E foi o Jardim que os colheu

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Francesa

C’est fait! O Monaco de Leonardo Jardim é campeão francês! Foi interrompido, com brio, o percurso vitorioso do PSG na competição, após vitória imposta ao St-Ettiene.

Jardim nunca desistiu dos seus princípios de jogo, manteve-os de uma época para a outra, usando a persistência e a crença no seu trabalho como guarda-chuva da enxurrada críticas de treinador defensivo e cinzento de que foi alvo na temporada passada.

Teve a audácia de não se conformar com uma hegemonia que se considerava indestrutível. Afinal, começava a época com os mesmos pontos do PSG e não com os 31 de atraso com que terminara a anterior. E o 1º lugar não era cativo de ninguém a não ser que o merecesse. E o “seu” Monaco mereceu mais do que os outros.

Porque lutou e trabalhou o dobro daqueles que tinham uma vantagem milionária. Não só nos 63 (!) jogos que vai disputar até final da época, mas também fora deles (porque não se consegue um aproveitamento físico-competitivo tão bom sem um forte compromisso fora das quatro linhas).

 

Bernardo Silva floresceu sob o comando do Leonardo Jardim Fonte: AS Monaco
Bernardo Silva floresceu sob o comando do Leonardo Jardim
Fonte: AS Monaco

Jardim teve des balles de acreditar na capacidade e na entrega dos seus meninos. Os meninos (como Bernardo Silva, Mbappe, Bakayoko, Lemar e Fabinho) que ontem eram como àrvores frágeis e murchas em comparação às do enorme quintal do vizinho (com o qual Jardim nunca se preocupou) e que hoje têm a robustez e a vivacidade só possível às “àrvores” que têm o privilégio de ter um tratador paciente e cuidadoso com o seu crescimento,.

Ao longo da época, essas “àrvores” foram dando frutos saudáveis (proposta de jogo sustentável), e deliciosos (18 goleadas em 36 jogos na Ligue 1). Hoje, esses frutos foram colhidos por Leonardo Jardim e mostrados ao mundo numa bandeja que é uma ode à persistência da crença no nosso trabalho.

Obrigado!

Foto de Capa: Valery Hache\GettyImages 

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Champions League: Árbitro da final do Mundial 2022 apita FC Porto x Manchester City

O árbitro polaco Szymon Marciniak foi nomeado para dirigir o jogo entre FC Porto e Manchester City na 1.ª jornada da fase de liga da Liga dos Campeões.

FC Porto: baixa no ataque para o Manchester City

Oskar Pietuszewski está a recuperar de lesão, mas não vai ser opção para a partida entre o FC Porto e o Manchester City.

Sérgio Ferreira responde ao Bola na Rede: «Faltou-nos a capacidade de quebrar linhas»

Sérgio Ferreira respondeu a uma questão do Bola na Rede após a derrota do Alverca sobre o Braga por 3-1.

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «Na segunda parte insistimos, mas sem atacar apenas por um lado»

Carlos Vicens respondeu a uma questão do Bola na Rede após a vitória do Braga sobre o Alverca por 3-1.

PUB

Mais Artigos Populares

Wolverhampton de César Peixoto e Birmingham empatam em jogo com primeira parte louca

O Wolverhampton de César Peixoto e o Birmingham empataram a duas bolas durante o começo de tarde deste domingo.

Benfica com boas notícias: estudo coloca águias no top 8 da Europa League mas fora da liderança

O Benfica vai disputar a fase de liga da Europa League e terá como objetivo inicial ficar no top 8 da competição.

FIFA garante: Gianni Infantino continua a ser candidato a uma reeleição

A FIFA emitiu este domingo uma nota a reiterar que Gianni Infatnino será candidato à liderança da entidade.