cab premier league liga inglesa

Diga-se o que se disser, quão má esteja a época a ser, há um facto que não se pode negar: Radamel Falcao é um dos melhores avançados do mundo.

Os melhores também erram. No caso do colombiano o lapso esteve na decisão de sair do Atlético de Madrid. Quis ser o rosto de um projecto ambicioso em França mas teve azar. Apesar de ter apresentado bom futebol não foi o Falcao que se esperava e uma lesão grave terminou com a sua época e afastou o sonho de jogar no Mundial. Depois de recuperar todos sabíamos que ia demorar algum tempo até termos o bom Falcao de volta. A meu ver o Mónaco parecia ser um bom sítio para recuperar confiança e o instinto matador antes de dar outro salto na carreira. Em vez disso, Falcao rumou para o Manchester United, onde, juntamente com Dí Maria, foi o rosto de uma revolução no plantel. O resultado está à vista: um jogador de nível mundial triste, sem confiança e sem golos.

Anúncio Publicitário

Falcao é o sonho de muitos treinadores. Um avançado completo, rápido, forte, bom de cabeça e de pés e com rasgos de genialidade apenas ao alcance dos melhores. Encaixava perfeitamente no futebol ofensivo do Atlético (quem sabe, se ele tem ficado, os horrores que uma dupla entre ele e Diego Costa poderia ter causado no campeonato e na Liga dos Campeões). O Manchester United não é a opção, nem nunca deveria ter sido. O colombiano não encaixa no sistema táctico do clube inglês e está tapado por dois grandes avançados da casa, Van Persie e Rooney. Para além do mais, Van Gaal não é de nem de perto o técnico certo para restaurar a confiança e voltar a colocar Falcao entre os colossos, especialmente sobre a elevada pressão sob a qual o técnico holandês está. O United precisa de resultados urgentes e Falcao precisa de calma, confiança e apoio. Qual o rumo?

Espero voltar a ver em Falcão alegria e, mais importante que tudo, golos como só ele sabe fazer Fonte: Facebook de Falcao
Espero voltar a ver em Falcão alegria e, mais importante que tudo, golos como só ele sabe fazer
Fonte: Facebook de Falcao

Os rumores são muitos e não param. Eu não vejo Falcao como um jogador para o campeonato inglês (a não ser talvez no Chelsea, onde, só com um ponta de lança na frente e bem apoiado por um meio-campo constituído por Matic e Fàbregas, poderia fazer grandes estragos), penso que ficaria melhor no campeonato espanhol. O Real Madrid seria uma excelente opção para o colombiano, o clube madrileno precisa de um rato de área e de um jogador completo capaz de domar o último terço do terreno (Falcao já mostrou ser capaz de o fazer). Além disso era bom ter um avançado de qualidade que colocasse pressão nos ombros de Benzema, e não um jogador de banco e passivo como Chicharito sempre foi. Um eventual regresso ao Atlético também seria uma opção bastante viável. Da mesma forma que seria um clube italiano que jogue com um meio-campo forte e com um homem lá na frente.

Deixa-me triste ver um jogador que tanto admiro e com tanta qualidade afundar-se desta forma. Custa ainda mais que um técnico como Van Gaal não saiba ser um comandante de homens e deixe situações como esta agravarem-se desta maneira. Espero que Falcao faça desta vez a escolha certa, que regresse ao seu melhor num campeonato adequado à sua forma de jogar. Às vezes esquecemo-nos de que El Tigre já tem 29 anos…  espero que ainda esteja a tempo de retomar a sua melhor forma e deixar a sua marca na história.

Foto de Capa: Facebook do Manchester United