FC Barcelona 0-0 Juventus: Esta Velha Senhora não se deixa enganar facilmente

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Internacional

As bancadas de Camp Nou encheram-se da crença própria de quem já viveu um milagre. Sonhava-se com nova remontada.  Se há alguém podia virar um 3-0 desfavorável contra uma Juventus defensivamente irrepreensível, eram eles. Mas não foram.

A primeira parte ilustrou bem o quão árdua seria a tarefa do Barcelona. A defesa da Juventus, composta por uma linha de 4, com os laterais (Dani Alves e Alex Sandro) remetidos ao meio-campo defensivo, revelava-se impermeável, e as oportunidades, demoraram a aparecer no jogo.

A primeira, aliás, até pertenceu à Juventus, que aproveitou as subidas constantes e quase inconsequentes de Jordi Alba para explorar o corredor direito do seu ataque – Higuaín, descaído para oesse lado, “tabelou” com a perna de Busquets e disparou não muito acima da trave da baliza de Ter Stegen.

O Barcelona assustou-se, o seu público não, e a cada toque de bola sentia-se um “bruá” da tal esperança que só entende quem passa por Camp Nou. Contagiou os jogadores, e estes passaram a conseguir condicionar a Juventus na hora de sair com a bola, sufocando-a no seu próprio meio-campo até final da primeira parte.

O problema esteve, porém, em converter o ataque em oportunidades de golo. A única flagrante pertenceu a Messi que, num dos raros momentos em que a Juve cedeu espaços, foi servido por Suarez, em plena àrea, e rematou a rasar o poste esquerdo da baliza de Buffon.

Apesar do barulho da esperança blaugrana, os adeptos da Juve fizeram-se ouvir Fonte: BTSports
Apesar do barulho da esperança blaugrana, os adeptos da Juve fizeram-se ouvir
Fonte: BTSports

A segunda parte conheceu um jogo mais agitado. O meio-campo da Juventus, sobretudo Pjanic e Khedira, deixou de conseguir pressionar tão à frente como conseguira até então, e o Barcelona aproveitou para subir no terreno ainda que a primeira oportunidade de golo tenha pertencido à Vecchia Signora – quando Barcelona tentava sair a jogar, Dybala roubou a bola a Sergi Roberto, deu a Higuaín, este jogou para Cuadrado, que rematou a rasar o poste.

Depois disto, porém, o Barcelona tentou forçar o milagre. Trablhou para ele. Messi, com espaço que não esperava ter, esteve na génese de três boas oportunidades. Primeiro, à entrada da àrea, rematou perto do poste esquerdo de Buffon; depois, já com Alcácer em campo (entrado para o lugar de Rakitic), atrapalhando marcações, atirou por cima, na sequência de um canto mal defendido por Buffon e iniiciou uma jogada que ressaltaria para Sergi Roberto rematar por cima.

Massimiliano Allegri não gostava do que via e teve de tomar medidas. Abdicou do jogo exterior quando o adversário tinha a posse de bola e passou a incluir os laterais no corredor central. Uma estratégia reforçada com a entrada de Barzagli para o lugar de Dybala. Era o oficial trancar de portas do sonho blaugrana, que não conseguiu causar mais incerteza no desfecho da eliminatória.

 

O Barcelona tentou, teve a audácia de quem tenta seduzir, mas a Velha Senhora é experiente e não se deixa levar por quaisquer encantos a não ser os próprios. Que são muitos.

Está, por isso, no top quatro da elite europeia.

Foto de capa: Associated Press

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Darwin Núñez não joga mais até ao Mundial 2026

Com a eliminação do Al Hilal da Champions League Asiática, Darwin Núñez terminou oficialmente a época na Arábia Saudita, uma vez que não está inscrito no campeonato.

Rodrigo Nogueira assina contrato profissional com o Sporting

Rodrigo Nogueira assina contrato profissional com o Sporting. O jovem médio reforçou a ligação ao clube onde vai continuar a sua formação.

Bruno Fernandes furioso com a arbitragem: «É melhor eu não dizer nada»

Bruno Fernandes mostrou-se dececionado com a arbitragem da partida entre o Manchester United e o Leeds United.

Antigo presidente do Benfica deixa aviso para Rui Costa e garante: «José Mourinho deve continuar»

Manuel Damásio falou sobre a atualidade do Benfica. O antigo presidente das águias garantiu que José Mourinho deve continuar e falou sobre a gestão de Rui Costa.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Enrique avisa sobre a segunda-mão frente ao Liverpool: «Podemos sofrer um golo na primeira parte e o jogo fica em aberto»

Na antevisão da segunda-mão dos quartos de final da Champions League, frente ao Liverpool, Luís Enrique, alertou que não quer excesso de confiança por parte da equipa do PSG.

Jhony Conceição anuncia saída da equipa técnica de Bruno Lage

Jhony Conceição deixou oficialmente a equipa técnica de Bruno Lage. O técnico revelou a sua decisão nas redes sociais.

Gil Vicente e Tondela empatam em final dramático

O Gil Vicente foi ao terreno do Tondela empatar a duas bolas num encontro da 29.ª jornada da Primeira Liga.