Cabeçalho Liga FrancesaA época de 2016/2017 foi marcada por uma surpresa na Ligue 1: após 4 anos seguidos com o PSG a conquistar o campeonato, o AS Mónaco surpreendeu e arrebatou o oitavo título de campeão francês da sua história – na sua 3.ª temporada como técnico principal, o português Leonardo Jardim conseguiu interromper a hegemonia parisiense. Com o início da nova temporada, há uma pergunta que paira no ar no futebol francês: “Será que Leonardo Jardim poderá levar o Mónaco a repetir o feito de vencer a Ligue 1?”.

Ora, a julgar pelos primeiros jogos do campeonato, Leonardo Jardim tem conseguido manter a equipa do Principado a um bom nível exibicional, com um ataque mortífero e uma defesa difícil de ser ultrapassada – 7 golos marcados e 3 sofridos. Apesar de ter perdido jogadores fundamentais no espetacular percurso efetuado na época anterior, dos quais se destacam Bernardo Silva, Tiémoué Bakayoko e Benjamin Mendy, o clube reforçou-se bem, com a aquisição de jovens promessas como Youri Tielemans (ex-Anderlecht) e Terence Kongolo (ex-Feyenoord) e, inclusive, fez regressar Rony Lopes (esteve emprestado ao Lille), que poderão ser elementos importantes na defesa do título conquistado.

Fora as entradas e saídas, o principal “reforço” de peso para ajudar Leonardo Jardim nesta árdua tarefa, caso não haja alguma manobra excêntrica dum dos clubes europeus de peso até ao dia 31 de agosto, será Kylian Mbappé que, após um mercado de transferências em que se falou muito do seu possível abandono do Stade Louis-II, poderá permanecer na sua atual equipa – a não-saída do jovem avançado francês será uma excelente notícia para os adeptos monegascos, que assim poderá continuar a evidenciar todas as qualidades demonstradas na época passada.

O AS Mónaco quer voltar a repetir o feito de conquistar a Ligue 1 Fonte: AS Mónaco
O AS Mónaco quer voltar a repetir o feito de conquistar a Ligue 1
Fonte: AS Mónaco

Quem também parece querer voltar a fazer uma temporada de excelência é Radamel Falcão – o atacante ex-FC Porto entrou a todo o gás na edição 2017-2018 do campeonato francês, e já fez 4 golos nos dois primeiros jogos, o que poderá ser visto como um bom prenúncio para os restantes jogos da sua equipa. Ao que tudo indica, a disputa pelo título de campeão será novamente entre o Mónaco e PSG: a equipa treinada por Unai Emery irá querer reconquistar o estatuto de “Equipa Mais Forte de França”, e para isso contratou dois reforços de peso – Daniel Alves e, mais recentemente, Neymar, que é a transferência mais cara de sempre do Desporto-Rei. Após um ano dececionante, o técnico espanhol de 45 anos está motivado para justificar a aposta de Nasser Al-Khelaifi em conduzir o clube da capital francesa ao sucesso, tanto nacional como europeu.

Em jeito de conclusão, a edição de 2017-2018 da Ligue 1 será mais frenética que a anterior, pois se dum lado está o campeão Mónaco, que quer marcar a sua posição no futebol francês, doutro está o PSG, que pretende voltar a ser o clube dominador de França. Prevê-se uma boa disputa entre os dois clubes ao longo das jornadas que compõem o campeonato, o que certamente irá entreter todos os amantes do Futebol!

 

Foto de Capa: AS Mónaco

Comentários