📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A reconstrução da Chapecoense

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Brasileira

O dia 29 de novembro de 2016 está marcado como a data que ocorreu a maior tragédia esportiva de todos os tempos. O acidente com o avião da LAMIA na Colômbia, que vitimou 71 pessoas, deixou o mundo chocado e muito mais entristecido. Mas não estou aqui apenas para relembrar esse fato que todos já sabem. Quero falar de futebol e do processo de reconstrução que a Chapecoense está passando.

Imaginem o seguinte cenário: De um dia para o outro o seu clube não tem mais nenhum jogador, nem comissão técnica e também não conta com boa parte da diretoria. Isso é algo devastador para qualquer clube e é claro se a razão for uma tragédia a situação piora ainda mais. Alguns jogadores iriam ser negociados, como o zagueiro Thiego que assinaria na Colômbia um pré-contrato com o Santos, e essas negociações gerariam receita ao clube. Como elas não aconteceram é como se a Chapecoense tivesse perdido todo o seu plantel gratuitamente. E agora sem jogadores, sem comissão técnica e sem dinheiro em caixa, como o clube irá fazer para disputar as várias competições oficiais, incluindo a Libertadores da América, em 2017?

Da tragédia até o dia do primeiro jogo oficial na temporada foram menos de dois meses. Em cerca de um mês após o acidente o time já teve que iniciar a sua pré-temporada. A Chape sempre formou seus elencos aproveitando os jogadores que estavam livres no mercado e jogadores oriundos, por empréstimo, de outros clubes. O novo presidente eleito, Plínio David de Nês, e o novo diretor de futebol, Rui Costa, mantiveram essa política que sempre deu certo na Chapecoense. Vale lembrar que essa política de contratação levou o clube da Série D, em 2009, à Série A, em 2013. Uma ascensão meteórica e o que é mais admirável é que o clube conseguiu permanecer na primeira divisão nacional, inclusive realizando boas campanhas.

Festejos como este motivarão o reerguer da Chape Fonte: Chapecoense
Festejos como este motivarão o reerguer da Chape
Fonte: Chapecoense

A nova Chape possui 37 jogadores no seu elenco principal, incluindo os jogadores de base que foram promovidos. Impressionantemente esses jogadores não foram contratados aleatoriamente ou no desespero (o que seria até normal pelas condições que o clube se encontrava). Os contratados passaram por uma avaliação da nova comissão técnica e da diretoria. Isso mostra a força de superação que o clube teve, pois mesmo em um momento delicado de sua história a Chapeconse manteve a “cabeça fria” e não mudou a sua filosofia de contratações. Entre os reforços da nova Chape, podemos destacar o goleiro Artur Moraes (ex-Benfica) e o meia Dodô (ex-Atlético Mineiro).

Esse é um processo lento e gradual. A própria torcida do Verdão de Chapecó está ciente disso e apoiou o clube no primeiro amistoso do ano (empate em 2 x 2 contra o Palmeiras) e no primeiro jogo oficial na temporada (empate em 0 x 0 contra o Joinville). Só os torcedores da Chape sabem o que estão sentindo. Os clubes da Série A estavam dispostos a pedir à CBF, Confederação Brasileira de Futebol, que isente a Chapecoense do rebaixamento por três temporadas. Uma atitude nobre dos clubes, mas a direção do time catarinense recusou essa proposta pois acredita que o mérito de permanecer na elite do futebol nacional tem que ser conquistada dentro do campo. Esplêndida atitude.

A Chapecoense ainda não possui um time titular definido, mas a expectativa de todos é que o grupo em geral tenha condição de mostrar o seu valor. Acredito que a Chapecoense fará uma grande temporada e conquistará os seus objetivos. Torcida para isso o time terá, não apenas no Brasil como no mundo inteiro.

Foto de capa: Chapecoense

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges esclarece questão do tablet, comenta lance do Santa Clara x Sporting e atira: «Há muita falta de respeito para com o Sporting e...

Rui Borges projeta o Vitória SC x Sporting. Leões deslocam-se a Guimarães para a jornada 15 da Primeira Liga.

Rui Borges e o Vitória SC x Sporting: «Às vezes, o destino tem isto»

Rui Borges projeta o Vitória SC x Sporting. Leões deslocam-se a Guimarães para a jornada 15 da Primeira Liga.

Sérgio Conceição revela: «Inscrevi-me na universidade aos 51 anos»

Sérgio Conceição deu uma entrevista, na qual falou sobre vários temas. Técnico português revelou inscrição na universidade.

Vitinha muito elogiado por De Rossi: «Tenho alguém que joga como avançado, médio ofensivo, lateral, faz tudo»

Daniele De Rossi deixou elogios a Vitinha no final do Genoa x Atalanta. Caseiros perderam por 1-0 em jogo da Serie A.

PUB

Mais Artigos Populares

Flamengo oferece 2 anos de contrato a Filipe Luís, mas ainda há divergências: eis o ponto de situação

O Flamengo e Filipe Luís estão em negociações para uma renovação de contrato. Eis o ponto de situação.

Ex-Benfica Vlachodimos e os primeiros tempos no Sevilha: «Sinto-me bem por ser importante para a equipa»

Odysseas Vlachodimos falou sobre os primeiros tempos no Sevilha e o futuro. Guarda-redes está emprestado pelo Newcastle.

Bruno Fernandes numa lista de peso: Manchester United de Ruben Amorim com baixas importantes para o jogo do Boxing Day frente ao Newcastle

O Manchester United de Ruben Amorim tem várias baixas confirmadas para o jogo do Boxing Day, frente ao Newcastle. Bruno Fernandes é a ausência mais notada.