A orfandade do Maracanã

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

“Pátria que me pariu!

Quem foi a pátria que me pariu?!”

(Gabriel “O Pensador”)

 

Na semana que findou, a brasileira Globo – uma das maiores cadeias televisivas do mundo – mostrou uma pequena reportagem sobre o verdadeiro “Estado de Sítio” em que se encontra o recinto desportivo mais emblemático do Brasil. Goteiras, infiltrações, ferrugem no gradeamento de fora, o relvado sequíssimo. Enfim, foram cerca de 400 milhões de euros gastos pelo Estádio Brasileiro, na renovação deste belíssimo anfiteatro: que, por sinal, era muito mais bonito e acessível antes das obras do que depois delas. Falo com conhecimento de causa, em virtude de ter conhecido bem as duas versões do estádio e de ter visitado ambas.

Ponto número um: a contextualização. O problema, segundo testemunhos recolhidos pela Globo, deve-se a um conflito entre a concessionária do espaço (Maracanã S.A.) e a comissão organizativa dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que não terá devolvido o Estádio, depois das Olimpíadas, no mesmo estado em que o recebeu.

Assim se encontra o “ervado” do Maracanã Fonte: O Globo
Assim se encontra o “ervado” do Maracanã
Fonte: O Globo

A parceria foi estabelecida ainda em 2013. Nesse ano, a exploração comercial e a administração do estádio foram entregues pelo governo do estado do Rio de Janeiro, por 35 anos, ao tal consórcio Maracanã S.A., liderado pela famosa empresa de construção civil Odebrecht. Em março de 2016, e tendo em vista as Olimpíadas na Cidade Maravilhosa, este consórcio cedeu o Maracanã ao Comité Organizador Rio 2016. Só que no momento da devolução do estádio, a empresa detentora dos direitos de exploração não aceitou por considerar que o recinto não estava nas condições de conservação em que tinha sido cedido.

Ou seja, assiste-se a uma coisa muito comum na sociedade portuguesa, espelhada na brasileira, claro está – o empurrar com a barriga, em que cada parte aponta responsabilidades à outra e nenhuma delas assume o seu grau de comprometimento para com o caso, com o governo do Rio de Janeiro e a Maracanã S.A. a culparem o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos.

Os assaltos aos peões nas áreas circundantes e próximas daquela região do Rio tornaram-se muito mais frequentes, subindo cerca de 75%; enquanto os roubos comerciais subiram 93% ca comparação com o período homólogo de 2015. Os turistas ficam desapontados e as visitas ao Estádio são cada vez menos frequentes.

Estranhamente, o Maracanã vem recebendo jogos importantes, todos eles oficiais. Curiosamente, o último encontro realizado no grande templo do futebol brasileiro foi um amigável de homenagem a Zico – o ainda maior artilheiro daquele estádio, com precisamente 333 golos.

 

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rio Ave x Sporting: Luis Suárez bisa na partida e assina o 4-0 na primeira parte

O Rio Ave recebe o Sporting na 4.ª jornada da Primeira Liga. Luis Suárez apontou o quarto golo da equipa de Rui Borges.

Cristiano Ronaldo decisivo dá vitória ao Al Nassr frente ao Al Taawon: Eis os resultados do dia na Arábia Saudita

Cristiano Ronaldo marcou o golo da vitória do Al Nassr sobre o Al Taawon por duas bolas a uma no campeonato da Arábia Saudita.

Conrad Harder na rota do Sevilha: Eis os detalhes sobre o futuro do ex-Sporting

O Sevilha está a negociar o empréstimo do jovem avançado dinamarquês Conrad Harder, antigo jogador do Sporting que pertence atualmente ao Leipzig.

Geny Catamo e Luis Suárez dilatam vantagem do Sporting frente ao Rio Ave

O Rio Ave recebe o Sporting na 4.ª jornada da Primeira Liga. Geny Catamo dilatou a vantagem dos leões ao minuto 19'.

PUB

Mais Artigos Populares

Flávio Gonçalves coloca Sporting em vantagem em Vila do Conde

O Rio Ave recebe o Sporting na 4.ª jornada da Primeira Liga. Flávio Gonçalves inaugurou o marcador a favor dos leões.

Leiria bate Tondela por 2-0 no único jogo do dia na Segunda Liga

O Leiria recebeu e venceu o Tondela por dois a zero, com golos de Fernandez e Ondo na segunda parte do encontro.

Hat-trick de ex-Famalicão na vitória do Racing Santander sobre o Elche de Martín Anselmi

O ex-Famalicão Zabiri assinou um hat-trick na vitória do Racing Santander sobre o Elche de Martín Anselmi por três bolas a duas.