A pobre arbitragem do futebol brasileiro

- Advertisement -

O tema arbitragem parece que nunca saíra do foco do futebol brasileiro. O Brasileirão está apenas na terceira rodada e o que mais se comenta são as, péssimas, atuações dos árbitros nos jogos da maior competição nacional. O futebol em si fica de lado. O que torna a situação do futebol brasileiro preocupante.

A cada rodada temos várias entrevistas de jogadores e técnicos jogando a responsabilidade pelos fracassos dos resultados obtidos por causa de possíveis erros dos juízes. Mas será que os insucessos dos times são devidos apenas a arbitragem?

Claro que não. Na verdade, clubes e jogadores já estão acostumados em responsabilizar terceiros por seus fracassos. Não que as suas queixas não tenham sentido, em alguns casos eles tem suas razões pois o nível da arbitragem realmente tem sido muito baixo. Entretanto, as suas reclamações entram e saem nos ouvidos da CBF sem que a mesma faça algo a respeito para melhorar o nível de arbitragem do futebol brasileiro.

É necessário que seja feito um bom investimento para que a situação melhore. Atualmente os árbitros brasileiros trabalham nos jogos como se fosse um “bico” ou um “freela”. Isso é um absurdo. No universo do futebol, mais competitivo, ninguém possui uma outra profissão. Agora o juiz e o seu auxiliar só recebem se trabalhar no jogo, ou seja, se não trabalhar não recebe e isso acaba fazendo que esses profissionais busquem uma outra fonte de renda.

Quarteto de arbitragem comandado pelo árbitro Dewson de Freitas, do Pará, antes de um Gre-Nal válido pelo Campeonato Brasileiro de 2015
Fonte: CBF

A Comissão de Arbitragem da CBF parece apenas se importar com a questão física dos árbitros. As questões técnicas ficam de lado e quando a situação aperta a solução que encontra é afastar por algum tempo o árbitro que errou. A CBF como de costume aplicando a ação mais fácil e que em nada resolve. É necessário que os árbitros tenham uma melhor remuneração, além de um salário fixo e bônus por jogo trabalhado.

É preciso trabalhar com eles os lances polêmicos de cada jogo para que os mesmos vejam onde erraram e onde acertaram. A Comissão de Arbitragem precisa oferecer mais cursos de qualificação e durante esses cursos tratar desses lances polêmicos que ocorrem nos jogos. Isso é qualificar os profissionais de arbitragem e consequentemente diminuir a margem de erro durante as partidas.

Esperar que essas ações sejam feitas pela CBF parece um sonho inalcançável. Não podemos esperar nada de uma Confederação de Futebol que elaborou um projeto ridículo para apresentar aos clubes sobre a utilização do VAR. Por acaso, esse assunto VAR no Brasil ainda tem muitas perguntas sem respostas.

A principal é o valor da implantação do recurso que custaria 20 milhões de reais e os clubes que teriam que arcar com esse valor, sendo que em Portugal, por exemplo, a mesma aplicação custou quatro milhões de reais. Parece que a CBF jogou um projeto qualquer para os clubes com a intenção do mesmo ser recusado, não fazia questão. A CBF tem várias ações questionáveis há décadas e o não investimento na arbitragem do seu futebol é apenas uma delas. Brasil o país do futebol? Não, ainda temos um longo caminho pela frente.

Foto de Capa: Figueirense FC

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Andreas Schjelderup já tem acordo verbal com o Club Brugge e só falta o Benfica aceitar

O Club Brugge chegou a um acordo verbal com Andreas Schjelderup, esta quinta-feira. O emblema belga enviou uma proposta de 11 milhões de euros.

Há um clube português interessado na contratação de Jeff Ekhator

Jeff Ekhator está a ser um dos destaques do Genoa esta temporada. O jogador interessa a um emblema da Primeira Liga.

Jovem promessa do Barcelona vai rumar à MLS

Adrian Gill prepara-se para deixar o Barcelona. O jogador vai assinar contrato com o Atlanta United, formação da MLS.

Pedri será baixa de peso no Barcelona durante o próximo mês

O médio do Barcelona sofreu uma lesão na coxa direita durante a vitória na Champions League frente ao Slavia Praga e irá falhar o próximo mês.

PUB

Mais Artigos Populares

Thiago Almada mais próximo de sair do Atlético Madrid: eis o destino do antigo alvo do Benfica

Thiago Almada prepara-se para deixar o Atlético Madrid. O internacional argentino está a ser negociado com o Galatasaray.

Estrela da Amadora perto de fechar avançado nigeriano de 21 anos

O Estrela da Amadora está em negociações com o jovem avançado do Ararat, Mathew Gbomadu. O nigeriano está perto de assinar um contrato de dois anos e meio.

Surpresa: André Silva tem cláusula especial em caso de interesse do FC Porto

André Silva está a ser um dos destaques do Elche e pode regressar ao FC Porto por apenas quatro milhões de euros.