Ousmane Dembélé é um avançado formado no Rennes, que após uma passagem de sucesso pelo Borussia Dortmund, chegou ao Barcelona, contabilizando na época passada 24 jogos, tendo disputado ainda a supertaça alemã. Porém, marcou apenas quatro golos, o que pode justificar-se pelo facto de ter estado lesionado e ter demorado a afirmar-se em Barcelona.

É incontestável a elevada qualidade e potencial do jovem francês e o próprio encarregou-se de deixar isso bem patente com o excelente arranque de época que teve. Logo no jogo inaugural dos blaugrana, na Supertaça espanhola, Dembélé mostrou-se decisivo: além de uma partida em que se mostrou bastante interventivo e sem receios de “pegar na bola e decidir”, protagonizou aos 72 minutos um belo momento de futebol ao marcar através de um remate potentíssimo, fixando o 2-1 final.

Mesmo não tendo estado em especial evidência na primeira jornada da Liga Espanhola, voltou a dar nas vistas na semana seguinte na difícil vitória do Barcelona no terreno do Valladolid. Num jogo que não se adivinhava tão difícil como foi, Dembélé foi o autor do “rasgo individual” que teria de acontecer para desbloquear a igualdade favoravel ao conjunto blaugrana. Desta feita com um remate cruzado, o pé direito do francês foi novamente significado de golo e tornou a ser a salvação do Barcelona.

Dembéle em ação na Supertaça Espanhola
Fonte: FC Barcelona

À data deste artigo, o último encontro disputado pelo Barcelona terminou com uma goleada das antigas diante da equipa do Huesca, com um resultado a fazer lembrar um encontro de hóquei patins, 8-2, e, apesar de não ter concretizado qualquer golo ou assistências, esteve envolvido em alguns golos e por diversas ocasiões foi responsável por dar profundidade ao jogo ofensivo da equipa catalã, furando as linhas defensivas adversárias.

É certo que com os seus 21 anos é ainda de tenra idade, mas já deu várias provas de qualidade e o seu estilo atrativo faz o público delirar com a velocidade e atributos técnicos que incute no jogo. O início foi prometedor e há uma questão que se impõem: Será sol de pouca dura ou Dembélé vai mesmo atingir o topo do futebol mundial?

Anúncio Publicitário

Foto de Capa: FC Barcelona
Artigo revisto por: Vanda Madeira Pinto