📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

As 6 nações com mais presenças em finais da Liga dos Campeões

- Advertisement -

1 de junho de 2019, Wanda Metropolitano, Madrid.

Há muito que a data da final da Liga dos Campeões 2018/19 está definida e os adeptos de futebol, espalhados pelos quatro cantos do mundo, já anseiam pela chegada do dia. Um embate entre o Liverpool FC e o Tottenham Hotspur que é imprevisível e que poderás apostar em https://www.betfair.com/br.

Este ano a final joga-se em Espanha, nação que conta no seu historial com 18 campeões e 11 finalistas vencidos, muito às custas do FC Barcelona e do Real Madrid. Mas será a Espanha a nação que mais vezes viu os seus clubes a atingirem o topo do futebol europeu?

6.

Sob o comando de Mourinho, o FC Porto teve duas épocas de sonho e sucesso na Europa
Fonte: FC Porto

Portugal – FC Porto e SL Benfica foram as únicas equipas portuguesas a vencer a prova e ambas por duas ocasiões. Os encarnados contam ainda com mais cinco finais no seu currículo, mas no momento decisivo acabariam por perder a prova. A última final da Liga dos Campeões conquistada por uma equipa portuguesa foi em 2003/04, quando o FC Porto bateu o AS Mónaco por 3-0.

5.

De Ligt e De Jong celebram a eliminação da Juventus FC, em pleno Estádio de Turim Fonte: AFC Ajax

Holanda – Os sucessos do Ajax em quatro ocasiões e do Feyenoord e do PSV por uma ocasião cada um, colocam a nação dos Países Baixos na quinta posição. Ainda nesta época, o Ajax fez uma campanha europeia memorável, deixando pelo caminho equipas como o Real Madrid e a Juventus, mas caíram na meia-final frente ao Tottenham.   

4.

Fonte: FC Bayern

Alemanha – Sem surpresas, a Alemanha surge antes do pódio com sete títulos europeus conquistados pelos seus clubes e dez finais perdidas. Curiosamente, em 2012/13, a final europeia foi entre Bayern Munique e Dortmund, que os bávaros levaram de vencida. Essa seria a última vez que uma equipa alemã marcava presença na final até à presente temporada.

3.

Fonte: Liverpool FC

Inglaterra- A Inglaterra marca presença no pódio. Ainda que os clubes ingleses contem com tantas vitórias na Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões quanto os italianos (12), a verdade é que a presença transalpina em decisões é maior, com 28 finais contra 20 por parte dos ingleses.

O Liverpool é o emblema inglês com maior sucesso na prova e conta com cinco edições no palmarés, seguido do United, com três. O histórico Nottingham Forrest de Brian Clough tem duas e o Chelsea uma, assim como o Aston Villa.

Nesta edição de 2018/19, Liverpool e Tottenham marcam presença na final, o que significa que, de uma assentada só, o número de finais europeias por parte de clubes inglesas suba para as 22.

2.

Tendo já perdido duas finais da Liga dos Campeões, “Gigi” estaria certamente determinado a fazer com que a terceira fosse de vez
Fonte: Juventus FC

Itália- Na segunda posição deste ranking surge a Itália, nação que conta com 12 edições da Liga dos Campeões conquistadas pelos seus clubes e, em “vice-campeonatos”, não há quem leve a melhor – foram nada mais nada menos que 16 até aos dias que correm.

A Itália ocupa o segundo lugar na lista de nações que mais vezes viram os seus clubes conquistar a “orelhuda”e muito disso, deve-as às prestações do histórico AC Milan. A formação rossonericonquistou o troféu mais importante do futebol europeu em sete ocasiões, a última delas na temporada 2006/07.

Depois disso, a equipa rossonerinão voltou a estar na decisão e assistiu à vitória do rival Inter de Milão em 2009/10, que com Mourinho conquistou a terceira Liga dos Campeões da sua história. A Juventus conta com duas vitórias da competição e perdeu-a em sete ocasiões, duas delas nos últimos cinco anos, precisamente com equipas da nação que se segue na lista.

1.

Fonte: Real Madrid CF

Espanha – Ninguém tem tanto sucesso nas competições europeias como os representantes do futebol espanhol, muito por culpa das prestações superlativas do Real Madrid que venceu por 13 ocasiões e do FC Barcelona que venceu outras cinco vezes a prova de clubes mais importante do continente.

À exceção destes dois colossos, mais nenhuma outra equipa espanhola venceu a competição até aos dias que correm, mas há pelo menos dois emblemas que merecem menções honrosas. Primeiro, o Atlético de Madrid, emblema que nunca venceu a competição, mas já foi finalista em três ocasiões e, de seguida, o Valência, em grande no início do novo milénio com duas presenças consecutivas na decisão, ainda que sem sucesso.

Foto de Capa: UEFA

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

PUB

Mais Artigos Populares

Prenda de Natal para Pep Guardiola? Alvo do Manchester City custa 72 milhões de euros

Antoine Semenyo está a ser apontado ao Manchester City. O jogador pode custar aos ingleses 72 milhões de euros.

Já passou pelo Braga e deixa aviso ao Barcelona: «Um clássico é muito mais do que três pontos»

Roberto Fernández é um dos destaques do Espanyol. O próximo encontro dos catalães será frente ao Barcelona, o maior rival.

Um olhar tático sobre o Vitória SC x Sporting: nuances, superioridades no corredor central e variabilidade ofensiva dos leões

O domínio do corredor central e a dinâmica ofensiva definiram as chaves do triunfo do Sporting diante do Vitória SC.