📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

AFC Ajax 0-1 Valência FC: Quem disse que dez pontos chegavam para seguir em frente?

- Advertisement -

Em Amesterdão, o Ajax recebeu o Valência na última jornada da Liga dos Campeões a precisar de um ponto para garantir a passagem à fase seguinte da Liga dos Campeões. Contudo, a formação de Ten Hag acabou derrotada por 0x1, com um golo de Rodrigo a colocar os espanhóis no primeiro lugar do grupo, fazendo cair o Ajax para a Liga Europa. Afinal de contas…quem disse que dez pontos chegavam para passar aos “oitavos”?

Num início de jogo tremendamente equilibrado, foi a o conjunto forasteiro a visar a baliza adversária com perigo pela primeira vez. Na sequência de um canto, Rodrigo cabeceou a milímetros do poste da baliza de Onana. A formação do Ajax só viria a responder meia dúzia de minutos depois, com um remate de Tadic a assustar o guardião adversário.

Sensivelmente a meio do primeiro tempo, eis que surgiu o momento mais marcante de todo o jogo. Ferrán Torres descobriu Rodrigo – colocado em jogo de forma pouco ortodoxa por Veltman – e o avançado tratou de inaugurar o marcador com um belo remate. Numa altura em que, no outro jogo, o Chelsea já vencia o Lille, o Ajax cairia para o 3º lugar e a necessitar de reagir para poder seguir em frente na Liga dos Campeões.

Tardou a reação da equipa de Tem Hag, mas foi isso que tornou os minutos a anteceder o intervalo bem mais interessantes. Primeiro, Mazraoui com um remate cruzado quase que enganava Domenech num lance com seis unidades holandesas dentro da grande área. De seguida, um toque subtil de van de Beek parecia suficiente para o empate, não fosse Gayá a cortar quase em cima de linha. A fechar o primeiro tempo, também Rodrigo dispôs de uma fantástica hipótese para bisar, mas o resultado seguiria para o intervalo com 0x1 no marcador.

Era preciso ter em conta o que se passava no outro jogo do grupo – jogo esse que o Chelsea ia vencendo por 2×0 –, o que obrigava o Ajax a pontuar. Numa tentativa clara de encontrar o caminho da baliza adversária, foram várias as tentativas na fase inicial da segunda parte, mas persistia o mesmo cenário: várias ações ofensivas, falhas cruciais no último terço.

Tal como seria de esperar, a formação orientada por Cedales recuou as linhas e passou a apostar mais no contra-ataque. E até foi Rodrigo quem voltou a estar perto de abanar as redes da baliza adversária, com um remate surpreendente a rasar o poste da baliza de Onana na única vez que o Valência conseguiu criar perigo.

O Ajax não desistia e persistia, tentando a sua sorte de todo o lado e de todas as formas possíveis, mas a bola continuava a não encontrar o caminho da baliza: o falhanço de Ziyech na cara do golo e o pontapé acrobático de Lang, em momentos quase seguidos, passaram ao lado do poste.

Veja-se só que foi preciso esperar pelo minuto 89’ para ver a formação da casa a rematar à baliza pela primeira vez. Ziyech, de fora da área, atirou para defesa espantosa de Domenech. Instantes depois Gabriel Paulista viria a deixar os espanhóis em inferioridade numérica, devido a agressão a Tadic, mas o resultado não sofreria qualquer alteração até ao final.

O Ajax, que à entrada para a última jornada se encontrava na liderança do grupo, cai, assim, para o 3º posto com 10 pontos, vendo a ultrapassagem de Chelsea e Valência (com 11) a revelarem-se fatais nas aspirações dos holandeses em continuar numa prova onde brilharam na época transata.

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES:

AFC Ajax: Onana, Tagliafico (Siem de Jong, 89’), Blind, Veltman, Mazraoui, Martinez, Alvarez (Dest, 46’) , Donny van de Beek, Lang (Huntelaar, 70’), Ziyech e Tadic.

Valência FC: Domenech, Gayá, Diakhaby, Gabriel Paulista, Wass, Soler, Coquelin, Parejo, Ferrán Torres (Mangala, 90+5’), Kevin Gameiro (Vallejo, 54’) e Rodrigo.

Miguel Simões
Miguel Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Já com uma licenciatura em Comunicação Social na bagagem, o Miguel é aluno do mestrado em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra. Apaixonado por futebol desde tenra idade, procura conciliar o melhor dos dois mundos: a escrita e o desporto.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cláudio Ramos: «Em três erros nossos, foram três golos»

Cláudio Ramos analisou o desfecho entre FC Porto e Vitória SC. Os dragões defrontaram os vimaranenses nos quartos de final da Taça da Liga.

Eis os 4 destaques do FC Porto x Vitória SC

O Vitória SC derrotou o FC Porto nos quartos de final da Taça da Liga. Confere os destaques do encontro disputado no Estádio do Dragão.

Vitória SC derrota FC Porto e avança para a final four da Taça da Liga

O Vitória SC garantiu a passagem às meias finais da Taça da Liga, após derrotar o FC Porto por 3-1, no Estádio do Dragão.

Sporting aplica goleada ao AEK e aguarda desafio frente ao Benfica

O Sporting recebeu e venceu o AEK por oito bolas a três, em jogo da segunda mão dos oitavos de final da Champions de Futsal.

PUB

Mais Artigos Populares

Lazio elimina AC Milan da Taça de Itália

A Lazio recebeu e venceu o AC Milan por uma bola a zero, em jogo dos oitavos de final da Taça de Itália.

Diogo Dalot marca, mas Manchester United falha o assalto ao top 5

O Manchester United não foi além de um empate a uma bola esta quinta-feira, em jogo da 14.ª jornada da Premier League.

Samu Silva opera reviravolta no marcador no jogo contra o FC Porto

Samu Silva marcou o segundo golo do Vitória SC frente ao FC Porto, no último jogo dos quartos de final desta edição da Taça da Liga.