido a orientação sexual do mesmo. Infelizmente é comum em vários lugares do mundo torcedores agirem com preconceito – e muitas vezes serem extremamente agressivos – com vários atletas. Esses preconceitos acontecem por vários motivos, porém a raça e a orientação sexual são os mais presenciados. Tanto na Espanha quanto na Polônia, por exemplo, já houveram torcedores criminosos que lançaram bananas no campo para um jogador negro. O lateral brasileiro Dani Alves quando ainda atuava no Barcelona foi vítima desse tipo de ação. Em um jogo contra o Villarreal, no El Madrigal, um torcedor atirou em sua direção uma banana. O jogador a pegou do chão e comeu. Foi uma grande resposta ao torcedor que queria menospreza-lo.

Há duas semanas o Guarani – atualmente disputando a Série B – anunciou a contratação do polivalente volante Richarlyson. Porém, antes do anúncio oficial da diretoria Burgrina dois torcedores lançaram bombas em frente ao estádio do clube em forma de protesto contra a contratação do ex-jogador do Atlético Mineiro. O motivo da revolta dos torcedores era devido não aceitarem que um jogador homoafetivo vestisse a camisa do Guarani. Na cabeça desses torcedores não importa a qualidade do profissional que o seu clube estava contratando e sim a sua orientação sexual.

Isso é assustador. O que choca ainda mais é ver que quando o Boa Esporte anunciou a contratação do goleiro Bruno – que estava preso pelo assassinato da mãe de seu filho – muitos torcedores aplaudiram e o trataram como ídolo. Agora quando um jogador como o Richarlyson que tem um currículo incrível – o volante já conquistou o Campeonato Brasileiro, a Libertadores e o Mundial de Clubes – é anunciado alguns torcedores se enchem de ódio e o agridem. Vale ressaltar que a diretoria do clube e grande parte da torcida Bugrina apoiou a contratação do volante e recriminaram a atitude dos dois torcedores. É necessário que as torcidas de todos os clubes tenham consciência das suas atitudes e utilizem as suas influências para acabar com o preconceito.

Torcida do Paysandu levanta a bandeira LGBT (comunicado no fim do texto) Fonte:  César Magalhães \ esportes.uol.com.br
Torcida do Paysandu levanta a bandeira LGBT (comunicado no fim do texto)
Fonte: César Magalhães \ esporte.uol.com.br

Se me perguntassem se eu contrataria o Richarlyson eu responderia que não. O jogador há muito tempo – desde de quando estava no Galo – não rende nem de perto o que já rendeu no São Paulo. O meia campista deixou o time de Minas Gerais há quatro anos. De lá para cá atuou por alguns clubes, inclusive deixou a carreira de jogador e iniciou sua trajetória no vôlei – porém não por muito tempo – e após essa aventura pelas quadras decidiu retornar aos gramados. O seu último clube foi o Goa da Índia, onde atuou no Campeonato Indiano 2016. No Goa Richarlyson foi treinado por Zico que avaliou como positiva a sua contratação pelo time de Campinas. Não sabemos como será o rendimento do volante no Guarani. Essa contratação é uma incógnita. O que é certo é que aquele jogador rápido, versátil e de boa saída de bola ficou para trás. Mas é claro que torço pelo seu sucesso.

É esse tipo de análise que deve-se fazer sobre um jogador. É isso que a torcida, os dirigentes e a imprensa devem observar. O Brasil é um país preconceituoso e enquanto isso existir deve ser debatido e combatido. Não podemos nos calar mediante a grandes agressões que podem até colocar a vítima em estado depressivo. O futebol é a paixão nacional e os clubes devem levantar a bandeira de fazer o esporte sem preconceitos. A CBF e as Federações de Futebol de cada estado podem começar a realizar campanhas junto com os clubes para que façam um trabalho de conscientização com os torcedores que frequentam os estádios. É necessário que todos adquiram a sabedoria de que ecoar cânticos homofóbicos nas arquibancadas não fará o futebol melhor e muito menos fará a sua equipe sair vitoriosa. Atitudes desse tipo apenas apodrecem mais nossa sociedade e vai muito além das quatro linha de um jogo de futebol.

 Foto de Capa: odia.ig.com.br

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Negócio fechado: Souleymane Faye já está em França e Sporting pode conseguir recuperar dinheiro investido

Souleymane Faye já está em França para assinar contrato com o Lorient. Negócio de empréstimo com opção de compra pode sorrir ao Sporting.

Mohamed Salah pode ser desviado do Besiktas com proposta de 17 milhões de euros por ano

Depois de chegar a acordo verbal com o Besiktas, Mohamed Salah está muito perto de rumar aos rivais turcos do Trabzonspor.

Wuhan Three Towns de Ricardo Soares empata em casa do líder Chengdu Rongcheng na 20.ª jornada da Liga Chinesa

O Wuhan Three Towns, de Ricardo Soares, empatou na visita ao líder Chengdu Rongcheng (1-1), em jogo da 20.ª jornada da Liga Chinesa.

Manchester United vence o Atlético Madrid na estreia de Morten Hjulmand e de jovem prodígio de 15 anos

O Manchester United bateu o Atlético Madrid por 2-1 num jogo particular diputado em Estocolmo. Com apenas 15 anos, JJ Gabriel entrou para os últimos 10 minutos.

PUB

Mais Artigos Populares

Newcastle vai mesmo vender Bruno Guimarães e prepara ataque ao FC Porto para garantir substituto

O Newcastle está prestes a vender Bruno Guimarães ao Arsenal e tem Victor Froholdt como prioridade para substituir o médio brasileiro.

Já é conhecido o possível 3º equipamento do Benfica para 2026/27

O Benfica já utilizou dois equipamentos nesta temporada, mas os mantos dos encarnados não estão fechados. Circulam imagens do 3.º equipamento.

Internacional brasileiro a caminho do Arsenal num negócio de 93,5 milhões de euros

O Arsenal chegou a um acordo com o Newcastle para a aquisição de Bruno Guimarães. Médio brasileiro vai assinar um contrato válido até 2031.