Uma Europa portuguesa, com certeza

    No grupo F (onde se encontra o Vitória SC), são também algumas as caras familiares da nossa liga: em Londres, David Luiz (ex-Benfica) representa o Arsenal FC; o Standard de Liège conta com o português Orlando Sá e com o marroquino Carcela (ex-Benfica); o Eintracht Frankfurt tem três avançados de luxo no seu plantel (os portugueses Gonçalo Paciência e André Silva e o ex-Sporting Bas Dost) e o médio suíço Gelson Fernandes, que também passou pelo clube leonino.

    Gonçalo Paciência tem agora como colegas de ataque Bas Dost (ex-Sporting) e André Silva (ex-Porto)
    Fonte: Eintracht Frankfurt

    O grupo G, do Porto, tem somente dois futebolistas que passaram por Portugal: o português Edgar Ié joga no Feyenoord e Sulejmani (sérvio ex-Benfica) representa os Young Boys.

    No grupo H, há cinco jogadores pertencentes à lista: o Espanhol de Barcelona conta com o ex-Sporting Naldo e os ex-Benfica Corchia e Ferreyra (este último emprestado pelos encarnados); no Ferencvaros atua o brasileiro Isael Barbosa, que passou pelo Nacional da Madeira;  Jorginho Íntima (Ludogorets) teve curtas passagens por Arouca e Chaves.

    O  ‘I’ é o único grupo europeu sem qualquer ligação ao nosso país: no Saint-Étienne, Gent, Wolfsburg e Oleksandriya não se fala português.

    Já o grupo J tem quatro jogadores que andaram pela Primeira Liga: na AS Roma de Paulo Fonseca, o italiano Cristante (ex-Benfica) atua no meio-campo; os turcos do Başakşehir têm no plantel o português Miguel Vieira e os cabo-verdianos Ponck (ex-Farense, Paços de Ferreira, Chaves e Aves) e Carlos Rodrigues (ex-Farense).

    No grupo K (do Sporting de Braga) temos a equipa estrangeira mais “portuguesa” das duas competições:  o Wolverhampton Wanderers FC de Nuno Espírito Santo reúne os portugueses Rui Patrício, Rúben Vinagre, Bruno Jordão, João Moutinho, Rúben Neves, Diogo Jota e Pedro Neto e ainda o francês Boly (ex-Braga e Porto) e o mexicano Raúl Jiménez (ex-Benfica). No mesmo grupo, o Besiktas conta com o português Pedro Rebocho, com o ex-Benfica Douglas, com o ex-Sporting Diaby e com o ex-Vitória SC Tyler Boyd.

    No último grupo da Liga Europa, o ‘H’, temos os últimos seis futebolistas que passaram por Portugal: no Manchester United FC, o português Diogo Dalot tem a companhia dos ex-Benfica Lindelöf  e Nemanja Matić e do ex-Sporting Marcos Rojo; na Holanda, Félix Correia está emprestado ao AZ Alkmaar pelo Manchester City; Lazar Marković, que em tempos foi uma promessa entusiasmante do Benfica, voltou a casa, ao Partizan de Belgrado.

    Foto de capa: Wolverhampton Wanderers FC

    Revisto por: Jorge Neves

     

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Roger Schmidt: «Eles não criaram chances»

    Roger Schmidt já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Florentino Luís: «Não tivemos o futebol dos últimos jogos»

    Florentino Luís já reagiu ao desafio entre o Benfica...

    Conference League: eis os resultados desta quinta-feira

    A Liga Conferência já não tem treinadores portugueses com...