SSC Napoli 1-1 FC Barcelona: Empate no San Paolo deixa tudo em aberto

- Advertisement -

A CRÓNICA – GRANDE SEGUNDA PARTE DO BARCELONA APENAS GARANTE EMPATE

A primeira mão dos oitavos de final entre Napoli e Barcelona, disputada no estádio San Paolo, terminou empatada a uma bola. O Barcelona teve muita posse de bola, mas apenas criou perigo no segundo tempo. O Napoli jogou principalmente em contra ataque, e contou com um grande momento de inspiração de Mertens. Apresentaram-se duas equipas bastante pressionantes que se anularam ao longo do encontro.

O Barcelona começou a dominar a posse de bola logo a partir do ínicio da partida, mas sem perigo, com muita lentidão na troca de bola. O Napoli demonstrou solidez defensiva e jogava à espera de um erro do adversário, apostando no seu poderoso contra ataque, e numa pressão intensa. E foi assim que surgiu o primeiro golo.

Aos 30’ Zielinski ganhou um ressalto no meio campo do Barcelona e assistiu Mertens. O avançado belga não vacilou e à entrada da grande área executou um remate colocadíssimo em direção ao poste mais distante.

Já com Arthur em campo, a construção de jogo do Barcelona aumentou de ritmo, instantaneamente. Aos 58’, Busquets com um grande passe descobre Nélson Semedo dentro da área do Napoli, que assiste Griezmann, e o avançado francês só teve de encostar.

Após o empate do Barcelona, o Napoli voltou a aumentar a pressão na construção de jogo dos catalães. O jogo ficou mais “partido”, com boas ocasiões de golo para ambas as equipas. O Barcelona, na segunda parte, continuava a ser “demolidor” na posse de bola, tal como na primeira, mas no segundo tempo atuou de uma forma mais dinâmica, criando mais perigo.

Aos 89’, Vidal foi expulso por acumulação de cartões amarelos, tendo sido admoestado por duas ocasiões na mesma jogada. Num primeiro momento, Vidal realizou uma entrada dura sobre Mário Rui, e de seguida ambos os jogadores entraram em confronto. O Barcelona ficou limitado no tempo restante da partida, e no jogo da segunda mão, que também não contará com Busquets, também por castigo.

A eliminatória será decidida em Camp Nou, e apesar do empate o Barcelona parte com uma ligeira vantagem devido ao golo marcado fora de casa. O Napoli terá a difícil tarefa de superar o Barcelona na Catalunha, apesar dos catalães estarem bastante limitados na gestão do seu plantel, tendo vários jogadores lesionados ou castigados.

A FIGURA

Fonte: FC Barcelona

Nélson Semedo – Grande exibição do lateral direito português. Defensivamente foi competente, anulando Insigne praticamente todo o jogo. Do ponto de vista ofensivo, teve uma prestação muito influente, atuando quase como um extremo, provocando dores de cabeça a Mário Rui. Foi sua a assistência para o golo do Barcelona, após uma grande desmarcação da sua parte, à qual Busquets correspondeu com um excelente passe.

O FORA DE JOGO

Fonte: FC Barcelona

Júnior Firpo – O lateral esquerdo do Barcelona realizou um jogo discreto, sendo pouco relevante na manobra ofensiva da sua equipa, e a cometer alguns erros defensivos. O golo do Napoli nasce de um erro seu, que perde a bola para Zielinski e deixa a defesa do Barcelona desprotegida.

ANÁLISE TÁTICA- SSC NAPOLI

A equipa de Gennaro Gattuso apresentou-se num esquema tático de 4-3-3 a atacar, com Demme a atuar como médio mais recuado, apoiado por Zielinski e Fábian Ruiz no centro do terreno. Callejón ocupou o corredor direito, enquanto Insigne foi o atacante responsável pelo lado oposto, e Mertens era a principal referência ofensiva. A defender, os extremos recuavam para junto dos centro campistas, formando uma formação de 4-5-1, com Mertens a ser o homem mais avançado no terreno da equipa napolitana. No decorrer da segunda parte, o Nápoles foi muito competente a defender, com um bloco muito bem organizado, e ofensivamente procurava, na maioria das vezes, sair a jogar em contra ataques rápidos.

