Esta segunda-feira, realizou-se em Nyon o sorteio da primeira fase a eliminar tanto da Champions League como da Liga Europa. Depois de concluída a fase de grupos tanto de uma como de outra competição, começa agora a fase a eliminar. Já sem quaisquer equipas portuguesas em prova, o primeiro sorteio realizado foi o da Champions League, curiosamente, com equipas apenas das cinco melhores ligas europeias – Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França.

As bolas foram saindo e ditando a sorte dos sobreviventes da fase de grupos, mas não havia muito por onde fugir, considerando a qualidade das equipas que restam em prova.

Mesmo sem qualquer equipa portuguesa em competição, os motivos de interesse eram grandes, tendo em conta o número de jogadores e treinadores portugueses em competição.

Saiu a primeira bola e começou o desfile de jogadores portugueses nos quadros competitivos, o primeiro foi Raphael Guerreiro. O seu Borussia Dortmund vai defrontar o Paris Saint Germain. Mais um jogo e mais um português, desta feita Bernardo Silva. O Manchester City de Bernardo Silva terá como adversário o clube mais titulado nesta competição, o Real Madrid.

Anúncio Publicitário

Outro dos jogos mais aliciantes da eliminatória é o Atlético de Madrid de João Félix que irá ter de passar pelo atual campeão em título e atual líder da Premier League, o Liverpool, para seguir em frente na competição. A Juventus de Cristiano Ronaldo vai ter pela frente o Olympique de Lyon de Anthony Lopes. Já o Tottenham de José Mourinho vai ter de superar os alemães do Leipzig para passar à próxima fase.

Eis os jogos dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões
Fonte: UEFA

Seguiu-se o sorteio da Liga Europa e a ansiedade de descobrir os adversários dos clubes portugueses em prova: SL Benfica, FC Porto, Sporting CP, SC Braga. É caso para dizer que a sorte não sorriu aos representantes lusos que estão presentes na competição.

Com exceção do Sporting CP, que parece ter a tarefa mais facilitada ao defrontar o Istanbul Basaksehir FK, pese embora o ambiente difícil que é característico dos estádios turcos, as restantes equipas portuguesas vão enfrentar equipas que podem dificultar e muito as suas aspirações.

O SL Benfica vai defrontar o FC Shakhtar Donetsk, campeão ucraniano, de Luís Castro e o FC Porto vai medir forças com o Bayer 04 Leverkusen. Já o SC Braga vai enfrentar o The Rangers FC, clube que, recorde-se, complicou muito a vida aos dragões na fase de grupos desta prova.

Em suma, o SC Braga e o Sporting CP irão defrontar equipas que participaram na fase de grupos da Liga Europa, enquanto que o SL Benfica e FC Porto irão medir forças com clubes que caíram da liga milionária.

Para além destes jogos, os outros grandes destaques do sorteio foram o embate entre o Olympiakos FC e arsenal FC e o Eintracht Frankfurt contra o FC Salzburg.

Espera-se assim, para ambas as competições, uma longa caminhada recheada de grandes jogos, que terão, como sempre, cobertura do Bola na Rede.

Foto de Capa: UEFA

Artigo de opinião de Beatriz Mendes Marques e João Pedro Rocha