📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Manchester United FC: Os títulos ainda são possíveis

- Advertisement -

Cabeçalho Liga Inglesa

A derrota no dérbi de Manchester, frente ao City, tem sido vista como a estocada final na pretensão do Manchester United em conquistar a Premier League. No entanto, a equipa de Mourinho está longe de poder ser descartada, pois ainda é uma candidata séria a vencer as várias competições em que está inserida.

Se é verdade que o campeonato está muito difícil, com um Manchester City em primeiro lugar, e a 11 pontos de distância, também é um facto que o United tem algumas vantagens ao seu dispor. A sequência de jogos no Inverno, em Inglaterra, é muito complicada. Com vários encontros para disputar, e poucos dias de descanso entre eles, a equipa de Guardiola tem uma missão mais complexa do que as restantes equipas, já que a grande vantagem que tem em termos classificativos, mais o facto de ainda não ter perdido no campeonato, torna-a no principal alvo a abater, sobretudo para as equipas mais pequenas, que tentam obter pontos para fugir à despromoção. O United, por sua vez, não tem a mesma pressão, e na Premier League espera apenas por um deslize dos rivais do Etihad Stadium. Para além disso, conta com um técnico muito experiente, que conhece todas as especificidades do futebol em Inglaterra.

Algo também importante é o estilo de jogo do Manchester United. O futebol defensivo, pragmático, e muito calculado da equipa não é apelativo para os adeptos, mas é eficiente. Atualmente, o conjunto de Old Trafford tem apenas 12 golos sofridos na Premier League, e, contrariando um pouco as críticas, é o segundo melhor ataque da competição. Mesmo não impressionando nas suas exibições, o Manchester United tem sido uma equipa consistente, e que continua inserida, também, na Taça de Inglaterra e na Liga dos Campeões.

A recente eliminação da Taça da Liga, frente ao Bristol City, não deixa de ser um ponto negativo na temporada do United. Afinal, são os detentores do troféu, e deixar escapar a hipótese de renovar o título, sendo eliminados por uma equipa do Championship, pode afetar os níveis de confiança em Old Trafford. Mas, curiosamente, a derrota colocou o clube exatamente no estado em que Mourinho queria: criticado, com dúvidas a surgir de todo o lado, na expetativa na Premier League, mas com boas hipóteses de qualificação nas restantes competições a eliminar.

 Manchester United saiu derrotado frente ao City, no jogo que opos os dois primeiros classificados da Premier League Fonte: Manchester United FC
Manchester United saiu derrotado frente ao City, no jogo que opos os dois primeiros classificados da Premier League
Fonte: Manchester United FC

O treinador português tem usado a mesma estratégia em todos os clubes por onde passou: para unir o grupo, Mourinho cria polémicas com clubes rivais e imprensa, até estar isolado o suficiente para considerar que está tudo contra si e o seu clube. A consequente mentalidade de guerrilha, que consegue muitas vezes incutir nos seus jogadores, é uma das grandes características das equipas mais vitoriosas de Mourinho.

A qualidade tática do treinador ex-Real Madrid, aliada à sua aptidão para vencer os jogos mais importantes, tornam-no num especialista em situações desportivas adversas. Estando o Manchester United numa dessas situações, é justo considerar o clube um sério candidato na FA Cup e na Liga dos Campeões. Por outro lado, a estadia de Mourinho em Old Trafford tem sido diferente da passagem do português por outros clubes: mais que obcecado por vencer, o treinador parece estar a tentar devolver o clube ao topo do futebol inglês de forma gradual, sem seguir por atalhos que se poderiam tornar prejudiciais à equipa a longo prazo.

Com sorteios acessíveis na Taça de Inglaterra e na Liga dos Campeões, frente ao Derby County e ao Sevilha, respetivamente, o United tem ainda muito para jogar para além do campeonato. E, com a recuperação de Zlatan Ibrahimovic, a equipa tem finalmente uma referência para os jogos mais complicados.

É injusto achar que Mourinho possa estar ultrapassado, ou que Guardiola e as suas ideias sejam invencíveis. Tal como foi o português a acabar com o reinado de Pep em Espanha, quando poucos lhe davam crédito, também desta vez o experiente técnico do United parece ter ainda uma palavra a dizer. A época futebolística é muito longa, e nem sempre se consegue ganhar jogos a praticar um futebol ofensivo, e a marcar 4 ou 5 golos. Ganhar de forma mais esforçada, arrastando jogos e frustrando o adversário, muitas vezes obtendo vitórias por 1-0, também tem o seu  mérito. E ninguém faz isso melhor que Mourinho.

Por isso, mesmo que pareça mais fraco que outros clubes rivais, e que o seu futebol ou a sua abordagem aos encontros não agrade aos críticos, enquanto o Manchester United estiver presente numa competição, será sempre candidato a vencê-la.

Foto de capa: Manchester United FC

Guilherme Malheiro
Guilherme Malheiro
É na música e no futebol que encontra a sua inspiração. Quando escreve, gosta de manter escondido o lado de adepto. Também gosta de ténis, snooker e boxe.                                                                                                                                                 O Guilherme não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim destaca 4 fatores para jogar no Manchester United: «Isso foi um problema no passado»

Ruben Amorim concedeu uma nova entrevista. Técnico português falou no percurso no Manchester United e na competitividade.

2 portugueses e Viktor Gyokeres na lista: eis os 25 nomeados para melhor futebolista de 2025 nos Globe Soccer Awards

Já são conhecidos os nomeados para os Globe Soccer Awards. Vitinha, Nuno Mendes e Viktor Gyokeres entre os nomeados.

Ex-Real Madrid elogia: «Lamine Yamal é o novo Messi no Barcelona»

Wesley Sneijder falou de Lamine Yamal. Antigo médio do Real Madrid comparou extremo a Lionel Messi, lenda do Barcelona.

Catarina Campos defende arbitragem: «Temos, em média, 200 ou mais decisões por jogo. Dessas 200 ou mais, cerca de 97% acertamos»

Catarina Campos foi a mais recente entrevistada pelo Bola na Rede. Árbitra falou dos desafios e percurso da arbitragem feminina.

PUB

Mais Artigos Populares

Antigo internacional sueco do Benfica e Arsenal elogia e aconselha Viktor Gyokeres a perder peso: «Penso que o ajudaria»

Stefan Schwarz, antigo internacional sueco do Benfica e Arsenal, dá conselho a Viktor Gyokeres para melhorar na Premier League.

Catarina Campos representou Portugal no Euro Feminino em 2025: «Enche-me de orgulho poder ser a pessoa que levou essa bandeira»

Catarina Campos foi a mais recente entrevistada pelo Bola na Rede. Árbitra falou dos desafios e percurso da arbitragem feminina.

Catarina Campos revela: «Estou na pré-seleção para poder estar presente no Mundial 2027»

Catarina Campos foi a mais recente entrevistada pelo Bola na Rede. Árbitra falou dos desafios e percurso da arbitragem feminina.