É um clássico gaúcho, che!

- Advertisement -

brasileirao

Estamos no Rio Grande do Sul. Mas esta é uma terra diferente das restantes do Brasil. É o Estado mais a sul de Terras de Vera Cruz. Aqui o clima é frio. As pessoas comem carne de churrasco até no pequeno-almoço. Tomam o famoso chimarrão (não, o chimarrão não é nenhuma carne, mas sim uma folha de chá) e ainda têm a mania de tratar os outros por che! Talvez uma mera coincidência de quem está tão perto das pampas. Hoje é dia do clássico entre Grêmio e Internacional. E a cidade de Porto Alegre vai parar.

– “Que é isso? Camisa azul? Não, não. Azul não pode ser! Veste antes esta vermelha.”

– “Corrigindo os testes com caneta vermelha? Ah, larga isso! Toma esta caneta azul.”

É isto que os adeptos de uma e outra equipa poderão ouvir dos mais fanáticos. E ninguém escapa a estes comentários quando se faz tão escandalosa ignomínia. O Grêmio é tricolor. Azul, preto e branco. O Inter joga com o tradicional vermelho e branco. Tricolor e Colorado. O clássico do sul. Este é o GreNal!

GreNal, um clássico de super-heróis Fonte: zerohora.clicrbs.com.br
GreNal, um clássico de super-heróis
Fonte: zerohora.clicrbs.com.br

Ambos os emblemas têm um grande historial. O Grêmio já foi duas vezes campeão brasileiro e tem quatro Copas do Brasil. O Inter é tricampeão mas só tem uma copa do Brasil. Em termos internacionais equivalem-se. Duas Libertadores para cada um e um mundial de clubes também. Em termos de Estaduais há vantagem para o Colorado: são 42, enquanto os rivais gremistas têm 36. Só que existe um título que os gremistas gostariam de não ter. E esse título ninguém quer: campeão da Segunda Divisão por uma vez, em 2005. O Internacional nunca desceu de divisão.

Ah, e a célebre frase do “clássico é clássico e vice-versa” foi proferida por Mário Jardel em vésperas de um GreNal. O passado conta pouco para cada jogo, de facto. Ambos os clubes têm história. Os dois contribuem para que o Rio Grande do Sul e o Brasil fiquem cada vez mais alegres.

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Nassr bate Al Riyadh pela margem mínima sem Cristiano Ronaldo nos eleitos

O Al Nassr derrotou o Al Riyadh por 1-0, na jornada 20 da Liga da Arábia Saudita. Cristiano Ronaldo ficou ausente da partida.

Juventus empresta João Mário ao Bolonha

O Bolonha oficializou a contratação de João Mário. Lateral português chega por empréstimo da Juventus.

Ibiza assegura empréstimo de Arnau Solá ao Arouca

Arnau Solá é o mais recente reforço do Ibiza. O lateral chega a Espanha por empréstimo do Arouca até ao final da temporada.

Sporting regressa a Alcochete e informa a data e hora da próxima antevisão de Rui Borges

O Sporting treinou esta segunda-feira na Academia Cristiano Ronaldo. Leões voltam aos trabalhos na quarta-feira.

PUB

Mais Artigos Populares

Nikos Athanasiou também deixa o Rio Ave para ingressar no Olympiacos

O Rio Ave oficializou mais uma saída no plantel, o lateral Nikos Athanasiou despede-se de Vila do Conde para regressar ao Olympiacos.

Já são conhecidos os árbitros do Sporting x AVS SAD e do Fafe x Torreense na Taça de Portugal

André Narciso vai arbitrar o Sporting x AVS, enquanto Miguel Nogueira estará no Fafe x Torreense. Ambos os jogos são relativos à Taça de Portugal.

Bernardo Martins deixa Moreirense e assina pelo Kifisias

Bernardo Martins foi confirmado como o mais recente reforço do Kifisias. O médio português chega à Grécia, onde terá a sua primeira experiência fora de Portugal.