Cabeçalho Liga Brasileira

Nessa semana foram definidos os classificados à terceira fase da Copa do Brasil. A edição atual da competição trouxe significativas mudanças no seu regulamento. Assim, na atual edição serão disputadas, no total, oito fases – uma fase a mais que na edição anterior – e teve inclusão de mais clubes participantes.

As principais mudanças foram nas duas primeiras fases que agora contam com jogo único. Na primeira fase, o time de pior posicionamento da C.B.F. jogou em casa e o time visitante teve a vantagem do empate. Esse critério, a meu ver, não ajuda o time de menor expressão, pois a equipe terá que sair para vencer a partida e isso muda totalmente a estratégia tática da equipe menor quando enfrenta um clube maior. O correto seria ir para a disputa de penaltis ou fazer o replay do jogo na casa do time que foi visitante (assim como funciona nas Copas Inglesas). Na segunda fase também tivemos jogo único, porém o mandante foi definido por sorteio – o que é um erro pois a equipe menor deveria jogar em casa – e se acontecesse empate na partida o jogo iria para os penaltis.

O Grêmio é o atual campeão da Copa do Brasil Fonte: ESPN.com Imagem: ESPN.com
O Grêmio é o atual campeão da Copa do Brasil
Fonte: ESPN.com

Até ao momento, a competição nos reservou algumas surpresas, as principais foram as eliminações do Coritiba, Avaí e Ponte Preta – todos os três clubes estão na Série A – que jogaram em casa e perderam para o ASA (Série C), Luverdense (Série B) e Cuiabá (Série C), respectivamente.

Veja abaixo os confrontos e as datas dos jogos da terceira fase da competição. Lembrando que os times que disputam a Copa Libertadores da América (Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Botafogo, Chapecoense, Flamengo, Grêmio, Palmeiras e Santos), além do campeão da Copa Verde (Paysandu), da Copa do Nordeste (Santa Cruz) e da Série B (Atlético-GO), entram na competição já nas oitavas de final. Em negrito, encontram-se os favoritos para passar à quarta fase da competição:

Anúncio Publicitário

 

3ª Fase da Copa do Brasil

 

ABC-RN x São Paulo-SP (08.03 e 15.03)

Goiás-GO x Cuiabá-MT (08.03 e 15.03)

Joinville-SC x Gurupi-TO (08.03 e 15.03)

Murici-AL x Cruzeiro-MG (08.03 e 15.03)

Sampaio Corrêa-MA x Internacional-RS (08.03 e 15.03)

Boavista-RJ x Sport-PE (08.03 e 15.03)

Criciúma-SC x Fluminense-RJ (09.03 e 15.03)

Vasco-RJ x Vitória-BA (09.03 e 15.03)

Luverdense-MT x Corinthians-SP (09.03 e 16.03)

ASA-AL x Bahia-BA/Paraná-PR (sem datas definidas)

 

Artigo revisto por: Diana Martins

 Foto de capa: CBF