📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Zidane, elegância e fato-macaco

- Advertisement -

cab la liga espanha

“Num jogo assim, havia que fazer mais. Correr mais, meter mais a perna”. Foi assim que o treinador do Real Madrid, Zinedine Zidane, explicou a derrota frente ao rival da cidade na conferência de imprensa, após o dérbi da semana passada. E estava certo, pelo menos em parte.

Apesar de o Atlético de Madrid ter jogado para a Liga dos Campeões apenas três dias antes, os seus jogadores correram um total de 119 km durante o jogo, bastante mais do que os 108 km percorridos pelos comandados de Zidane. Haverá outros problemas a resolver na equipa, mas correr mais não faria mal nenhum ao Real, de certeza.

Curiosamente, o jogo frente ao Levante, apenas quatro dias depois, foi aquele em que os blancos mais correram no campeonato: 116 km, o que deixa claro que, se o Real não fez mais contra o Atlético, não foi apenas por uma questão física, mas também de atitude. De resto, o golo sofrido mostrou bem a apatia de Danilo, Kroos, Isco e James na hora de correrem para trás.

Jogadores do Real a fazerem algo de que não gostam: correr Fonte: Real Madrid
Jogadores do Real a fazerem algo de que não gostam: correr
Fonte: Real Madrid

Antes do jogo, Guti disse numa entrevista que nenhum jogador do Atlético tinha lugar no Real Madrid. O antigo jogador é uma figura bastante querida no Bernabéu, onde o seu nome ainda hoje é entoado de vez em quando, e muitos madridistas partilham do sentimento de superioridade que as suas declarações expressaram. Ora, é essa arrogância que pesa nas pernas dos jogadores na hora de correr para a defesa.

Zidane tem a difícil tarefa de convencer os seus craques a serem-no também quando não têm a bola. E isso não parece tarefa fácil. Não o seria para nenhum treinador, desde logo devido à cultura do clube, mas também tenho dúvidas se o perfil de Zidane será o indicado para tal missão. Por exemplo, olhe-se para Simeone: todo ele transpira garra e esforço. Era assim enquanto jogador e é essa a imagem que transmite enquanto treinador.

Todos os jogadores têm vontade de correr tendo o argentino aos gritos no banco. Aliás, o próprio Simeone deve fazer vários quilómetros por jogo só dentro da área técnica. É o que se chama liderar pelo exemplo.

Mas, quando se pensa em Zidane, a imagem que nos vem à cabeça é completamente diferente. Zidane era classe e elegância dentro de campo e, cá fora, já deu para ver que conserva, pelo menos, a elegância. O desafio, agora, é convencer os seus jogadores de que a elegância requer, muitas vezes, trocar o fato de gala pelo fato-macaco.

Eduardo Botelho
Eduardo Botelhohttp://www.bolanarede.pt
Se os passes de letra existissem literalmente, o Eduardo talvez tivesse dado jogador de futebol. Assim, limita-se às reviengas literárias. A viver em Barcelona, tem vista privilegiada para a melhor liga do mundo.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Já há data para o sorteio dos oitavos de final da Taça de Portugal: onde ver?

Está completa a lista de emblemas que vão participar nos oitavos de final da Taça de Portugal. O sorteio realiza-se na terça-feira.

Real Madrid surpreendido pelo Elche na La Liga

O Real Madrid e o Elche empataram a duas bolas durante este domingo, em jogo da 13.ª jornada da La Liga.

Lille vence Paris FC em jogo com 6 golos e sobe ao quarto lugar: Eis os resultados do dia na Ligue 1

O Lille ganhou por 4-2 ao Paris FC, em jogo da décima jornada da Ligue 1. Com o triunfo, a equipa de Félix Correia e Tiago Santos sobe ao quarto lugar.

AC Milan leva a melhor no dérbi e derrota Inter Milão

O AC Milan bateu o Inter Milão por uma bola a zero durante a noite deste domingo, em jogo da 12.ª jornada da Serie A.

PUB

Mais Artigos Populares

Kika Nazareth dá espetáculo ao serviço do Barcelona

Kika Nazareth foi decisiva na vitória do Barcelona contra o Levante por 4-0, em jogo da 12.ª jornada da La Liga Feminina.

Cristiano Ronaldo reage nas redes sociais ao seu golo de bicicleta

Cristiano Ronaldo já reagiu nas redes sociais ao golo que marcou na vitória do Al Nassr sobre o Al Khaleej, para a Liga Saudita.

Caldas surpreende e elimina equipa da Primeira Liga da Taça de Portugal nos penáltis

O Caldas eliminou o Tondela da Taça de Portugal nas grandes penalidades. O conjunto das Caldas da Rainha segue para os oitavos de final.