Cabeçalho Liga Francesa

Em França vivem-se por estes dias, como em quase todos os países, os dias bastante animados e entusiasmantes do final do campeonato. Especialmente neste país estes dias têm sido assim com há muito tempo não se via. Dominada há largos anos pelo Paris Saint-Germain, a Ligue 1 conta, nesta época, a três jornadas do fim, com um trio de ainda candidatos à conquista da competição, são eles o AS Mónaco, o tetracampeão Paris SG e o outsider da época Nice, que chegou a ser líder em várias jornadas.

Numa altura em que o Mónaco segue isolado no primeiro lugar e que, mesmo com um jogo a menos que os principais concorrentes, segue com três pontos de avanço sobre o segundo classificado, vale a pena olhar para o que resta da época a nível de calendário para estas três equipas e tentar perceber se as jornadas que se avizinham ameaçam alterar a ordem do pódio do campeonato ou se as faixas de campeão podem ser já encomendadas com o nome dos monegascos, naquele que seria o seu primeiro título de campeão desde 99/00.

Anúncio Publicitário
O Paris Saint-Germain luta por aquele que seria o seu quinto título consecutivo da Ligue 1 Fonte: Ligue 1
O Paris Saint-Germain luta por aquele que seria o seu quinto título consecutivo da Ligue 1
Fonte: Ligue 1

Primeiro lugar, três pontos de avanço e menos um jogo que Paris SG e Mónaco. Até aqui tudo faz crer que os comandados de Leonardo Jardim chegarão ao tão desejado título de campeão nacional, mas será bem assim? Olhando para o que resta jogar à equipa de Moutinho e Bernardo Silva desde logo se nota algo de diferente no seu calendário em relação ao dos seus dois opositores diretos – há ainda, pelo menos, um jogo da Liga dos Campeões por disputar.

Como é habitual, esses são jogos que nunca são fáceis e exigem de cada jogador que entre em campo o máximo das suas forças e das suas capacidades, o que pode pesar ainda mais numa equipa que até ao momento já disputou 58(!) jogos e que, como já referiu Jardim, demonstra atualmente “fadiga física e mental”, como foi percetível no jogo da primeira mão das meias-finais da Champions frente à Juventus do qual, em casa, saiu derrotada por 2-0. Se tentarmos ignorar esse fator, o que não se deve fazer, e olharmos somente às equipas que o Mónaco ainda enfrentará para o campeonato até ao seu final, percebemos que a equipa do principado ainda poderá ter alguns jogos bastante exigentes. Desde logo o próximo jogo frente ao Nancy, fora de casa.