Força da Tática: O 3-4-3 de Antonio Conte

- Advertisement -

força da tática

Decorridas 24 jornadas o Chelsea FC lidera confortavelmente a Premier League com nove pontos de vantagem sobre o segundo classificado Tottenham Hotspur FC. Ainda que o futebol apresentado pela equipa de Mauricio Pochettino seja, sob o ponto de vista da posse e circulação de bola, mais atrativo do que o praticado pela equipa de Antonio Conte, é o Chelsea FC que leva vantagem com a sui generis ideia de jogo do treinador italiano: controlar o jogo…sem bola.

O Chelsea FC tem vindo a alinhar, na baliza, com um dos melhores guarda-redes do mundo, o belga Thibaut Courtois. À sua frente uma defesa a três composta por Gary Cahill mais descaído para o lado esquerdo, Azpilicueta no lado direito, e David Luiz na zona central. À frente da defesa encontram-se os dois esteios do meio-campo da equipa londrina, Kanté e Matic, com Marcos Alonso a jogar na ala esquerda e Victor Moses na ala direita. Na frente, sem verdadeiros extremos, é Eden Hazard o interior ofensivo que se apresenta mais à esquerda e Pedro Rodríguez aquele que alinha mais à direita, ambos em apoio ao ponta de lança espanhol Diego Costa.

Fonte: Chelsea FC
Fonte: Chelsea FC

A equipa de Antonio Conte, um dos melhores treinadores do mundo no momento de organização defensiva, tem uma dinâmica coletiva muito interessante e um modelo de jogo que, goste-se ou não, é consistente e encontra-se bem trabalhado. Partindo de uma estrutura de 3-4-3, a equipa tem em Kanté e Matic uma parte crucial do seu sucesso nos movimentos ofensivos. São os dois futebolistas que, por um lado, fazem a ligação entre o corredor central e os corredores laterais e, por outro lado, quando têm bola, atraem os defesas adversários abrindo espaços nos corredores laterais onde surgem os alas Alonso e Moses.

Foto de Capa: Chelsea FC

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Segunda Liga: Académico Viseu e Vizela não saem do nulo

O Académico Viseu empatou 0-0 com o Vizela na jornada 32 da Segunda Liga. Lê mais sobre a respetiva partida.

Bayern Munique empata com golo aos 100′, Fábio Vieira e Tiago Tomás decisivos pelos seus clubes: eis os resultados da Bundesliga

5 jogos da Bundesliga foram realizados no início desta tarde. Fábio Vieira e Tiago Tomás foram decisivos para os seus clubes.

Seleção de Itália: Há lista de possíveis candidatos ao cargo (mas com condição)

Há vários candidatos ao cargo da Seleção de Itália caso Giovanni Magalò se torne no próximo presidente da Federação.

Lyon vira a eliminatória frente ao Arsenal (4-3) e apura-se para a final da Champions League Feminina

O Lyon reverteu a desvantagem da primeira mão (1-2) ao vencer o Arsenal por 3-1. A equipa francesa avança assim para a final da Champions League Feminina, onde irá defrontar o Barcelona ou o Bayern Munique.

PUB

Mais Artigos Populares

Onde ver o Sporting x Vitória SC da Primeira Liga com a luta pelo 2º lugar ao rubro?

O Sporting recebe o Vitória SC na 32.ª jornada da Primeira Liga. Jogo fundamental na corrida pelos leões ao segundo lugar.

Sporting já conhece o preço a pagar ao Grémio por Erick Noriega

Erick Noriega é um dos alvos do Sporting para o meio-campo. Transferência do médio peruano avaliada entre 10 e 12 milhões de euros.

Desvendados os bastidores do conflito entre Cristiano Ronaldo e Erik ten Hag: «Não queria fazer o trabalho que o Erik queria que ele fizesse»

Steve McClaren revelou que Cristiano Ronaldo entrou em conflito com Erik ten Hag por se recusar a fazer pressão alta. Essa recusa dividiu o balneário e ditou a saída do português do Manchester United.