Um renovado e temível leão

- Advertisement -

A Ligue 1 arrancou há duas semanas e, após duas jornadas, há uma equipa em grande destaque e que se perfila como o grande rival do super Paris Saint-Germain FC esta temporada: Olympique Lyonnais. Após a saída de Bruno Genésio e uma reestruturação na parte diretiva do clube, os les gones entraram com a corda toda na época e estão a fazer crescer água na boca.

Juninho Pernambucano foi o primeiro grande movimento do Olympique de Lyon. O ex-internacional brasileiro, jogou no clube entre 2001 e 2009, num período áureo dos les gones, e foi sete vezes campeão nacional francês, fazendo parte da era hegemónica do clube em França.

Escolhido para diretor desportivo, uma das suas principais decisões foi eleger o novo treinador da equipa. A escolha recaiu no compatriota, Sylvinho.

O técnico tinha apenas como experiência a função de adjunto, estando integrado no corpo técnico da seleção brasileira. Encarada como uma escolha arrojada e ousada de Juninho, o técnico tem posto a equipa a jogar um futebol ofensivo e pragmático, tanto a defender, como a atacar. Com um sistema tático assente no 4-3-3, o antigo defesa do FC Barcelona, tem privilegiado um jogo com um caudal ofensivo tremendo e estilo muito semelhante ao da seleção brasileira.

Juninho e Sylvinho têm a missão de devolver o prestígio ao clube~
Fonte: Olympique Lyonnais

Memphis Depay é o jóker da equipa e da estratégia de Sylvinho. O internacional holandês tem um protagonismo elevado na equipa, partindo da esquerda do ataque, mas com carta verde para fazer combinações interiores e exteriores, bem como aparecer nas zonas de finalização e pôr em prática o seu excelente pontapé de meia distância. É o holandês que causa os desequilíbrios e que ocupa os espaços de forma a criar superioridade numérica em determinadas zonas do campo, gozando de uma grande liberdade. Ainda no ataque, há Moussa Dembélé, máquina de golos (23 golos em 48 jogos pelo Lyon), e Bertrand Traoré, sem a visão e qualidade de Depay, o burquino tem explosão, drible e também muito golo, dando características ao ataque muito próprias.

No meio campo moram as pérolas Aouar e Tousart. Ambos formados no clube são, talvez os dois elementos mais valiosos (a nível de mercado) do plantel. Vão valer muitos milhões de euros ao clube no futuro.

Na defesa e baliza, (o grande problema da equipa nas últimas épocas e até na pré-temporada era o facto de sofrer imensos golos) o Lyon de Sylvinho, também parece bem melhor. O jovem central dinamarquês, Joachim Andersen, foi um super reforço que chegou da UC Sampdoria. Não é um reforço mediático, mas é um jovem com muito potencial, evoluído tecnicamente e muito veloz, com capacidade para ser um dos melhores centrais da temporada em França. Um excelente complemento a Denayer. Na direita tem estado Dubois, que dá mais do que garantias, sendo, acima de tudo, um lateral equilibrado no que toca às ações ofensivas e defensivas, e na esquerda tem estado Koné, substituto de Mendy que rumou ao Real Madrid CF. Na baliza, como tem sido habitual nos últimos anos, continua o ágil e campeão Europeu, Anthony Lopes.

São dois jogos, duas vitórias, com 9 golos marcados e 0 sofridos, apoiados num futebol vistoso, “mandão” e eficaz. Sylvinho e o seu Olympique Lyonnais perfilam-se como uma séria ameaça à luta do Paris SG pelo seu tricampeonato.

Foto de Capa: Olympique Lyonnais

artigo revisto por: Ana Ferreira

Ruben Brêa Marques
Ruben Brêa Marqueshttp://www.bolanarede.pt
O Rúben é um verdadeiro apaixonado pelo futebol, sem preferência clubística. Adepto do futebol, admira qualquer estratégia ou modelo de jogo. Seja o tiki taka ou o catenaccio, importante é desfrutar e descodificar os momentos do jogo e as ideias dos técnicos. Para ele, futebol é paixão, trabalho, competência, luta, talento, eficácia, etc. Tudo é possível, não existem justos vencedores ou injustos perdedores, e é isto que torna o futebol um desporto tão bonito.                                                                                                                                                 O Rúben escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Simon Adingra bisa na vitória do AS Mónaco diante do Nantes

O AS Mónaco recebeu e bateu o Nantes por três bolas a uma, este sábado, num encontro da 22.ª jornada da Ligue 1.

Sérgio Conceição sem dúvidas: «Não sinto a minha carreira a estagnar na Arábia Saudita»

Sérgio Conceição analisou a vitória do Al Ittihad diante do Al Fayha. Triunfo foi conseguido nos últimos minutos do jogo.

Tondela aproveita vantagem numérica para empatar a uma bola diante do Alverca

No encontro da 22.ª jornada da Primeira Liga, o Tondela empatou a uma bola frente ao Alverca, que esteve com 10 elementos desde os 67 minutos.

Alteração de última hora: eis o novo horário da conferência de Francesco Farioli na antevisão ao CD Nacional x FC Porto

Francesco Farioli vai realizar este sábado a antevisão do CD Nacional x FC Porto. Horário da conferência de imprensa alterado.

PUB

Mais Artigos Populares

Elche de André Silva empata sem golos na receção ao Osasuna

Na 24.ª ronda da La Liga, o Elche recebeu...

José Mourinho conta história dos bastidores em que jogador do Santa Clara defendeu Schjelderup: «Não se chateie com o seu jogador»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Santa Clara por 2-1. Técnico falou no estado do relvado nos Açores.

José Mourinho fala em 2 penáltis por assinalar para o Benfica: «Se fossem camisolas de cor diferente…»

José Mourinho analisou a vitória do Benfica sobre o Santa Clara por 2-1. Técnico falou de penáltis por assinalar e do estado do relvado.