Liverpool FC: A equipa mais imprevisível da Champions

- Advertisement -

Das equipas apuradas para os quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Liverpool é talvez a que mais se destaca. Não por ser a favorita a conquistar a prova, mas porque é muito difícil afirmar qual o seu verdadeiro valor. Num dia bom, o clube de Anfield já mostrou ser capaz de derrotar qualquer adversário. Por outro lado, a irregularidade da equipa, que muitas vezes faz com que perca jogos com clubes pequenos, e não consiga somar várias vitórias consecutivas, é demasiado evidente para não ser tida em conta numa fase tão decisiva da Liga dos Campeões.

Tendo pela frente um duelo com o Manchester City, na prova elite de clubes na Europa, os Reds podem, se jogarem o seu melhor futebol, ser um candidado à vitória tão legítimo como Real Madrid ou Barcelona.

Com um estilo de jogo muito ofensivo, caracterizado pela pressão alta, capacidade de trabalho do coletivo, e a velocidade e mobilidade dos seus jogadores da frente, como Salah, Firmino ou Mané, o Liverpool é uma equipa com qualidades muito particulares. Embora tenham algumas fragilidades defensivas, a intensidade com que o conjunto de Merseyside ataca os adversários, e a facilidade com que consegue fazer golos, tornam qualquer jogo em que a equipa entre num grande espetáculo de futebol.

Com as ideias de Klopp já fortemente implementadas no clube, o Liverpool tem feito, ainda que lentamente, o caminho de regresso à grandeza do passado. Desde a chegada do alemão a Anfield, os Reds, mesmo não tendo conquistado nenhum título, ganharam uma mentalidade vencedora, que há muito tinham perdido. Atualmente. o Liverpool entra em qualquer competição para vencer, e é essa a grande diferença desta equipa para outras de anos anteriores.

Com um passado de muitas conquistas, na Europa e a nível interno, o conjunto de Anfield convive há muitas temporadas com a pressão dos adeptos, que anseiam que o clube volte a ganhar com a regularidade de outras décadas. Afinal, tirando a Taça da Liga, conquistada em 2012, o Liverpool não vence troféus há mais de 10 anos. Os últimos, ainda que importantes, como a Liga dos Campeões em 2005, e a Taça de Inglaterra em 2006, foram apenas triunfos pontuais, e não o início de uma nova era de domínio do Liverpool no futebol europeu.

Salah tem sido a grande figura do Liverpool esta temporada
Fonte: Liverpool FC

Com 18 campeonatos conquistados, e cinco Ligas dos Campeões, os Reds são das equipas mais tituladas da Europa. Das conquistas na Champions, quatro foram obtidas entre 1977 e 1984, no período áureo do clube. Nessa altura, e por mais alguns anos, até ao início da década de 90, o Liverpool continuou a ser forte internamente. No entanto, com o aparecimento da Premier League, a situação alterou-se.

A entrada de novas receitas televisvas permitiu às equipas de Inglaterra ter maior orçamento, e passou a haver vários clubes com possibilidades de lutar por títulos. O surgimento do Manchester United como grande potência, com um plantel jovem, sob o comando de Alex Ferguson, depois também de anos sem conquistar títulos, acabou, de vez, com o domínio do Liverpool. Os Reds continuaram a ter grandes jogadores, ficaram em segundo lugar várias vezes na Premier League, conquistaram taças, a Liga dos Campeões e a Liga Europa, mas deixaram de ser vistos como um gigante europeu.

É cedo para dizer que a equipa recuperou essa grandeza, mas, com Klopp, o Liverpool mudou em vários aspetos. O treinador ex-Dortmund conseguiu que os adeptos voltassem a estar com a equipa, e o mítico estádio de Anfield tem sido, de novo, um terreno muito difícil para os adversários.

A história do Liverpool nas competições europeias é, neste momento, um grande incentivo para o encontro dos quartos-de-final frente ao Manchester City. Com a ambição de mostrar que está de regresso à elite europeia, a equipa parte como menos favorita para a eliminatória, mas também tem a seu favor o facto de se sair bem nos jogos grandes, e de ter sido o único clube a vencer, de forma clara, o City esta época.

Numa das eliminatórias mais equilibradas dos quartos-de-final da Champions, resta à equipa de Salah jogar ao seu melhor nível. Pois, apesar de inconstante, um Liverpool no topo das suas capacidades, e motivado, é suficientemente forte para passar esta eliminatória. E, atingindo as meias-finais, afirma-se como um sério candidato à vitória na competição.

Foto de Capa: Liverpool FC

Guilherme Malheiro
Guilherme Malheiro
É na música e no futebol que encontra a sua inspiração. Quando escreve, gosta de manter escondido o lado de adepto. Também gosta de ténis, snooker e boxe.                                                                                                                                                 O Guilherme não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Darwin Núñez não joga mais até ao Mundial 2026

Com a eliminação do Al Hilal da Champions League Asiática, Darwin Núñez terminou oficialmente a época na Arábia Saudita, uma vez que não está inscrito no campeonato.

Rodrigo Nogueira assina contrato profissional com o Sporting

Rodrigo Nogueira assina contrato profissional com o Sporting. O jovem médio reforçou a ligação ao clube onde vai continuar a sua formação.

Bruno Fernandes furioso com a arbitragem: «É melhor eu não dizer nada»

Bruno Fernandes mostrou-se dececionado com a arbitragem da partida entre o Manchester United e o Leeds United.

Antigo presidente do Benfica deixa aviso para Rui Costa e garante: «José Mourinho deve continuar»

Manuel Damásio falou sobre a atualidade do Benfica. O antigo presidente das águias garantiu que José Mourinho deve continuar e falou sobre a gestão de Rui Costa.

PUB

Mais Artigos Populares

Luis Enrique avisa sobre a segunda-mão frente ao Liverpool: «Podemos sofrer um golo na primeira parte e o jogo fica em aberto»

Na antevisão da segunda-mão dos quartos de final da Champions League, frente ao Liverpool, Luís Enrique, alertou que não quer excesso de confiança por parte da equipa do PSG.

Jhony Conceição anuncia saída da equipa técnica de Bruno Lage

Jhony Conceição deixou oficialmente a equipa técnica de Bruno Lage. O técnico revelou a sua decisão nas redes sociais.

Gil Vicente e Tondela empatam em final dramático

O Gil Vicente foi ao terreno do Tondela empatar a duas bolas num encontro da 29.ª jornada da Primeira Liga.