Cabeçalho Liga Espanhola

Foi considerado um dos jovens mais talentosos a actuar no futebol europeu pela UEFA  há apenas uma década atrás, mas nos últimos anos a sua carreira tem sido algo discreta. Zdravko Kuzmanovic foi apresentado na passada semana como o novo reforço do renovado Málaga CF de Juande Ramos e acrescenta assim mais um clube ao seu já extenso currículo. O internacional sérvio de 28 anos chega a La Rosaleda por empréstimo do FC Basel e vê nesta sua nova aventura uma grande oportunidade para se dar a conhecer numa liga pela qual nunca havia passado. No dia da sua apresentação como reforço dos Boquerones, Kuzmanovic afirmou não ter pensado muito quando lhe foi apresentada esta proposta.

O poderoso médio sérvio acredita que irá representar um “grande” do futebol espanhol e que, por esse motivo, não havia muito a pensar, nem a decidir no momento em que lhe foi endereçada a proposta. Zdravko descreveu-se a si próprio como um médio centro, forte fisicamente, que gosta de actuar à frente da defesa, mas que também gosta de construir jogo e participar nas manobras ofensivas. O internacional sérvio desvalorizou ainda uma eventual necessidade de adaptação ao futebol espanhol, afirmando que o “futebol é futebol” e é “igual em todos os lados”. A respeito do seu novo treinador, o experiente Juande Ramos, Kuzmanovic frisou que, embora não o conhecesse pessoalmente, já se havia cruzado com ele numa partida a contar para a Liga Europa, quando este estava ao serviço do FC Dnipro.

Kuzmanovic: O novo homem forte do meio-campo do Málaga CF Fonte: Málaga CF
Kuzmanovic: O novo homem forte do meio-campo do Málaga CF
Fonte: Málaga CF

Zdravko Kuzmanovic nasceu em Thun, no cantão de Berna na Suíça em 1987 e representou o país na categoria de Sub-21 durante dois anos. Filho de país sérvio-bósnios, começou a sua carreira como profissional no FC Basel em 2005 e era tido à época como um dos jogadores mais promissores a actuar na sua posição no velho continente. As boas prestações ao serviço do actual campeão suíço valeram-lhe um bom contrato com a ACF Fiorentina em 2007. Aos 19 anos de idade, Kuzmanovic teve algumas dificuldades, naturais, nos primeiros tempos passados em Florença, mas viria a tornar-se num elemento de vital importância para a equipa até à sua saída para a Bundesliga em 2009.