- Advertisement -

Um mês e meio passou, e muita coisa mudou. Rimou – é verdade -, mas a situação vivida pelo Real Madrid, desde a saída de Ronaldo, está longe de ser poesia. E Lopetegui está longe de ser um poeta.

No passado dia 15 de agosto, o clube merengue viu uma série de 18 anos sem perder uma final internacional a ser quebrada. Em Tallin, na Estónia, o eterno rival Atlético de Madrid derrotou por 4-2 os tricampeões europeus, na Supertaça Europeia. Se Zidane, no tempo em que esteve no comando técnico do Real, nunca viu a sua equipa sofrer mais de três golos num jogo, já Lopetegui conseguiu o “feito” de, no seu primeiro jogo oficial, atingir essa marca negativa.

Apesar da pré-época satisfatória, com vitórias sobre os italianos da Juventus, da Roma e do AC Milan, é inevitável dizer-se que o Real Madrid está a sofrer (em demasia) de um trauma pós-Ronaldo. O astro português pode – e deve – ser considerado como o melhor jogador da história dos madrilenos, o que não põe em causa a dimensão do clube. Mas os adeptos espanhóis, e todos aqueles que acompanham a “redondinha”, jamais poderão ficar indiferentes aos 450 golos e 131 assistências com que CR7 nos brindou nos nove anos em que esteve em Espanha. “El Bicho” foi figura central no país de nuestros hermanos, e certamente que as vozes que tanta vez o criticaram já estarão com saudades do madeirense.

Cristiano saiu de Madrid com uma média superior a um golo por jogo (450 tentos em 438 partidas)
Fonte: Real Madrid C.F.

Um dos factos que deixa a nu esta crise pós-Ronaldo vivida pelos blancos é a assistência que se registou no Santiago Bernabéu, no passado dia 19 de agosto. Num estádio com capacidade para 81000 espetadores, os lugares ocupados foram apenas… 48000; não se assistia a números tão baixos no Bernabéu desde 24 de maio de 2009, precisamente no último jogo do Real antes da chegada de Cristiano a Madrid, vindo de Manchester. É certo que os merengues venceram o Getafe por 2-0, começando a La Liga com três pontos importantes, mas a ausência de um galático, capaz de despertar o interesse dos fãs, poderá ter repercussões graves no desempenho desportivo, e também financeiro, do clube de Florentino Pérez.

Nos últimos dias, alguns jogadores do Real Madrid têm vindo a público dizer que “a vida continua” e que “o Real continuará a ganhar sem Ronaldo”. Ninguém nega a qualidade e preponderância de jogadores como Modrić, Bale, Isco, Benzema, Kroos, Asensio, etc: todos eles participaram no recente sucesso europeu. Mas o abono de família era Cristiano: era ele que decidia jogos com um simples remate, com um cabeceamento lá bem nas alturas, com um pontapé de bicicleta que acabaria por ter influência na decisão de rumar até Turim. Tudo isto era protagonizado pelo avançado de 33 anos, e engane-se aquele que diz que o português está velho e acabado: o número ‘7’ está bom e recomenda-se.

Ronaldo admitiu que o melhor golo da sua carreira foi o que marcou à Juventus, a 3 de abril
Fonte: UEFA

Agora, em território italiano, Ronaldo pretende conquistar a Liga dos Campeões pelo terceiro clube diferente, sendo que a parceria com Dybala será seguramente uma das principais atrações da competição predileta de Cris. No caminho até à final de 2019, a realizar-se no familiar Wanda Metropolitano, o português poderá reencontrar a atinga equipa. Resta agora esperar para ver como será este percurso, após um divórcio que promete fazer correr muita tinta: Lopetegui e os seus pupilos têm muito trabalho pela frente; Cristiano tem o maior desafio da carreira. Veremos quem sai a ganhar.

Fonte: Real Madrid CF

Artigo revisto por: Jorge Neves

Subscreve!

Artigos Populares

O roteiro de cinema do melhor filme de Portugal – Diário do Mundial 2026 #22

Portugal viveu um jogo absolutamente louco e bateu a Croácia, para defrontar a Espanha nos oitavos de final do Mundial 2026. A Suíça também segue em frente.

Suíça bate Argélia em mais um dia de recordes para Johan Manzambi e está nos oitavos de final do Mundial 2026

A Suíça garantiu o apuramento para os oitavos de final do Mundial 2026. Vitória sobre a Argélia confirma apuramento helvético.

AM Bola na Rede #8 – O início do ‘mata-mata’

O 'AM Bola na Rede' é o podcast que vai acompanhar o Mundial 2026. No oitavo episódio a análise ao que já se jogou nos 16 avos de final.

Cristiano Ronaldo: «Vencemos por nós, pelo Diogo e por Portugal»

Cristiano Ronaldo deixou mensagem nas redes sociais após a passagem de Portugal. Seleção Nacional ganhou à Croácia por 2-1.

PUB

Mais Artigos Populares

Todas as transmissões televisivas: onde ver os jogos dos 16 avos de final do Mundial 2026 esta sexta-feira, 3 de julho?

Prosseguem os jogos dos 16 avos de final do Mundial 2026. Sabe onde ver os jogos da noite (e madrugada) desta sexta-feira, 3 de julho.

Cristiano Ronaldo recorda Diogo Jota: «Está lá em cima a iluminar-nos»

Cristiano Ronaldo reagiu ao Portugal x Croácia. Seleção Nacional venceu por 2-1 e seguiu em frente no Mundial 2026.

Jogo épico: eis os 6 destaques da vitória de Portugal diante da Croácia no Mundial 2026

Portugal venceu a Croácia por 2-1 nos 16 avos de final do Mundial 2026. Eis os seis destaques do encontro e da vitória portuguesa.