A orfandade do Maracanã

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

“Pátria que me pariu!

Quem foi a pátria que me pariu?!”

(Gabriel “O Pensador”)

 

Na semana que findou, a brasileira Globo – uma das maiores cadeias televisivas do mundo – mostrou uma pequena reportagem sobre o verdadeiro “Estado de Sítio” em que se encontra o recinto desportivo mais emblemático do Brasil. Goteiras, infiltrações, ferrugem no gradeamento de fora, o relvado sequíssimo. Enfim, foram cerca de 400 milhões de euros gastos pelo Estádio Brasileiro, na renovação deste belíssimo anfiteatro: que, por sinal, era muito mais bonito e acessível antes das obras do que depois delas. Falo com conhecimento de causa, em virtude de ter conhecido bem as duas versões do estádio e de ter visitado ambas.

Ponto número um: a contextualização. O problema, segundo testemunhos recolhidos pela Globo, deve-se a um conflito entre a concessionária do espaço (Maracanã S.A.) e a comissão organizativa dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que não terá devolvido o Estádio, depois das Olimpíadas, no mesmo estado em que o recebeu.

Assim se encontra o “ervado” do Maracanã Fonte: O Globo
Assim se encontra o “ervado” do Maracanã
Fonte: O Globo

A parceria foi estabelecida ainda em 2013. Nesse ano, a exploração comercial e a administração do estádio foram entregues pelo governo do estado do Rio de Janeiro, por 35 anos, ao tal consórcio Maracanã S.A., liderado pela famosa empresa de construção civil Odebrecht. Em março de 2016, e tendo em vista as Olimpíadas na Cidade Maravilhosa, este consórcio cedeu o Maracanã ao Comité Organizador Rio 2016. Só que no momento da devolução do estádio, a empresa detentora dos direitos de exploração não aceitou por considerar que o recinto não estava nas condições de conservação em que tinha sido cedido.

Ou seja, assiste-se a uma coisa muito comum na sociedade portuguesa, espelhada na brasileira, claro está – o empurrar com a barriga, em que cada parte aponta responsabilidades à outra e nenhuma delas assume o seu grau de comprometimento para com o caso, com o governo do Rio de Janeiro e a Maracanã S.A. a culparem o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos.

Os assaltos aos peões nas áreas circundantes e próximas daquela região do Rio tornaram-se muito mais frequentes, subindo cerca de 75%; enquanto os roubos comerciais subiram 93% ca comparação com o período homólogo de 2015. Os turistas ficam desapontados e as visitas ao Estádio são cada vez menos frequentes.

Estranhamente, o Maracanã vem recebendo jogos importantes, todos eles oficiais. Curiosamente, o último encontro realizado no grande templo do futebol brasileiro foi um amigável de homenagem a Zico – o ainda maior artilheiro daquele estádio, com precisamente 333 golos.

 

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Xabi Alonso sobre jogador do Chelsea: «Faz-me lembrar Benzema»

Xabi Alonso, treinador do Chelsea, deixou vários elogios a João Pedro e admitiu que o avançado brasileiro lhe relembra Karim Benzema.

Imprensa nacional garante: Polícia Judiciária faz investigação na arbitragem portuguesa

Correio da Manhã diz que a Polícia Judiciária está alegadamente a investigar «golpes na arbitragem». Eis o que diz a imprensa nacional.

Ousmane Dembélé rendido a 2 jogadores do PSG: «Muito subestimado no futebol»

Ousmane Dembélé deixou muitos elogios a Fabián Ruiz e Khvicha Kvaratskhelia. Jogadores partilham balneário no PSG.

Samuel Soares mais perto de renovar com o Benfica: eis o que diz a imprensa

Samuel Soares pode ter a renovação de contrato acordada em breve. Há avanços quanto ao processo de guarda-redes do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruma acerta rescisão de contrato com o Benfica e já tem futuro definido

Bruma está a caminho do Aris após acertar a rescisão de contrato com o Benfica. Avançado de 31 anos viaja este domingo.

Eis os onzes prováveis do Casa Pia x FC Porto para a Primeira Liga

O FC Porto vai a Rio Maior enfrentar o Casa Pia para a sexta jornada da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis da partida.

Entre o fundo e o topo | Casa Pia x FC Porto

O líder e campeão nacional FC Porto desloca-se ao sul do país defrontar o Casa Pia, o último classificado. Um conjunto luta pela sexta vitória consecutiva e o outro trabalha para alcançar o primeiro triunfo.