Armada lusa na analepse às invasões francesas: o caso do Lille

- Advertisement -

Bonaparte, Junot, Soult e Massena. Fonte, Djaló, Xeka, Sanches.

O anacronismo latente no início deste texto pretende introduzir o leitor naquela que é a salutável resposta portuguesa às invasões francesas protagonizadas pelos generais enumerados acima, há dois séculos.

Perto da fronteira com a também francófona Bélgica, pululam em Lille quatro portugueses que viram na cidade a norte de França a possibilidade de alcançarem a glória outrora perdida.

E como a idade é um posto, comecemos pelo mais experiente jogador da equipa que é também, a par de Loic Rémy, um dos dois trintões de um plantel cuja média de idades não chega aos 24 anos.

Dois anos após ter deixado França com a medalha de campeão europeu ao pescoço, José Fonte abraçou o projeto francês de Gerard Lopez, quando trocou a China, país que aprecia com o mesmo entusiasmo um jogo de futebol como uma disputada luta de grilos, e saltou do Dalian Yifang para o Lille. Na primeira época ao serviço dos Les Dogues, foi totalista na Ligue 1, assumido-se como peça fundamental no eixo da defesa menos batida da última edição do campeonato, tendo apontado três golos.
José Fonte é um dos jogadores mais experientes no conjunto gaulês
Fonte: LOSC

Formado na capital do móvel, outro português tem sido o armário onde se guarda a inteligência do futebol da equipa liderada por Cristophe Galtier. A meio da época 16/17, Xeka chegou ao vencedor do campeonato francês por três vezes, por empréstimo do Sporting Clube de Braga, e por lá ficou: ganhou a titularidade no meio-campo do LOSC e surpreendeu o empréstimo na temporada seguinte ao clube que dá nome à mostarda mais afamada do mundo. No Dijon mostrou o picante do seu futebol e na última época regressou à casa de partida, onde se assumiu como o farol da equipa.

Proveniente de Alcochete, Tiago Djaló tem feito uma parelha lusitana no setor mais recuado da equipa francesa com José Fonte. Visto como uma das maiores promessas numa posição encarada como deficitária na seleção portguesa pela generalidade dos adeptos, o defesa de ascendência guineense viu em Lille a formação ideal para estabilizar, depois de uma passagem fugaz pelas reservas do AC Milan. Totalista até ao momento, a verdade é que o internacional pelas camadas jovens de Portugal pegou de estaca na defensiva francesa.

Da Musgueira para o mundo: é o este o cartão de visita de Renato Sanches. O último luso a aterrar em solo francês há muito que estava tapado em Munique por um meio-campo alemão recheado de estrelas mais cintilantes que o “Bulo”. Destarte, num campeonato cujas características parecem favorecê-lo, o campeão europeu por Portugal em 2016 pretende voltar ao nível que o consagrou e ser presença assídua nas convocatórias de Fernando Santos.

O internacional português tenta relançar a sua carreira em França
Fonte: LOSC
Aos citados juntam-se nomes bem conhecidos dos portugueses como Léo Jardim, figura de proa da embarcação vilacondense na última temporada, bem como o já consagrado Loic Rémy e a jovem promessa de genes abençoados que promete dar que falar: Timothy Weah.

A apenas três pontos do topo da classificação da Ligue 1 liderada pelo inevitável PSG, e inserido num grupo equilibrado na Liga dos Campeões que conta com o AFC Ajax, o Valencia CF e o Chelsea FC, o Lille será um dos clubes a seguir de perto na temporada que agora se enceta.

Foto de Capa: LOSC

artigo revisto por: Ana Ferreira

Miguel Ferreira de Araújo
Miguel Ferreira de Araújohttp://www.bolanarede.pt
Um conjunto de felizes acasos, qual John Cusack, proporcionaram-lhe conciliar a Comunicação e o Jornalismo. Junte-se-lhes o Desporto e estão reunidas as condições para este licenciado em Estudos Portugueses e mestre em Ciências da Comunicação ser um profissional realizado.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Andebol: Jogo entre AA Avanca e Benfica interrompido aos cinco minutos devido às más condições do piso

O AA Avanca x Benfica dos 16-avos de final da Taça de Portugal foi interrompido devido à condições do piso e será retomado numa data ainda por definir.

Athletic e Real Sociedad apuram-se para as meias-finais da Taça do Rei

O Athletic bateu o Valencia por 2-1 com um golo nos descontos e a Real Sociedad visitou e venceu o Alavés por 3-2, nos quartos-de-final da Taça do Rei.

Fafe e Torreense empatam e decidem finalista da Taça de Portugal na segunda-mão

O Fafe e o Torreense empataram a uma bola durante a noite desta quarta-feira, num encontro válido pela meia-final da Taça de Portugal.

Lyon de Paulo Fonseca vence 11.º jogo consecutivo e Nice completa reviravolta histórica: Eis os resultados do dia na Taça de França

Nos 16-avos de final da Taça de França, o Lyon venceu por 2-0 frente ao Laval e o Nice completou uma enorme reviravolta e bateu o Montpellier por 3-2.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez com muito para pensar: a situação dos pontas de lança candidatos a serem chamados por Portugal

Portugal deverá levar três pontas de lança para o Mundial 2026. Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos serão incluídos.

Estugarda bate equipa da segunda divisão e garante o lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha

O Estugarda marcou o seu lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha, esta terça-feira, com a vitória por 3-0 no terreno do Holstein Kiel.

Renato Nhaga deixa os cofres do Casa Pia cheios: venda do médio e a maior da história dos gansos

Renato Nhaga foi vendido ao Galatasaray, rendendo ao Casa Pia uma verba fixa de seis milhões e meio de euros.