Lacazette: A referência de um Arsenal inconstante

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Inglesa

A contratação de Alexandre Lacazette, por parte do Arsenal, no mercado de Verão, gerou muitas expetativas. Afinal, trata-se da contratação mais cara de sempre do clube londrino. E, tendo em conta a história recente do clube, a chegada dum avançado francês ao Emirates é algo sonante, que leva os adeptos a relembrar Thierry Henry, e o período áureo dos Gunners no início do século 21.

Esta temporada, tal como em outros anos, o Arsenal tem feito um campeonato irregular. O descontentamento das bancadas tem-se feito sentir, e grande parte dos adeptos apoia a saída do técnico Arsène Wenger. Neste contexto, é possível afirmar que o ponto mais positivo tem sido a prestação de Lacazette. O avançado francês não teve um arranque de temporada incrível, mas, mesmo assim, os seus oito golos na Premier League fazem dele o melhor marcador da equipa. E, obviamente, trata-se da sua época de estreia, por isso, ainda está numa fase de adaptação.

Lacazette é um jogador rápido e com boa técnica, que compensa a baixa estatura, para um avançado, com uma grande capacidade de finalização. O seu estilo de jogo adequa-se muito bem ao campeonato inglês, e sobretudo ao Arsenal, que continua a ter um futebol mais técnico e refinado, semelhante ao da Ligue 1.

O grande problema é que o futebolista ex-Lyon não chegou a Inglaterra na altura mais fácil. Com todo o investimento feito por alguns clubes de topo, como o Manchester United, ou o Manchester City, abriu-se um grande fosso entre os principais candidatos ao título. Agora, é difícil considerar o Arsenal verdadeiramente um clube de primeira linha da Premier League, e as suas hipóteses de conquistar o campeonato são muito remotas.

Portanto, não é no norte de Londres que Alexandre Lacazette se pode afirmar definitivamente como um futebolista de classe mundial. Mas tem um papel importante a cumprir: o de se conseguir tornar num ídolo para uma massa associativa que tem vindo aos poucos a desligar-se do clube.

O facto do Arsenal ter os bilhetes para jogos mais caros da Premier League, ser maioritariamente detido por bilionários pouco interessados na vertente desportiva, e de, nos últimos anos, não ter conseguido dar resposta aos problemas verificados nos relvados afastou os adeptos da equipa, e, embora o Emirates continue a encher quando há jogo, existe uma certa resignação por parte dos apoiantes, cujas opiniões e manifestações parecem não ser tidas em contas nas decisões dos Gunners.

Lacazette foi a grande contratação do Arsenal no mercado de Verão Fonte: Arsenal FC
Lacazette foi a grande contratação do Arsenal no mercado de Verão
Fonte: Arsenal FC

Assim, e num clube onde a continuidade das suas principais figuras, Mesut Ozil e Alexis Sánchez, não é garantida, a qualidade do desempenho do avançado francês é essencial. Mesmo que, coletivamente, a equipa não alcance os seus objetivos, uma boa temporada de Lacazette pode significar muito: que o público Gunner tem um jogador de qualidade com quem pode contar; e que a posição mais adiantada do terreno está finalmente entregue a alguém com qualidade semelhante aos grandes avançados da história do Arsenal.

Estar numa das grandes competições do futebol, a Premier League, e não somar títulos, pode pesar quando se avalia a carreira dum jogador. Mas, por outro lado, não são assim tantos os futebolistas que, tendo conquistado muitos troféus, conseguem também ganhar a admiração dos adeptos.

Os primeiros meses de Lacazette ao serviço do Arsenal mostram um jogador com o potencial para se tornar numa lenda do clube. Se conseguir manter o seu estatuto na equipa ao longo da temporada, o avançado pode ser uma peça-chave num possível novo Arsenal, com novas ideias e outro treinador.

Mesmo estando num patamar inferior aos seus rivais, em termos de qualidade, os Gunners continuam a ser um emblema histórico. Os campeonatos podem continuar a fugir, mas o entusiasmo das multidões que compõem o Emirates regularmente faz com que o Arsenal ainda seja um gigante. Mais do que conquistar taças, o importante é garantir o apoio inabalável daqueles que continuam a sofrer pelo clube muito depois dos seus futebolistas mais mediáticos terem sido transferidos.

E esse apoio, Lacazette já conseguiu.

Foto de capa: Arsenal FC

Guilherme Malheiro
Guilherme Malheiro
É na música e no futebol que encontra a sua inspiração. Quando escreve, gosta de manter escondido o lado de adepto. Também gosta de ténis, snooker e boxe.                                                                                                                                                 O Guilherme não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto e Sporting de portas fechadas, saída nos leões e dúvidas em torno a Lorenzo Lucca: o que o mercado nos deu esta...

O mercado de transferências de inverno está aberto e vários nomes têm sido protagonistas de rumores de possíveis mudanças.

Bruno Fernandes com futuro esclarecido no Manchester United

Bruno Fernandes não vai deixar o Manchester United neste mercado de transferências de inverno, mantendo-se no clube.

Vizela aplica goleada ao Paços de Ferreira

O Vizela venceu o Paços de Ferreira na noite desta quinta-feira por três bolas a zero, em jogo da 18.ª jornada da Segunda Liga.

Barcelona elimina Racing Santander (que contou com 2 golos anulados) da Taça do Rei

O Barcelona foi à Cantábria bater o Racing Santander por duas bolas a zero, em jogo dos oitavos de final da Taça do Rei.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: Jurgen Klopp colocaria Vinícius Júnior fora do clube e contrataria internacional espanhol

Jurgen Klopp está a ser apontado como possível sucessor de Álvaro Arbeloa no comando técnico do plantel do Real Madrid.

Flamengo confirma contratação de Andrew Ventura ao Gil Vicente

Andrew Ventura foi oficializado como guarda-redes do Flamengo. O guardião brasileiro de 24 anos deixou o Gil Vicente a título definitivo.

Rafael Leão assiste e AC Milan derrota Como 1907

O AC Milan foi ao terreno do Como 1907 na noite desta quinta-feira vencer por três bolas a uma, num encontro da Serie A.