Quando páras de chorar, Valência?

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Espanhola

Quando Peter Lim se tornou dono do Valência, poucos imaginariam que volvidos cerca de dois anos e meio, o Valência atravessasse uma crise profunda. O magnata da Singapura entrou no clube com a promessa de um grande investimento que iria permitir ao clube Che ombrear com os principais emblemas espanhóis – tal como acontecia no início do século – mas a verdade é que o plano tem saído completamente furado e hoje em dia ir ao Mestalla – um dos estádios mais emblemáticos da Europa – é ir a um estádio que outrora fora vulcânico e agora suplica por uma réstia de esperança e efervescência.

Com o português Nuno Espírito Santo no comando da equipa, o começo da era Peter Lim até foi auspicioso e o clube alcançou um espetacular quarto lugar, lutando até ao fim pelo terceiro lugar com o Atleti de Diego Simeone . A época seguinte até começou bem com a qualificação para a fase de grupos da Champions League, mas depois veio o calvário. A prestação na prova milionária ficou muito áquem e a equipa foi logo eliminada na fase de grupos e no campeonato as coisas também não eram famosas e Nuno, numa decisão um pouco precipitada, acabou despedido. O inglês Gary Neville foi o escolhido para suceder ao português mas não conseguiu reerguer a equipa e saiu apenas ao fim de quatro meses, acumulando várias derrotas, entre as quais um humilhante 7-0 no Camp Nou.

Cancelo tem tentado sacudir o marasmo em que se encontra o clube Fonte: Valência C.F.
Cancelo tem procurado afugentar a depressão do seu clube
Fonte: Valência C.F.

Já esta época, com Cesare Prandelli no comando da equipa – sucedeu a Pako Ayestarán que tinha entrado no cargo no final da época passada – o mau momento do Valência teima em continuar. O italiano é o treinador mais creditado dos muitos que Peter Lim contratou mas até agora os resultados têm-se mantido maus. A equipa perdeu André Gomes e Paco Alcácer, dois dos principais jogadores, mas o investimento que foi feito – entraram Nani, Garay e Mangala, por exemplo – exige resultados muito mais positivos. Ocupando um miserável décimo sexto lugar, apenas dois pontos acima da linha de água, o clube Che parece ter perdido, mais uma vez, o comboio das competições europeias. Com um futebol aos trambolhões, muito apoiado nas ações individuais de João Cancelo – o português tem sido o principal destaque da equipa -, a bola parece que queima e assim é difícil os resultados aparecerem.

No entanto, Cesare Prandelli adotou no último jogo da liga um 3-5-2 e esse parece ser o caminho a seguir. Em primeiro lugar, é uma tática tipicamente italiana e nada melhor que um treinador italiano da velha guarda para a explorar. Em segundo, o tipo de jogadores que o plantel possui. Três centrais de enorme qualidade – Garay, Mangala e Abdennour podem formar uma linha recuada de altíssimo nível -, e três laterais que são muito ofensivos e que podem perfeitamente fazer o corredor todo com excelente qualidade, como é o caso de João Cancelo à direita e Gayá e Siqueira à esquerda, sem que a sua retaguarda fique desprotegida.

No meio há dois jogadores de alta rotação – Enzo e Mario Suarez – e Parejo, o jogador mais criativo destes três. Por último, na frente de ataque os intérpretes também parecem corresponder às necessidades de um 3-5-2. Nani que realizou um excelente europeu no último verão a jogar precisamente a avançado móvel e Rodrigo, o ex benfiquista também reúne as características necessárias para desempenhar bem a função. Há ainda Munir, jovem avançado emprestado pelo Barcelona e que tem mostrado serviço sempre que é chamado.

Os dados estão lançados e resta agora esperar para ver se Prandelli e a restante armada valenciana conseguem reerguer um clube histórico de Espanha que já foi campeão duas vezes neste século e que tarda em voltar ao seu registo normal, devolvendo a alma ao Mestalla, um estádio que tão bom ambiente costuma ter.

 

Foto de capa: Valência C.F.

Rafael Simões
Rafael Simõeshttp://www.bolanarede.pt
Adepto de bom futebol, adora o jogo desde que se lembra de ser gente. Estudante de Comunicação Social, é capaz de passar horas a fio a devorar futebol, considerando-se um romântico do desporto rei. Recusa-se a discutir arbitragens e simpatiza com o Liverpool, muito por culpa da lenda do clube, Steven Gerrard. Espera um dia ser jornalista desportivo e olha para o futebol como uma arte que embeleza a vida.                                                                                                                                                 O Rafael escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Juventus rejeita primeira proposta do FC Porto por Federico Gatti: Italiano está interessado nos dragões

Alfredo Pedullà revela que a proposta inicial do FC Porto foi rejeitada pela Juventus, mas Federico Gatti vê com bons olhos a potencial transferência.

Seleção Nacional Futebol de Praia: Eis os convocados para a Superfinal da Liga Europeia

Selecionador Bruno Torres anunciou a lista de convocados da Seleção Nacional de Futebol de Praia para a Superfinal da Liga Europeia

Já é conhecido o próximo clube de Stephan El Shaarawy e é em Itália

Stephan El Shaarawy já tem próximo passo definido: Genoa. Avançado de 33 anos continuará, desta forma, a jogar em Itália.

Central brasileiro que foi associado a Benfica e Sporting continua na Serie A

Juan Jesus foi oficializado como reforço do Venezia até ao final da temporada. O central brasileiro chegou a ser associado a Benfica e Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Franjo Ivanovic diz o que pensa sobre José Mourinho e também admite: «Não estou satisfeito com a quantidade de minutos que tive»

Franjo Ivanovic admitiu que gostaria de ter tido mais minutos no Benfica. Avançado croata falou sobre José Mourinho.

Trabzonspor: Mohamed Salah e Sidny Lopes Cabral ficam sem treinador na Turquia

O Trabzonspor de Mohamed Salah e de Sidny Cabral demitiu o treinador Fatih Tekke após os maus resultados neste início de temporada.

Tomás Araújo acaba de assinar novo contrato com o Benfica: eis a duração

Tomás Araújo assinou um novo contrato com o Benfica. Vínculo é válido por cinco temporadas até junho de 2031.