cab la liga espanha

A jornada 3 da Liga Espanhola teve como principal ingrediente um confronto de gigantes candidatos ao título, no qual o Barcelona logrou importante vitória contra o Atlético Madrid, graças ao talento do inevitável Leo Messi, o que ofereceu a liderança isolada do campeonato aos atuais campeões em título. No entanto, o maior destaque desta ronda vai para o “rival” de longa data de La Pulga, Cristiano Ronaldo, que, após duas primeiras jornadas sem sentir o sabor do golo, deu um pontapé (ou melhor, cinco) nesse jejum e assinou uma manita na estrondosa goleada (6-0) do Real Madrid ante o Espanyol.

Os merengues entraram em campo antes do embate entre Barça e Atleti e com uma vitória sobre o Espanyol poderiam pôr pressão sobre os conjuntos rivais. A turma de Rafa Benítez respondeu da melhor forma possível e atropelou completamente o adversário. Quem mais contribuiu para tal foi o internacional português Cristiano Ronaldo, que precisava e muito de voltar a fazer o que melhor sabe: marcar golos. CR7 fez uso da expressão popular “não há fome que não dê em fartura”, pois foram cinco as vezes que fez balançar as redes da baliza adversária. Pelo meio, Karim Benzema também teve tempo para fazer o gosto ao pé e Gareth Bale demonstrou a sua capital importância no esquema de Benítez, ao estar presente em quatro dos golos que abafaram um Espanyol adormecido.

Poucas horas depois, Atlético Madrid e Barcelona mediram forças no Vicente Calderón, num jogo que, tal como seria de esperar, encheu as medidas dos adeptos. Com Messi a começar o encontro no banco de suplentes, os colchoneros aproveitaram para fazer uma constante pressão alta sobre os blaugrana, bem ao estilo do que Diego Simeone tem feito no comando do Atleti. Sempre a adotar o contra-ataque como melhor arma ofensiva, a equipa da capital espanhola chegou à vantagem por intermédio de Fernando Torres, que teima em ser decisivo no que concerne a partidas deste nível. Mas a celebração não durou muito, pois Neymar empatou com um soberbo livre de execução perfeita. Perto da hora de jogo entrou em campo Leo Messi… e cerca de quinze minutos depois estava a Pulga a fazer golo e dar o importante triunfo (2-1) aos catalães.

aa
O inevitável Leo Messi voltou a dar uma vitória importante ao Barcelona
Fonte: Facebook do Barcelona

A liderança da liga fica, assim, nas mãos do Barcelona, que até esta jornada a partilhava com outras três equipas (Atlético Madrid, Celta de Vigo e Eibar), que não conseguiram os três pontos nesta jornada. O Celta de Vigo consentiu um empate caseiro (3-3) ante o Las Palmas, que jogou cerca de 80 minutos com menos um jogador graças à expulsão de Javi Varas, partida na qual os golos foram o prato do dia. Já o Eibar continua a surpreender pela positiva e também se mantém invicto na liga, ao conseguir empatar sem golos no terreno do Málaga, que continua sem marcar no campeonato.

O Valência rebateu a “crise” de resultados a nível do campeonato e alcançou a primeira vitória nesta edição da Liga Espanhola. O conjunto de Nuno Espírito Santo foi ao terreno do Gijón vencer por 1-0 com golo solitário de Paco Alcácer já nos minutos finais da partida, tento que deu o primeiro triunfo na liga aos che… algo que o Sevilha ainda não pode dizer, pois com o empate (1-1) no reduto do Levante, os andaluzes somam agora apenas dois pontos em três jornadas, algo curto para as ambições dos blanquirrojos.

O Villarreal continua sem conhecer o sabor da derrota na liga e nesta jornada triunfou fora de portas face ao Granada, por 3-1… resultado que o Deportivo também conseguiu no terreno do Rayo Vallecano. Já o Athletic Bilbao também protagonizou esse mesmo resultado contra o Getafe, partida na qual Aduriz manteve a sua veia goleadora e Raúl García já faturou pelo seu novo clube. De salientar que o Bilbao e o recém-promovido Bétis, que venceu a Real Sociedad por 1-0, foram as únicas equipas que conseguiram alcançar triunfos caseiros nesta terceira jornada da Liga Espanhola.

Jogador da Semana: Cristiano Ronaldo (Real Madrid)

Respondeu, e de que forma, à falta de golo que começava a preocupar os adeptos merengues, ao marcar cinco na partida contra o Espanyol. O internacional português isola-se, assim, no topo da lista dos melhores marcadores da Liga Espanhola e, agora que o golo apareceu, certamente que podemos esperar ainda mais por parte de CR7.

Treinador da Semana: José Luis Mendilibar (Eibar)

Mais uma jornada decorrida e o Eibar continua invicto na liga. Após uma época em que o clube só se manteve na primeira divisão na secretaria, Mendilibar pegou na equipa e certo é que o saldo até então tem sido excelente. Duas vitórias e um importante empate nesta jornada, com apenas um golo consentido, fazem do Eibar uma das surpresas do campeonato, situação que advém da capacidade do seu técnico.

Foto de Capa: Facebook do Barcelona

 

Comentários