11 INICIAL E SUBSTITUIÇÕES

David Ospina (6)

Giovanni Di Lorenzo (6)

Kostas Manolas (6)

Nikola Maksimovic (6)

Mário Rui (7)

Diego Demme (6)

Fabián Ruiz (6)

Piotr Zielinski (7)

José Callejón (6)

Lorenzo Insigne (6)

Dries Mertens (7)

SUBS UTILIZADOS

Arkadiusz Milik (6)

Matteo Politano (5)

Allan Loureiro (5)

 

ANÁLISE TÁTICA- FC BARCELONA

Quique Setién posicionou a equipa num esquema tático de 4-3-3, quer a atacar, quer a defender. Destaque para a aposta em Vidal no corredor direito, formando o trio de ataque juntamente com Griezmann, a partir da esquerda, e Messi no corredor central. A ausência de um ponta de lança de referência é bastante notada, sendo que Messi tinha de recuar constantemente no terreno para construir jogo, havendo uma lacuna no centro de ataque do Barcelona.

Com posse de bola, o Barcelona instalava-se no meio campo do Napoli. Com o recuo de Messi, os extremos Vidal e Griezmann movimentavam-se para o corredor central, permitindo a subida dos defesas laterais no terreno.

11 INICIAL E SUBSTITUIÇÕES

Marc-André ter Stegen (7)

Nélson Semedo (8)

Gerard Piqué (7)

Samuel Umtiti (6)

Júnior Firpo (5)

Sergio Busquets (7)

Ivan Rakitic (5)

Frenkie de Jong (6)

Arturo Vidal (6)

Antoine Griezmann (6)

Lionel Messi (7)

SUBS UTILIZADOS

Arthur Melo (7)

Ansu Fati (-)

Clément Lenglet (-)

Foto de Capa: FC Barcelona

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Diogo Mimoso Ferreira
Diogo Mimoso Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
Adepto desde muito jovem de bom futebol disputado dentro das 4 linhas, desde o Tiki-taka ao catenaccio. Saiu do litoral e estuda na Beira interior, tentando cumprir o seu sonho desde criança: Comentar e analisar futebol.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Trubin, Schjelderup e Pavlidis, os pastorinhos do milagre no Estádio da Luz | Benfica

Foi, precisamente, uma obra miraculosa o que se passou no Estádio da Luz e permitiu ao Benfica não só vergar o Real Madrid na Champions League, como também garantir, no roteiro mais inacreditável possível, a qualificação para os playoffs.

Francisco Cunha: o apanha-bolas dos sub-14 do Benfica que festejou com José Mourinho

Num momento de puro êxtase, José Mourinho abraçou o apanha bolas nos festejos do golo de Anatoliy Trubin. O jovem é Francisco Cunha, jogador dos sub-14 do Benfica.

Afonso Patrão troca o Braga pelo Westerlo

Afonso Patrão deixou o Braga e assinou pelo Westerlo. A transferência garantiu ao clube bracarense direitos de formação e uma percentagem numa futura transferência.

James Ward-Prowse troca o West Ham de Nuno Espírito Santo pelo Burnley

James Ward-Prowse vai jogar no Burnley até ao final da temporada, depois de o clube ter assegurado a sua chegada por empréstimo proveniente do West Ham.

PUB

Mais Artigos Populares

Douglas Luiz regressa ao Aston Villa por empréstimo da Juventus

Douglas Luiz vai voltar a vestir a camisola do Aston Villa. Regressa assim à Premier League por empréstimo da Juventus até ao final da temporada.

Sporting treinou no País Basco antes de regressar a Portugal

Após a qualificação histórica para os oitavos da Champions League, o Sporting realizou um treino de recuperação em Bilbao antes do regresso a Portugal.

José Mourinho: «O Benfica é o meu país, a minha casa fica a 20 minutos daqui. Estas são as pessoas do meu país, este...

José Mourinho deixou palavras de emoção para o Benfica. O técnico português falou sobre o sentimento vivido após a vitória frente ao Real Madrid.