Liverpool e a maturação do ‘gegenpressing’

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Inglesa

Anfield Road é hoje forrado a sorrisos rasgados um pouco por todo o lado. Por detrás deles, há a esperança, assente no forte início de temporada do Liverpool, de que pode ser este o ano em que os reds se reencontram com um título desaparecido há 27 anos.

É certo que não competem sozinhos, que há rivais na luta pelo título e que até há um, muito especial (Manchester United), que já leva dois pontos de vantagem, mas a forma como o Liverpool agarra o jogo desde o seu início e o toma para si, deixa deslumbrado, quase hipnotizado, quem não torce pelos reds e faz prever um futuro ainda mais sorridente na parte vermelha de Merseyside.

Apesar de Coutinho estar de fora, com gripes e lesões que calham bem a qualquer jogador que tente forçar uma transferência, a magia sente-se mais do que nunca desde que Klopp assumiu o comando dos reds. Como todos os truques de magia, este também explicação racional – o ponto de maturação do modelo de Jurgen Klopp.

O modelo de Klopp está cada vez mais próximo do 'ponto rebuçado'  Fonte: Mirror
O modelo de Klopp está cada vez mais próximo do ‘ponto rebuçado’
Fonte: Mirror

Desde que chegou a Liverpool, em 2015, que o alemão tem trabalhado a sua filosofia de jogo (importada de Dortmund), baseada na contra-pressão (ou gegenpressing). Isto é, pressionar o adversário no momento da perda de bola. Simples de explicar, difícil de executar, porque exige atenção redobrada de quem acompanha a transição ofensiva do Liverpool, de forma a reposicionar-se rapidamente e porque requer trabalhar o ‘timming’ de ataque à bola de forma a não permitir a exploração da profunidade (‘costas’ da defesa do Liverpool).

Ora, na primeira época de Klopp, os reds conseguiram entusiasmar e até garantiram uma final da Liga Europa, mas perderam-na, e no campeonato não conseguiram a qualificação para as competições europeias. Na segunda, voltaram a entusiasmar, mas não foram além de um 4º lugar. Na terceira, para além do entusiasmo… ganham. E ganham bem. Descontando o jogo inaugural frente ao Watford, jogo em que o centro da defesa esteve demasiado permeável, sobretudo em resposta às bolas paradas, o Liverpool dominou sempre os adversários que teve pela frente, incluindo Hoffenheim, goleado por 6-3 nas duas mãos do playoff de acesso à Champions, e Arsenal, ridicularizado nos 4-0 (podiam ter sido muito mais) do passado Domingo.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta rendido a Eberechi Eze: «Dava para perceber que o Eze queria provar alguma coisa»

Mikel Arteta reagiu ao bis de Eberechi Eze na vitória do Arsenal sobre o Tottenham na 27.ª jornada da Premier League.

Já há jogos definidos para as meias-finais da Taça da Alamanha e há um grande duelo em perspetiva

O sorteio das meias-finais da taça da Alemanha definiu confrontos de alto nível: o Bayer Leverkusen recebe o Bayern de Munique, enquanto o atual campeão, Estugarda, vai medir forças com o Friburgo.

Champions League: João Pinheiro nomeado para um dos encontros da segunda mão dos playoffs

A UEFA anunciou as nomeações para a segunda mão dos playoffs da Champions League. João Pinheiro comandará o Juventus x Galatasaray.

Gil Vicente tem jogador em dúvida para o jogo contra o Benfica depois da lesão sofrida contra o Estoril Praia

Joelson Fernandes teve de ser substituído no Estoril Praia x Gil Vicente. Extremo gilista a contas com problemas físicos.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Pinho reeleito para a presidência do Arouca

Carlos Pinho garantiu a renovação do mandato à presidência do Arouca até 2030. O dirigente que lidera o clube desde 2006, recolheu 342 votos, sem registo de boletins em branco ou nulos.

Jereamiah St. Juste sai lesionado ao 3º jogo no Feyenoord e gera preocupação

O calvário de Jeremiah St. Juste com as lesões continua. Ao terceiro jogo pelo Feyenoord, todos como suplente utilizado, o central saiu lesionado.

Antoine Kombouaré é o novo técnico do Paris FC

O Paris FC anunciou Antoine Kombouaré para assumir o lugar de Stéphane Gilli. A direção acredita que a experiência do treinador pode impulsionar o clube a consolidar-se entre a elite da Ligue 1.