📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A orfandade do Maracanã

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

“Pátria que me pariu!

Quem foi a pátria que me pariu?!”

(Gabriel “O Pensador”)

 

Na semana que findou, a brasileira Globo – uma das maiores cadeias televisivas do mundo – mostrou uma pequena reportagem sobre o verdadeiro “Estado de Sítio” em que se encontra o recinto desportivo mais emblemático do Brasil. Goteiras, infiltrações, ferrugem no gradeamento de fora, o relvado sequíssimo. Enfim, foram cerca de 400 milhões de euros gastos pelo Estádio Brasileiro, na renovação deste belíssimo anfiteatro: que, por sinal, era muito mais bonito e acessível antes das obras do que depois delas. Falo com conhecimento de causa, em virtude de ter conhecido bem as duas versões do estádio e de ter visitado ambas.

Ponto número um: a contextualização. O problema, segundo testemunhos recolhidos pela Globo, deve-se a um conflito entre a concessionária do espaço (Maracanã S.A.) e a comissão organizativa dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que não terá devolvido o Estádio, depois das Olimpíadas, no mesmo estado em que o recebeu.

Assim se encontra o “ervado” do Maracanã Fonte: O Globo
Assim se encontra o “ervado” do Maracanã
Fonte: O Globo

A parceria foi estabelecida ainda em 2013. Nesse ano, a exploração comercial e a administração do estádio foram entregues pelo governo do estado do Rio de Janeiro, por 35 anos, ao tal consórcio Maracanã S.A., liderado pela famosa empresa de construção civil Odebrecht. Em março de 2016, e tendo em vista as Olimpíadas na Cidade Maravilhosa, este consórcio cedeu o Maracanã ao Comité Organizador Rio 2016. Só que no momento da devolução do estádio, a empresa detentora dos direitos de exploração não aceitou por considerar que o recinto não estava nas condições de conservação em que tinha sido cedido.

Ou seja, assiste-se a uma coisa muito comum na sociedade portuguesa, espelhada na brasileira, claro está – o empurrar com a barriga, em que cada parte aponta responsabilidades à outra e nenhuma delas assume o seu grau de comprometimento para com o caso, com o governo do Rio de Janeiro e a Maracanã S.A. a culparem o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos.

Os assaltos aos peões nas áreas circundantes e próximas daquela região do Rio tornaram-se muito mais frequentes, subindo cerca de 75%; enquanto os roubos comerciais subiram 93% ca comparação com o período homólogo de 2015. Os turistas ficam desapontados e as visitas ao Estádio são cada vez menos frequentes.

Estranhamente, o Maracanã vem recebendo jogos importantes, todos eles oficiais. Curiosamente, o último encontro realizado no grande templo do futebol brasileiro foi um amigável de homenagem a Zico – o ainda maior artilheiro daquele estádio, com precisamente 333 golos.

 

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto toma decisão sobre o mercado após lesão de Luuk de Jong e define 2 posições a reforçar em janeiro

O FC Porto continua com as mesmas prioridades no mercado de janeiro. Dragões não vão mudar estratégia após a lesão de Luuk de Jong.

Pep Guardiola aborda lesão de médio do Manchester City: «Depois dos acontecimentos anteriores com contratempos, temos de ter mais cuidado»

Pep Guardiola abordou a lesão de Rodri Hernández. O médio espanhol falhou os últimos cinco jogos dos cityzens.

Roberto Martínez elogia Colômbia e Uzbequistão e mostra-se feliz com detalhe no Mundial 2026: «Alguns jogadores tiveram épocas muito longas e precisam de se...

Roberto Martínez, treinador de Portugal confessou-se muito feliz com o sorteio do Mundial 2026. Seleção sorteada no Grupo K.

Luis Enrique sobre a Ligue 1 2025/26: «O campeonato é mais motivador»

Luis Enrique comentou a atual classificação da Ligue 1 e destacou a competitividade do campeonato na presente temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Selecionador da Colômbia feliz com sorteio do Mundial 2026: «Dá-me gosto enfrentar uma equipa como Portugal»

Néstor Lorenzo, treinador da Colômbia, confessou-se muito feliz com o sorteio do Mundial 2026. Seleção colombiana no grupo de Portugal.

Carlo Ancelotti sobre Neymar: «Se merecer ir, se estiver melhor ou igual a outro jogador, ele vai jogar o Mundial»

Carlo Ancelotti voltou a falar sobre Neymar e a possível convocatória do avançado brasileiro para o Mundial 2026.

Vitinha brinca com António Raminhos, faz convite a Costinha e fala do grupo de Portugal no Mundial 2026: «Qualquer fosse o sorteio ia ficar...

Vitinha comentou o sorteio de Portugal no Mundial 2026. Médio do PSG mostrou-se feliz e brincou mesmo com António Raminhos e Costinha.