Da final da “Champions” ao início de época desastroso

- Advertisement -

Se há cerca de cinco meses vos dissessem que o Tottenham Hotspur (vice-campeão europeu), numa fase inicial da nova época, seria goleado pelo Bayern Munchen (2-7) e pelo Brighton & Hove Albion (3-0), acreditariam? Pois bem, o futebol é espetacular por isto mesmo! Num dia, a chegada ao topo da montanha, no outro, a queda a pique!

O treinador manteve-se ao leme (com mérito). Desde 2014 no clube, Mauricio Pochettino, tem vindo a entusiasmar os adeptos a cada ano, com prestações em “crescendo”, tanto na Liga dos Campeões, como na Premier League. Aliando resultados a exibições de “encher o olho”, faz os adeptos sonhar com importantes conquistas. Ou fazia…

A nível de plantel, dos habituais escolhidos, apenas perdeu o lateral direito, Kieran Trippier (Atlético Madrid) e o ponta de lança experiente, Fernando Llorente (Nápoles). Reforçou-se, (ainda que, para posições diferentes) com Ndombélé, Lo Celso e o jovem Ryan Sessegnon. É verdade que se podia ter reforçado melhor, mas os resultados recentes, pouco ou nada, têm a ver com a qualidade do plantel.

Desde que a temporada começou, ainda só venceram por três vezes (!), a contar para todas as competições. Saíram derrotados, inclusive, pelo modesto Colchester UFC, que os atirou para fora da Taça da Liga. E para além disso, encontram-se no nono lugar no campeonato, a 13 pontos do líder Liverpool.

Cá para mim, algo de complicado se passa naquele balneário… Crise de confiança? Confronto de egos? Ou simplesmente “falta de sorte”? A tudo isto, veio agora juntar-se a lesão do guarda-redes e capitão, Lloris. Pode ser que a paragem, fruto dos compromissos das seleções, faça bem à equipa.

Em maio, Pochettino teria, certamente, melhores motivos para sorrir, do que na nova temporada
Fonte: Tottenham Hotspur Football Club

Futebolisticamente falando, dá para perceber que o plantel dos “Spurs” não está à altura do Liverpool, do Manchester City ou até mesmo do rival Arsenal, que esta época se reforçou em quantidade e qualidade, mantendo ainda a aposta do clube nos jovens da formação, tal como o Chelsea. Coloco o Tottenham ao nível do Manchester United, no que diz respeito à profundidade das opções. E cuidado com o Leicester, que este ano voltou forte e já lhes venceu.

Não há, no mínimo, dois jogadores por posição. Pelo menos, não com qualidade idêntica. Falta sangue novo. Falta sangue quente. Faltam jogadores com vontade de provar a sua qualidade. Tão bem que encaixava naquele meio campo, um tal de Bruno Fernandes, de quem tanto se falou no mercado de verão. Acabou por ir, em vez dele, Giovani Lo Celso. Era mais “barato” e mais novo. Mas, a meu ver, de valor inferior.

Na defesa, não chegou ninguém para substituir o titular da época transata (Trippier). Na baliza, não há ninguém à altura de substituir Lloris, aquando das suas lesões recorrentes. Na frente, se não forem Kane e Son, quem é que marca golos? Além disso, há ali gente que já gostaria de ter saído e sente-se algo “presa” ou “obrigada” a ficar. São os casos de Eriksen, que esteve a um passo do Real Madrid e de Alderweireld, que já foi associado várias vezes ao Manchester United.

Algo terá de mudar. E só Pochettino saberá o quê e de que maneira. A direção do Tottenham já reiterou a sua confiança no técnico argentino. Segundo a imprensa espanhola, se a massa diretiva o quiser despedir, terá de indemnizar o mesmo em 36 milhões de euros. Sendo assim, é normal que não estejam muito preocupados com os resultados negativos… Afinal, o que é que preferiam? Dar tempo a um treinador (competente, com provas dadas) acreditando que se trata apenas de uma fase negativa, ou gastar tal quantia para o “mandar embora”?

Foto de Capa: Tottenham Hotspur Football Club

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Filipe Carvalho
Filipe Carvalhohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é um adepto do futebol positivo, diretamente do Alentejo, deu o salto para a Beira Interior em busca do sonho: a formação em Comunicação que o leve à ribalta do jornalismo desportivo.                                                                                                                                                 O Filipe escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sidny Cabral perto vai deixar o Benfica e já tem destino definido: os valores do negócio

Sidny Cabral está perto de deixar o Benfica, depois de meio ano na Luz. O ala vai assinar pelo Trabzonspor neste mercado.

André Silva está muito perto do FC Porto

O FC Porto tem a contratação de André Silva praticamente fechado. O jogador chegará ao Dragão sem qualquer custo de transferência.

Benfica apresenta nova proposta de renovação a António Silva: eis o ponto de situação

O Benfica apresentou uma proposta de renovação a António Silva, que terá sido rejeitada pelo defesa-central. O internacional português tem contrato com as águias até 2027.

Luis Enrique projeta final da Champions League entre PSG e Arsenal: «Penso que há um favorito, para ser sincero»

Luis Enrique esteve presente na sala de imprensa para fazer a antevisão ao PSG x Arsenal, referente à final da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Hora de subir para o trono da Europa | PSG x Arsenal

188 partidas depois, onde surpresas, reviravoltas, golos e defesas reinaram, a atual edição da Champions League prepara-se para chegar ao fim. Em solo húngaro, PSG e Arsenal preparam-se para disputar o tão ambicionado troféu, naquela que é a competição mais mediática do mundo.

Nicolás Otamendi oficializado como reforço do River Plate

Nicolás Otamendi foi confirmado como reforço do River Plate. O defesa-central argentino de 38 anos assinou contrato até dezembro de 2027.

Jogo das Estrelas: Amigos de Ronaldinho e Deco empatam 9-9 em espetáculo no Restelo

O Restelo recebeu um jogo de exibição entre os «Amigos de Ronaldinho» e os «Amigos de Deco», que terminou empatado 9-9.