Zidane, elegância e fato-macaco

- Advertisement -

cab la liga espanha

“Num jogo assim, havia que fazer mais. Correr mais, meter mais a perna”. Foi assim que o treinador do Real Madrid, Zinedine Zidane, explicou a derrota frente ao rival da cidade na conferência de imprensa, após o dérbi da semana passada. E estava certo, pelo menos em parte.

Apesar de o Atlético de Madrid ter jogado para a Liga dos Campeões apenas três dias antes, os seus jogadores correram um total de 119 km durante o jogo, bastante mais do que os 108 km percorridos pelos comandados de Zidane. Haverá outros problemas a resolver na equipa, mas correr mais não faria mal nenhum ao Real, de certeza.

Curiosamente, o jogo frente ao Levante, apenas quatro dias depois, foi aquele em que os blancos mais correram no campeonato: 116 km, o que deixa claro que, se o Real não fez mais contra o Atlético, não foi apenas por uma questão física, mas também de atitude. De resto, o golo sofrido mostrou bem a apatia de Danilo, Kroos, Isco e James na hora de correrem para trás.

Jogadores do Real a fazerem algo de que não gostam: correr Fonte: Real Madrid
Jogadores do Real a fazerem algo de que não gostam: correr
Fonte: Real Madrid

Antes do jogo, Guti disse numa entrevista que nenhum jogador do Atlético tinha lugar no Real Madrid. O antigo jogador é uma figura bastante querida no Bernabéu, onde o seu nome ainda hoje é entoado de vez em quando, e muitos madridistas partilham do sentimento de superioridade que as suas declarações expressaram. Ora, é essa arrogância que pesa nas pernas dos jogadores na hora de correr para a defesa.

Zidane tem a difícil tarefa de convencer os seus craques a serem-no também quando não têm a bola. E isso não parece tarefa fácil. Não o seria para nenhum treinador, desde logo devido à cultura do clube, mas também tenho dúvidas se o perfil de Zidane será o indicado para tal missão. Por exemplo, olhe-se para Simeone: todo ele transpira garra e esforço. Era assim enquanto jogador e é essa a imagem que transmite enquanto treinador.

Todos os jogadores têm vontade de correr tendo o argentino aos gritos no banco. Aliás, o próprio Simeone deve fazer vários quilómetros por jogo só dentro da área técnica. É o que se chama liderar pelo exemplo.

Mas, quando se pensa em Zidane, a imagem que nos vem à cabeça é completamente diferente. Zidane era classe e elegância dentro de campo e, cá fora, já deu para ver que conserva, pelo menos, a elegância. O desafio, agora, é convencer os seus jogadores de que a elegância requer, muitas vezes, trocar o fato de gala pelo fato-macaco.

Eduardo Botelho
Eduardo Botelhohttp://www.bolanarede.pt
Se os passes de letra existissem literalmente, o Eduardo talvez tivesse dado jogador de futebol. Assim, limita-se às reviengas literárias. A viver em Barcelona, tem vista privilegiada para a melhor liga do mundo.                                                                                                                                                 O Eduardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Arsenal confirma a saída definitiva de Jakub Kiwior rumo ao FC Porto

O Arsenal anunciou que o FC Porto acionou a opção de compra de Jakub Kiwior. Defesa-central polaco representou os gunners durante três temporadas.

Benfica: Clément Lenglet já trabalha às ordens de Marco Silva

Clément Lenglet realizou o primeiro treino ao serviço do Benfica, um dia depois de ter sido apresentado no clube encarnado.

Liverpool anuncia a contratação de Jéremy Jacquet: Jovem de 20 anos chega por 70 milhões de euros

Num negócio com pré-acordo desde janeiro, Jérémy Jacquet foi oficializado como reforço do Liverpool, proveniente do Rennes.

Nuno Borges cai frente ao número um mundial em Wimbledon

Nuno Borges foi eliminado na segunda ronda de Wimbledon, ao perder frente a Jannik Sinner em três sets.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa inglesa: Oliver Glasner será o sucessor de Vítor Pereira no Nottingham Forest

Numa altura em que Vítor Pereira pode estar de saída do Nottingham Forest, o The Telegraph avança que o clube inglês já escolheu Oliver Glasner como sucessor.

Marcelo Bielsa deixa comando do Uruguai após desilusão no Mundial 2026: «Os jogadores não se sentiam à vontade comigo»

Marcelo Bielsa deixou o comando técnico da seleção do Uruguai após a eliminação na fase de grupos do Mundial 2026 e fez o balanço do seu trabalho.

Arranque em Alcochete: Rui Borges conta com 29 leões e uma baixa que dá muito que falar

Os trabalhos da pré-temporada 2026/27 em Alcochete foram iniciados esta quarta-feira, no 120.º aniversário do Sporting.