📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olympique Lyonnais – Bom momento deu golos e vitória no Etihad

- Advertisement -

Dentro do ‘verdadeiro’ campeonato francês, em que o Paris Saint-Germain só sabe o que é ganhar nas primeiras sete jornadas e não deve ficar por aí, o destaque está a ser o histórico Lyon. Depois de apenas três vitórias nos primeiros cinco jogos do campeonato, o OL reergueu e atravessa uma fase positiva e que pode marcar a luta pelo segundo lugar da liga francesa, anteriormente ocupado pelo Mónaco – do treinador português Leonardo Jardim – que ainda não encontrou o rumo certo e está no fundo da tabela. Esta época tem de dar troféus para o Lyon, algo que já não ergue há cinco anos desde 2012, altura em que conquistou a  Taça e a Supertaça.

O bom momento do Lyon começou no início da Liga dos Campeões, onde os gauleses venceram o Manchester City na visita surpreendente a Inglaterra por 2-1. A equipa de Guardiola tremeu muito em vários momentos do jogo e o OL jogou sem pressão perante o campeão inglês. Agora, é líder de um dos grupos mais equilibrados da liga milionária. Na mesma semana, num espaço de três dias, ‘Les Gones’ venceram em casa o Marselha por uns expressivos 4-2. Na jornada seguinte, 3-0 ao Dijon. Nove golos em três jogos disputado em apenas uma semana. É o atual segundo classificado do campeonato, à sétima jornada, com 13 pontos.

O Lyon impôs uma derrota inesperada ao Man. City no arranque da Champions
Fonte: Olympique Lyonnais

É difícil definir um protagonista neste colectivo orientado pelo treinador francês, Bruno Genésio, a cumprir a quarta temporada em Lyon. Desde o guarda-redes português Anthony Lopes até ao avançado holandês Memphis Depay, há opções viáveis para todos os setores para o emblema heptacampeão gaulês entre 2001 e 2008, os únicos títulos nacionais conquistados pelo OL. O que realça nesta equipa são alguns dos jogadores que poderão ser promissores para o futuro do futebol internacional e, acima de tudo, da seleção francesa, atual campeã do mundo.

Para esta temporada, o Lyon foi à Escócia resgatar o avançado Moussa Dembelé ao Celtic a troco de mais de 20 milhões de euros. É o substituto directo de Mariano Diáz, que regressou ao Real Madrid e esteve em grande em Parc Olympique Lyonnais – onde marcou 21 golos na última temporada – mas também da estrela do ataque Memphis Depay. Todos eles dotados de velocidade e técnica, juntam-se também os avançados Maxwel Cornet, Bertrand Traoré (dois golos ao Marselha)  e Martin Terrier.

Para servir estes avançados, a referência no apoio é o internacional francês de 25 anos Nabil Fékir, que já teve efetivo interesse por parte de clubes ingleses. Marcou a Man. City e Marselha, bem como não pára de fazer assistências. Ao lado de Fékir, ainda no meio campo, há ainda os jovens franceses Ndombelé – contratado este ano ao Amiens e internacional sub-21 – Lucas Tousart, Houssem Aouar e ainda o senegalês Pape Diop. Todos eles reúnem um conhecimento táctico invulgar para a pouca idade que têm e um porte físico que promete abafar muitos meios campos menos robustos.

Denayer e Dembelé são os reforços que marcaram impacto imediato no Lyon
Fonte: Olympique Lyonnais

No eixo da defesa, a novidade é o belga Jason Denayer. Contratado ao Manchester City, clube a quem mostrou serviço nesse tal jogo da Champions, chegou ‘de caras’ ao onze inicial do Lyon e faz a parceria com o veterano e brasileiro Marcelo. Nas alas da defesa, as opções também são válidas. À direita, o titular tem sido o brasileiro e ex-Manchester United, Rafael da Silva, estando o holandês Keny Tete no banco. À esquerda, Genésio tem optado por rodar entre os velozes franceses Ferland Mendy e Léo Dubois.

Até à próxima pausa para as seleções, o Lyon tem oportunidades de continuar a florescer o bom momento e marcar uma posição em todas as competições que está presente. Primeiro defronta o Nantes do treinador português Miguel Cardoso – que está a começar mal esta aventura forasteira – e depois recebe o Shakthar Donetsk de Paulo Fonseca. O conjunto francês pressiona muito bem os adversários, reúne resistência e velocidade para forçar o erro e chegar aos golos.

Depois do clássico em Portugal entre Benfica e FC Porto, por França há jogo grande no Parque dos Príncipes entre Lyon e Paris Saint-Germain, dia 7 de outubro às 20h00. No último encontro entre as duas equipas, foi o Olympique que levou a melhor sobre os parisienses com uma vitória caseira por 2-1. No entanto, na “cidade Luz”, o Lyon venceu pela última vez em 2012, por 1-3, num jogo a contar para os quartos de final da Taça de França.

Foto de Capa: Olympique Lyonnais

Artigo revisto por: Jorge Neves

Francisco Correia
Francisco Correiahttp://www.bolanarede.pt
Desde os galácticos do Real Madrid, do grandioso Barcelona de Rijkaard e Guardiola, e ainda a conquista da Liga dos Campeões do Porto de Mourinho em 2004, o Francisco tem o talento de meter bola em tudo o que é conversa, apesar de saber que há muitas mais coisas que importam. As ligas inglesa e alemã são as suas predilectas, mas a sua paixão pelo futebol português ainda é desmedida a par com a rádio. Tem também um Mestrado em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.