📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

brasileirao

Em Portugal inventou-se uma das maravilhas do século XXI: a Via Verde. Sem querer fazer publicidade gratuita – até porque não é essa a função do jornalista, que deve abrir o leque de opções e não restringi-las – o moderno sistema permite que o carro não pare numa zona de portagem e prossiga, veloz e errante, o caminho até ao seu destino. Houve outros países que obviamente introduziram a ideia. O Brasil foi um deles – lá, o sistema chama-se “Sem Parar”. O nome diz tudo.

Apesar disso, não foi apenas no asfalto que o “Sem Parar” se fez sentir. Também no futebol o desejo da velocidade se exprimiu. Assim, mesmo em tempos de grandes competições internacionais, como é o caso do Mundial ou da Copa América, o Brasileirão continua. Incrível, não é? Só neste ano de 2014, com o “escrete” a jogar em casa, é que o campeonato principal de futebol daquele país finalmente parará. E isto só porque é jogado precisamente em casa. Ora, se o calendário de todas as competições é apertadíssimo, o que dizer depois de quase dois meses de interregno? Até me apetece dizer que os times brasileiros saíram da Libertadores de propósito. Libertadores estranha, a deste ano…

Serie A só vai parar porque a Copa é em casa… Fonte: elefanteverde.com.br
Serie A só vai parar porque a Copa é em casa…
Fonte: elefanteverde.com.br

Esta é a prova de que as grandes competições, com seus respetivos calendários e horários, são escolhidos ao sabor das vontades dos europeus. Muitos falam do calor que se fará sentir no Brasil. Mas muitos se esquecem, também, de que lá é inverno. Abaixo de Minas Gerais será frio a tempo inteiro. São Paulo que o diga. Ainda esta semana caiu neve na maior cidade das Américas. Por isso, antes de falar mal do futebol brasileiro – para os céticos, claro está – pensem nas vicissitudes de um país periférico em termos de poder internacional. Sim, porque em termos de vitórias de seleção, elas estão aí para esclarecer qualquer descrente.

Observação: O Fla-Flu é o jogo mais charmoso do Rio de Janeiro. Disso ninguém duvida. Na Séria A deste ano deu Flu. 2-0. Placard final. Os tricolores estão bem melhores do que os congéneres cariocas. Só que o clássico deste ano teve um aperitivo especial: pela primeira vez, ambos os técnicos de cada equipe eram negros. Num clássico centenário, ainda não tinha havido oportunidade para que tal acontecesse. O Flamengo sempre teve mais ligação aos negros da cidade. Fundado que foi por bases populares. Mas o Fluminense, apesar de ser mais elitista, contou igualmente com muitos mulatos durante o século de existência da instituição. É sempre bonito ver que no Brasil o futebol não se move através da cor das pessoas. Só existe uma: a humanidade.

Daniel Melo
Daniel Melohttp://www.bolanarede.pt
O Daniel Melo é por vezes leitor, por vezes crítico. Armado em intelectual cinéfilo com laivos artísticos. Jornalista quando quer. O desporto é mais uma das muitas escapatórias para o submundo. A sua lápide terá escrita a seguinte frase: "Aqui jaz um rapaz que tinha jeito para tudo, mas que nunca fez nada".                                                                                                                                                 O Daniel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Alvo de vários clubes na Premier League fica com cláusula de 73 milhões de euros para janeiro

Antoine Semenyo, avançado do Bournemouth, pode ser solução imediata para vários gigantes ingleses, já que não vai jogar a CAN.

Dani Benítez revela drama vivido após doping por cocaína: «Durante sete meses pensava em suicidar-me»

Dani Benítez, antiga promessa do Granada, admite ter pensado em suicídio durante meses, por conta das drogas.

Thomas Tuchel promete falar com todos os jogadores da pré-lista de Inglaterra para o Mundial 2026

Thomas Tuchel, selecionador inglês, garantiu que vai contactar todos os jogadores que estão na pré-lista, para o Mundial 2026.

Ronald Koeman confiante no futuro dos Países Baixos: «Não vejo muitas equipas que sejam superiores a nós»

Ronald Koeman, selecionador neerlandês, acredita no potencial dos Países Baixos e já aponta o caminho para subir de nível.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez: «As críticas e as dúvidas fazem parte. O que não gosto são críticas que não são merecidas ou mentiras»

Roberto Martínez esteve num almoço do International Club of Portugal. Depois de levar Portugal ao Mundial 2026, técnico falou da seleção.

Roberto Martínez presente no International Club of Portugal: «É uma oportunidade para aprender mais sobre o nosso povo português»

Roberto Martínez esteve num almoço do International Club of Portugal. Depois de levar Portugal ao Mundial 2026, técnico falou da seleção.

Cristiano Ronaldo | O “Adeus” do Eterno Capitão

Com Cristiano Ronaldo, Portugal deixou de ser uma seleção que poderia surpreender para se tornar numa seleção que tinha de vencer.