📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Corinthians, líder ameaçado

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Brasileira

O Corinthians foi o time mais surpreendente do futebol brasileiro em 2017, pelo menos até o final do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O primeiro semestre do Timão foi fantástico. O título do Campeonato Paulista, a invencibilidade de cinco meses – nesse período o Corinthians ficou 34 jogos sem perder – e um aproveitamento incrível de 82,5% no primeiro turno do Brasileirão fizeram que a equipe do Parque São Jorge fosse considerada a sensação nacional. Se considerarmos que o elenco corintiano chegou a ser apontado no início do ano como apenas o quarto mais forte do estado de São Paulo e que os seus rivais – locais e nacionais – possuíam um poder de investimento muito maior, todos os elogios dados à equipe e ao treinador Fábio Carille eram justificáveis.

Porém, o returno do Brasileirão começou e o futebol corintiano despencou. Curiosamente em julho o treinador Renato Gaúcho, do Grêmio, soltou a seguinte frase: “O Corinthians vai despencar.

Anote o que estou falando.” O presságio do treinador gremista acabou acontecendo. Na época o Grêmio era o principal concorrente do Corinthians pelo título brasileiro. Entretanto, o treinador gremista não contava que a sua equipe também iria despencar no returno. É verdade que o Grêmio está na semifinal da Copa Libertadores e por isso mesclou em alguns jogos a sua equipe que foi à campo no Campeonato Brasileiro. Mas se considerarmos apenas os resultados brutos no returno o Grêmio vai mal.

O técnico Fábio Carille precisará “resgatar” um pouco do Corinthians do primeiro semestre para que o time vença o Campeonato Brasileiro Fonte: r7.com
O técnico Fábio Carille precisará “resgatar” um pouco do Corinthians do primeiro semestre para que o time vença o Campeonato Brasileiro
Fonte: r7.com

Os 82,5% de aproveitamento corintiano no primeiro turno caiu para apenas 36% se considerarmos apenas o segundo turno. Essa é uma diferença brutal de aproveitamento que jamais foi vista na história dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro. O futebol apresentado atualmente pela equipe é bastante fraco. A equipe não consegue ter o controle do jogo e exercer sua agressividade em campo, principalmente em Itaquera quando se espera mais intensidade do time. No primeiro turno o futebol corintiano não era vistoso – como não é de qualquer equipe do futebol brasileiro – mas o time correspondia em campo. Jogava mais compactado, não dava espaço para as investidas adversárias, atuava de forma cirúrgica e fazia o famoso “jogo por uma bola”. Os resultados vieram e essa “gordura” adquirida na primeira metade da competição está sendo gasta a todo direito no returno.

A queda de rendimento do Corinthians está ligada a queda do rendimento de seus principais jogadores. Os laterais Guilherme Arana e Fágner; os meias Jadson e Rodriguinho e o atacante Romero estão apresentando um futebol abaixo da crítica. Esses cinco jogadores foram destaques da equipe no primeiro turno – juntamente com o centroavante Jô que continua em uma boa fase – mas aparentam que “desaprenderam” a jogar.

Para a sorte corintiana os seus rivais diretos ao título brasileiro também não cansam de tropeçar. Porém, com os últimos insucessos da equipe e a evolução de Palmeiras e Santos a diferença para o segundo colocado que era superior a 10 pontos caiu para apenas seis pontos. Restando ainda 24 pontos para ser disputado na competição o título corintiano que parecia certo começa a estar em dúvida.

A certeza que temos é que o futebol apresentado pela equipe no primeiro semestre não será mais visto nessa temporada. Algumas convicções do treinador – relacionadas à formação da equipe – precisam mudar rapidamente e os jogadores necessitam mostrar mais qualidade em campo. Apenas assim o título brasileiro continuará com chances de ir para o Timão.

Foto de capa: Folha.uol.com.br

César Mayrinck
César Mayrinckhttp://www.bolanarede.pt
Enquanto criança queria ser jogador de futebol e para o bem dos torcedores do Atlético Mineiro não foi aprovado no teste. Encontrou nas palavras a melhor maneira de se expressar sobre a sua paixão, o futebol. Amante do futebol brasileiro e do futebol alternativo, acorda facilmente às três horas da madrugada para ver um jogo do campeonato neozelandês.

Subscreve!

Artigos Populares

Palmeiras de Abel Ferreira fecha médio por 5,4 milhões de euros

O Palmeiras fechou a contratação de Marlon Freitas ao Botafogo. Médio de 30 anos assinará contrato de três épocas.

Dodi Lukebakio deixa mensagem nas redes sociais: «Mal posso esperar para voltar»

Dodi Lukebakio deixou mensagem nas redes sociais. Avançado do Benfica está a recuperar de uma fratura no tornozelo.

Presidente do Estrela Amadora confirma Sidny Cabral no Benfica: eis todos os detalhes

Sidny Cabral vai mesmo ser jogador do Benfica. Paulo Lopo, presidente do Estrela Amadora, revelou todos os detalhes.

Gonçalo Ramos pode trocar PSG por gigante da Premier League

O Liverpool está interessado em Gonçalo Ramos. Reds ponderam contratar avançado português do PSG por empréstimo.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting continua com prioridade em mente e vinda de Luís Guilherme não muda isso

O Sporting olha para o mercado de janeiro. Vinda de Luís Guilherme, caso aconteça, não trava contratação de outro extremo.

É um dos principais alvos do FC Porto, tem «dezenas de clubes interessados» e pode sair: «Há conversas em várias frentes»

Ziemowit Deptula, presidente cessante do Jagiellonia, falou sobre a situação de Oskar Pietuszewski, alvo do FC Porto.

CAN 2025: Angola regista o primeiro ponto ao empatar com Zimbabué

A Angola empatou 1-1 com o Zimbabué na segunda jornada da CAN 2025. Gelson Dala marcou o primeiro golo do jogo.