Hoje volto a escrever sobre a Premier League e tópicos não faltavam: poderia falar da desilusão de Moyes, do massacre em Manchester (do City sobre o Tottenham), do grande momento de forma da dupla Ramsey-Wilshere ou do mau futebol praticado pelo Chelsea. Contudo, decidi escrever sobre uma das equipas que se tem rejuvenescido desde Outubro, o Newcastle United.

A equipa do Norte de Inglaterra leva já uma série de três vitórias consecutivas: frente ao Chelsea de José Mourinho, contra o Tottenham de Villas-Boas e contra o Norwich City, no último fim-de-semana.

Loïc Rémy vs Norwich City
Loïc Rémy vs Norwich City / Fonte: ITV

Para este feito muito contribuiu a armada gaulesa dos Magpies, constituída por 10 franceses e suplantando, inclusive, o número de ingleses no plantel. A principal referência do Newcastle é, sem dúvida, Yohan Cabaye, jogador que foi associado a grandes clubes (como o Arsenal) no passado defeso. O médio é o motor da equipa, fazendo exibições de grande nível, com uma qualidade muito acima da média.

O outro grande destaque da equipa é Loïc Rémy, o 4º melhor marcador da Premier League, com 8 golos marcados, quase 50% do total de golos dos Toons. O francês, emprestado pelo QPR, está em grande forma e espero que não abrande.
Mas não só de franceses é feita esta equipa. Há jogadores como Tim Krul, na baliza, que também atravessa um grande momento de forma e vem demonstrando o porquê de ser considerado por muitos um dos melhores guarda-redes da Liga Inglesa. Outra referência é Tioté, um poderoso trinco com um pulmão incansável, que dá um precioso apoio à defensiva do Newcastle.

Aproveito esta deixa para falar um pouco da principal debilidade da equipa do Newcastle, precisamente a defesa: Coloccini já não tem as pernas de outros tempos e Yanga-Mbiwa falha demasiado; nas laterais os Magpies estão bem servidos, com Santon, que tem crescido muito como jogador, e Debuchy, que destaco como o melhor defesa da equipa.
Existem ainda jogadores como Papiss Cissé, ainda à procura da boa forma, ou Ben Arfa, que tem demasiados problemas físicos para aproveitar todo o seu potencial. Já Sissoko e Gouffran vão demonstrando que são apostas acertadas num Newcastle claramente a entrar nos carreiros após uma época muito decepcionante.

Anúncio Publicitário
Alan Shearer, a lenda dos Magpies
Alan Shearer, a lenda dos Magpies / Fonte: sabotagetimes.com

Esta é, aliás, uma equipa que espero que venha a crescer até ao final do ano de 2013 e que mantenha uma boa forma para, quem sabe, atingir um lugar europeu a fazer lembrar os tempos de Alan Shearer. O manager Pardew conhece bem os cantos à casa e já demonstrou ser capaz de liderar um Newcastle com muito potencial mas sem o poderio financeiro de outras equipas. Tem sido bom ver este rejuvenescer do Newcastle, que os levou ao 8º lugar, ultrapassando o Tottenham nesta jornada.

Resta saber se a forma se manterá e se conseguirão dar o passo seguinte para um lugar no top 8 da tabela. Na minha opinião, a consistência defensiva e um ataque eficaz são os segredos para tal. Espero que consigam.