📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

O Real Betis Balompié foi treinado por Quique Sétien entre 2017 e 2019. Sob a sua orientação técnica, a equipa andaluz conseguiu um sexto lugar na Liga em 17/18, a melhor classificação do clube em 13 anos. Na temporada seguinte, a equipa viria a ter uma grande quebra na recta final do campeonato, conseguindo apenas três vitórias nas últimas 11 jornadas, deixando o clube sevilhana no décimo lugar.

Esta sequência de maus resultados fez com que a contestação dos adeptos com Quique Sétien aumentasse significativamente, fazendo com que este saísse do clube pela porta pequena no final da época.

Apesar deste final, a marca que que o actual treinador do Barcelona deixou no Bétis foi bem vincada. O técnico de 61 anos fez com que a equipa andaluz aumentasse a qualidade de jogo para níveis que há muito não se via no Benito Villamarín, valorizando vários jogadores que viriam a ser vendidos por bons preços, tais como Fabián Ruiz, Pau López e Junior Firpo.

Para a sucessão de Sétien, seria escolhido Rubi, um dos treinadores em maior ascensão no futebol espanhol na época. O treinador de 50 anos tinha levado o SD Huesca a primeira divisão pela primeira vez na sua história e na época anterior, tinha levado o Espanyol ao sétimo lugar do campeonato, qualificando o clube para as competições europeias.

Para além do mais, tinha potenciado jogadores como Borja Iglesias, Mario Hermoso, Marc Roca e Óscar Melendo, e lançou ainda alguns jovens da cantera, tais como Adrià Pedrosa, Lluis López, Alex López e Javi Purado.

Rubi era visto como um treinador que possuía uma filosofia de jogo assente na posse de bola, mas menos radical que a filosofia imposta por Sétien. De maneira que esta seria aposta que tinha todas as condições para dar continuidade ao bom trabalho que vinha a ser realizado.

No entanto, não foi esse o cenário que se verificou. Apesar de ter sido feita uma boa abordagem ao mercado de transferências, Rubi nunca foi capaz de implementar as suas ideias no Betis, somando mais resultados que viriam a culminar no seu despedimento após a 30ª jornada, no terceiro jogo após a retomada do campeonato.

A defesa foi o sector com mais falhas, com a equipa andaluz a somar actualmente 56 golos sofridos, sendo a terceira pior defesa do campeonato. Para além dos resultados, o desempenho doe alguns jogadores também tem deixado a desejar.

O avançado Borja Iglesias, que acompanhou Rubi na mudança para Sevilha, tem sido um dos maiores flops da temporada com apenas três golos marcados, depois de ter sido uma das revelações da época passada ao serviço do clube catalão. Jogadores que transitaram da época anterior como William Carvalho, Andrés Guardado e Cristian Tello também tiveram quebras no rendimento.

Mas nem tudo é mau para o Betis. Com 38 anos, Joaquín é o capitão e a principal figura da equipa dentro de campo. Sergio Canales é o principal elo de ligação entre o meio campo e o ataque e tem sido dos melhores jogadores da equipa. E o lateral-direito Emerson tem sido uma das revelações do campeonato, tendo uma participação activa na manobra ofensiva da equipa.


Apesar de tudo, um clube que tem no seu plantel jogadores como Marc Bartra, William Carvalho, Sergio Canales, Diego Lainez, Carles Aleñà e Nabil Fékir, tem a obrigação de obter uma melhor classificação do que o 13º lugar que ocupa actualmente, com duas jornadas por disputar.

No que resta da época, o clube é interinamente orientado por Aleis Trujillo, tendo já anunciado Manuel Pellegrini como o treinador para a próxima temporada. Apesar das mais recentes experiências não terem corrido bem ao treinador chileno, o treinador de 66 tem um vasto conhecimento do futebol espanhol, tendo já feito trabalhos notáveis em clubes com a mesma dimensão como o Villarreal e o Málaga.

Num clube que atravessa neste momento uma crise de identidade, um treinador experiente e conhecedor do campeonato pode muito bem demonstrar a capacidade necessária para arrumar a casa colocar a equipa num lugar mais realista face à qualidade individual que o plantel apresenta. De maneira que esta, me parece ser uma aposta acertada para reerguer o clube.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Caos no Nice antes do jogo contra o Braga: 2 jogadores acusam adeptos de agressões e não querem voltar a jogar pelo clube

Terem Moffi e Jérémie Boga querem deixar o Nice e vão levar adeptos à justiça. Em causa agressões na chegada ao centro de treinos.

Getafe escapa a afastamento chocante e precisa de prolongamento para afastar clube da 4ª Divisão: eis os resultados do dia na Taça do Rei

Foi um dia imune a grandes surpresas na Taça do Rei, apesar dos sustos. O Getafe sofreu para bater o Navalcarnero da 4.ª Divisão.

Tiago Fernandes elogia internacional português: «Só Cristiano Ronaldo tinha aquele talento naquela idade»

Rafael Leão tem estado em destaque nesta temporada no AC Milan. Tiago Fernandes deixou muitos elogios ao internacional português.

Estrela da Amadora rejeita 3 milhões de euros por reforço de verão

O arranque da temporada de Sidny Cabral não passou despercebido. Estrela da Amadora rejeitou propostas de três milhões de euros pelo lateral.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayer Leverkusen elimina Borussia Dortmund e RB Leipzig garante reviravolta: eis os resultados do dia na Taça da Alemanha

Começaram os oitavos de final na Taça da Alemanha. Maior destaque à vitória do Bayer Leverkusen diante do Borussia Dortmund e ao apuramento do RB Leipzig.

Mais uma reviravolta: Barcelona bate Atlético Madrid e pressiona Real Madrid

O Barcelona venceu o Atlético Madrid por 3-1 na jornada 19 da La Liga. Raphinha, Dani Olmo e Ferrán Torres marcaram.

Juventus vence Udinese e é a primeira equipa a confirmar os quartos de final da Taça de Itália

A Juventus está nos quartos de final da Taça de Itália. Vitória contra a Udinese apura Vecchia Signora para a próxima fase da competição.