brasileirao

Ary Barroso, natural das montanhosas Minas Gerais, escreveu a letra da música “Aquarela do Brasil”. É um tema que, praticamente, se escusa de apresentações. E retrata o grande país lusófono com uma precisão sem igual. E é isso que o Brasil é: um país intrigante, de bamboleio, de fontes murmurantes e onde a lua e até o sol vêm brincar. Brasil é sol e calor. É gingar e sonhar. Brasil é futebol. A nação do desporto rei.

Belo Horizonte, capital mineira. Nem de propósito o destino me colocou em lugar melhor do que no local de nascimento do nosso querido Ary. Quatro horas da tarde. Dirijo-me para o Estádio (ou arena, como agora está na moda) Independência, para assistir ao encontro entre o Atlético Mineiro e os congéneres de Goiânia. O segundo classificado contra o lanterna vermelha da classificação. Tenho um chope geladinho na mão. Termino-o. Entro no Estádio. Não consigo ficar quieto. Eles saltam. Também tenho saltar. E o jogo todo nisto.

A festa da torcida brasileira / Fonte: veja.abril.com.br
A festa da torcida brasileira
Fonte: veja.abril.com.br

-Galo! Galo! Galo! É por este nome que é conhecido o Atlético Mineiro. E o Atlético Goianiense já fazia o 0-2, ainda na primeira parte. A torcida esmorece, mas mesmo assim ainda canta: “O Galo é o time da virada!”. E a reviravolta quase se concretizou. Gaúcho deu o empate no último suspiro de um jogo sofrido. O resultado final foi uma igualdade a dois. E o fatum , o maroto, ordenou que aquele ponto desse ao Galo o segundo lugar no Brasileirão e a consequente entrada direta na Libertadores, que haveria de vencer. De acordo com as leis de aritmética, no fundo, vi o Atlético conquistar a coroa do futebol sul-americano. Mas tinha saudades. Voltei para terra lusa. Como um bom filho torna a casa.

“Aqui na terra estão jogando futebol, tem muito samba, muito choro e rock n´roll”. Grande mestre Chico Buarque. E olhem que ele chegou a dizer que nada há de mais artístico do que uma partida de futebol. O jogador é o rei, o artesão que constrói lances maravilhosos.

Anúncio Publicitário

E então, já descobriram o que é o Brasil? É uma aquarela. Terra de samba e pandeiro. E nele vivemos a mais portuguesa das palavras: saudade.

Comentários