De niño a leyenda

- Advertisement -

Chegou como um menino, sai como uma lenda. No passado dia 20 de maio, o futebol voltou a ser cruel, e fez-nos assistir ao adeus ao Wanda Metropolitano de uma das figuras mais acarinhadas da história do Atlético de Madrid: Fernando Torres.

El Niño, como ficou conhecido desde bem cedo, realizou 404 jogos com a camisola do Atleti, um número que retrata bem a marca que o espanhol deixou no seu clube de coração. Mas o caminho de Torres pelo futebol não passou só pela capital espanhola, pelo que nos resta lançar um olhar atento sobre o seu percurso.

No dia 27 de maio de 2001, um jovem chamado Fernando José Torres Sanz fazia a sua estreia na equipa principal do Atlético de Madrid, em pleno Vicente Calderón, com apenas 17 anos, dois meses e sete dias. Num jogo frente ao Leganés, a contar para a 39ª jornada da segunda divisão espanhola, o avançado nascido em Fuenlabrada substituiu Luque (autor do único golo da partida) ao minuto 64. Uma semana depois, Torres marcava o seu primeiro golo com a camisola dos colchoneros, frente ao Albacete.

De 2001 a 2007, efetuou 244 jogos e 91 golos ao serviço do Atlético. Com apenas 19 anos de idade envergou pela primeira vez a braçadeira de capitão. A melhor época de Torres a nível individual aconteceu em 2003-2004, quando marcou 21 golos em 40 jogos. Foi convocado pela primeira vez para a seleção espanhola para um amigável com Portugal, que ocorreu a 6 de setembro de 2003, em Guimarães. Mais tarde viria a fazer parte do lote de jogadores que esteve presente em território luso para o Euro 2004.

Em julho de 2007, o Liverpool anunciou a contratação de El Niño por 36 milhões de euros; nunca os reds tinham pago tanto por um jogador. Foi ao serviço da equipa inglesa que Fernando Torres se transformou num dos números “9” mais temíveis do mundo. Aliando velocidade, poder físico, drible e um posicionamento letal dentro da área, apontou 81 golos num total de 142 jogos pelo Liverpool. Contudo, não venceu qualquer troféu pelo clube.

Após várias investidas em janelas de transferências anteriores, o Chelsea garantiu a contratação do espanhol no último dia do mercado de janeiro de 2011. Os 58 milhões de euros desembolsados por Roman Abramovich fizeram com que Torres se tornasse na altura no jogador mais caro da história da Premier League.

Fernando Torres foi decisivo na conquista do Campeonato da Europa de 2008, ao marcar o golo na final contra a Alemanha
Fonte: UEFA

No entanto, Fernando Torres não viveu os seus melhores dias com a camisola dos blues: em 172 jogos, marcou apenas 45 golos.

Subscreve!

Artigos Populares

Daniel Bragança já está em Itália para reforçar o Torino: Vê o vídeo

Daniel Bragança já aterrou no Aeroporto de Milão para realizar exames médicos e assinar pelo Torino por empréstimo do Sporting.

Here We Go: Richard Ríos a caminho do Al Ittihad até junho de 2027

Fabrizio Romano confirma que o Al Ittihad fechou o empréstimo do médio do Benfica, Richard Ríos. Clube saudita cobrirá a maior parte do salário.

Bolonha fecha antigo jogador da Juventus que atua na Bundesliga

Samuel Mbangula vai deixar o Werder Bremen e regressar a Itália para representar o Bolonha. Já há 'here we go' de Fabrizio Romano.

Mais um português na mira: Torino quer reforçar a defesa após fechar Daniel Bragança

Depois de garantir o empréstimo de Daniel Bragança, o Torino vê Diogo Leite como uma opção para o eixo defensivo.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto empresta Leonardo Vonic ao Moreirense

Leonardo Vonic foi anunciado no Moreirense. O ponta de lança chega do FC Porto por empréstimo até ao final da temporada.

Ex-Benfica muito perto de reforçar o West Ham de Nuno Espírito Santo

Morato vai trocar o Nottingham Forest pelo West Ham por empréstimo. O defesa ainda chegou a ser sondado pela AS Roma.

Extremo apontado ao Benfica vai juntar-se a Gustavo Varela e Ricardo Mangas no Monza

Exequiel Zeballos esteve no radar do Benfica, mas prepara-se para reforçar o Monza. Boca Juniors recebe 4 milhões de euros e fica com 40% da próxima venda.