Sorteio dos grupos da Champions 2017/18: A caminho de Kiev

    Começando pelas equipas portuguesas. O Benfica ficou no grupo A, juntamente com o Manchester United, o Basel e o CSKA Moscovo. Olhando a isto, parece-me que o campeão português tem boas hipóteses de seguir em frente na prova, num grupo em que o favoritismo está, claramente, do lado do Manchester United e do clube benfiquista. No entanto, isso não impede que Basel e CSKA tenham de ser encarados com seriedade, pois qualquer um deles pode surpreender e garantir um lugar nos oitavos de final.

    O Benfica defrontará o Manchester United, o Basel e o CSKA no grupo A Fonte: SL Benfica
    O Benfica defrontará o Manchester United, o Basel e o CSKA no grupo A
    Fonte: SL Benfica

    Já o grupo do FC Porto parece ser o mais equilibrado do sorteio. Ao lado de AS Mónaco, Besiktas e RB Leipzig, o emblema portista também tem boas hipóteses de se apurar para a fase a eliminar, mas o mesmo acontece com os outros clubes. Mónaco e Besiktas são campeões dos seus clubes e o Leipzig foi segundo classificado na Alemanha, à frente do Borussia Dortmund, e esteve muitas jornadas no primeiro posto da classificação. Tudo pode acontecer neste grupo e não me parece que haja favoritos a passar aos oitavos.

    O FC Porto terá pela frente o Mónaco, o Besiktas e o RB Leipzig num dos grupos mais equilibrados da prova Fonte: FC Porto
    O FC Porto terá pela frente o Mónaco, o Besiktas e o RB Leipzig, num dos grupos mais equilibrados da prova
    Fonte: FC Porto

    Destaque para os regressos de Quaresma, Pepe, João Moutinho e Falcão ao Dragão nos jogos frente ao turcos e aos monegascos, que serão um atrativo extra para estes encontros.

    Por fim, o Sporting, cuja sorte não foi a mesma do que a de Benfica e FC Porto, vai ter de defrontar dois gigantes do Futebol europeu. No grupo D, terá pela frente Juventus e FC Barcelona, teoricamente muito mais fortes do que o emblema leonino, e o Olympiacos, que também não será um adversário fácil. À partida, aquilo que faz parecer é que o máximo a que os leões poderão aspirar na fase de grupos será o terceiro lugar do grupo, de maneira a ainda participar na Liga Europa. No entanto, o Olympiacos também lutará por esse lugar e, por isso, não se prevê uma fase de grupos nada fácil para o Sporting, que apenas com uma enorme surpresa passará aos oitavos de final.

    Com menos sorte, o Sporting jogará frente à Juventus, ao Barcelona e ao Olympiacos Fonte: UEFA
    Com menos sorte, o Sporting jogará frente à Juventus, ao Barcelona e ao Olympiacos
    Fonte: Sporting CP

    Olhando aos grupos restantes, aquele que pode ser considerado o grupo “da morte” é o grupo H, onde estão o campeão europeu Real Madrid, o Borussia Dortmund, o Tottenham e o APOEL. Apesar disso, todos os grupos parecem ser bastante equilibrados e há outros que também poderiam ser considerados “da morte”, como, por exemplo, o do Sporting ou o grupo B, onde estão Bayern Munique, PSG, Anderlecht e Celtic, ou o do Chelsea, Atlético Madrid, Roma e Qarabag.

    O Real Madrid, campeão em título, está inserido no grupo “da morte” juntamente com Dortmund, Tottenham e APOEL. Fonte: Real Madrid CF
    O Real Madrid, campeão em título, está inserido no grupo “da morte” juntamente com Dortmund, Tottenham e APOEL.
    Fonte: Real Madrid CF

    Quanto aos grupos teoricamente menos fortes, podemos olhar para o E e F. O grupo E é composto por Spartak Moskva, Sevilla, Liverpool e Maribor e o F por Shakhtar Donetsk, Manchester City, Napoli, Feyernoord.

    Ainda no evento onde foi realizado o sorteio foram atribuídos os prémios da UEFA. O melhor jogador da época foi Cristiano Ronaldo, numa atribuição bastante justa e que faz prever a sua vitória na Bola de Ouro, assim como a atribuição também a Ronaldo do prémio de melhor avançado. O melhor guarda-redes foi Buffon da Juventus. Sergio Ramos foi o melhor defesa e Modric o melhor médio, mostrando o domínio do Real Madrid nestes prémios da UEFA.

    Estão, por isso, lançados os grupos da Liga dos Campeões 2017/2018. Comecem, por isso, os jogos em campo, que só acabarão em Kiev, onde vai ser disputada a final. Esperamos, como é claro, que as equipas portuguesas cheguem o mais longe possível na competição e que, se possível, duas delas possam chegar à final. É complicado, claro, mas sonhar não custa. Que se inicie, então, a melhor prova de clubes do Mundo.

    Foto de capa: UEFA

    Artigo revisto por: Ana Rita Cristóvão

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Nuno Couto
    Nuno Coutohttp://www.bolanarede.pt
    Nascido no seio de uma família portista, o Nuno não podia deixar de seguir o legado e faz questão de ser um membro ativo na ação de apoiar o seu clube, sendo presença habitual no Estádio do Dragão, inserido na claque Super Dragões. Para ele, o futebol é quase uma terapia, visto que quando está a assistir a algum jogo se esquece de todos as preocupações. Foi futebolista federado, mas acabou por entender que o seu papel era fora das quatro linhas, e também para seguir os estudos em Novas Tecnologias da Comunicação.                                                                                                                                                 O Nuno escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.